Softwares e recursos virtuais gratuitos
Total de softwares e recursos online: 4

Responsável pela página: Alex Pinheiro
Email: alex.pinheiro@gmail.com
Última atualização: 11/11/2012
Os softwares e recursos estão em ordem de categoria

Aqui você encontra relação de softwares e recursos online nas seguintes categorias:
* banco de dados para inventário de material rodante
* CADs específicos para projetar traçados
* jogos
* simuladores
Categoria: Banco de dados

Railway Collection 3

Descrição: Software gratuito que permite catalogar uma coleção de locomotivas, carros e vagões de forma fácil, clara e simples.

Página de download ou acesso: http://www.railwaymania.com/docs/77/rwm_rc3_setup_es.rar

Idioma: espanhol
Categoria: CAD

SCARM

Descrição: SCARM é abreviatura de Simple Computer Aided Railway Modeller. O nome pode parecer palavrão e é até meio difícil de traduzir, mas, depois de você descobrir de que se trata, não vai pensar mal dele. Em poucas palavras, é um software livre (gratuito) para desenho simplificado de traçados de maquetes. De acordo com a descrição encontrada no website do SCARM (www.scarm.info), ele permite que você crie com facilidade o traçado que deseja.

Algo a se destacar é que o SCARM possui bibliotecas com especificações de trilhos de vários fabricantes (por exemplo, Atlas, Bachman, Peco, Shinohara e até Frateschi). Esse é um detalhe muito importante, pois diferenças mínimas nas medidas de peças não flexíveis (grades rígidas e desvios) de um fabricante para outro podem pôr a perder todo um projeto feito com esse tipo de programa. Uma variação de 2 ou 3 mm no comprimento ou no raio ou ainda de 2 ou 3º no ângulo faz toda a diferença. É preciso usar a biblioteca certa, caso contrário o projeto pode ficar fantástico, mas você não vai conseguir implementá-lo.

Dependendo das bibliotecas disponíveis, é possível trabalhar em outras escalas além de HO, inclusive O e N.

Página de download ou acesso: http://www.scarm.info/SCARMsetup_0_9_17.exe

Idioma: inglês
Categoria: CAD

TrainCad

Descrição: Hoje em dia, para projetar sua maquete, o modelista possui à sua disposição vários programas de CAD (Computer Aided Design, ou seja, desenho assistido por computador). Alguns são gratuitos (freeware), como é o caso do TrainCad, que funciona no sistema operacional Windows. É simples, mas eficaz. Tem versão em português.

Como existe variação na dimensão das grades rígidas (secções de trilhos rígidos) e dos AMVs (desvios) dos vários fabricantes (Märklin, Roco, Fleischmann e outros, inclusive Frateschi), o programa possui ''bibliotecas'' específicas para cada fabricante. São bibliotecas para várias escalas: HO, N, G, 1, Z e TT. Embora simples, o software permite que o usuário crie sua própria biblioteca.

Página de download ou acesso: http://www.traincad.com/

Idioma: português, inglês e alemão
Categoria: Jogos

1001 Jogos

Descrição: Website com quebra-cabeças sobre vários assuntos. Tem uma página dedicada a temas ferroviários. São vários problemas; alguns do tipo peças para montar e outros de manobra ferroviária. São mais de 20.

Página de download ou acesso: http://trem.1001jogos.pt/

Idioma: inglês
Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas