Sala do telégrafo
Os telégrafos foram instrumento importante de comunicação nas ferrovias. Se formos pensar na ordem em que apareceram, os telegramas foram o avô dos emails, e os fax foram o pai.

No passado, antes do surgimento de meios mais modernos de comunicação, as estações falavam entre si com a ajuda do telégrafo. Isso era importante especialmente por razões de segurança. Para não haver dois trens na mesma linha, um indo na direção do outro, os trens só podiam seguir viagem com a devida licença. O licenciamento (autorização de viagem) dos trens era combinado entre uma estação e outra com a ajuda do telégrafo.

Em algumas cidades, quando ainda não eram servidas pelos Correios, os telégrafos das ferrovias também atendiam à população local.

Na nossa página de "Causos" leia o depoimento ''Vida de telegrafista'', dado por um ex-telegrafista da CMEF (Companhia Mogiana de Estradas de Ferro) que hoje é ferromodelista e faz parte da equipe que mantém o Portal.
Telegrafista trabalhando na estação de Campinas
Telegrafista trabalhando na sala do telégrafo da estação de Campinas da CPEF (Companhia Paulista de Estradas de Ferro).

(Foto tirada da revista Ferrovia, 1958)
Telegrama particular transmitido pela Estrada de Ferro Sorocabana
Telegrama particular transmitido pela Estrada de Ferro Sorocabana. Data do telegrama: 18/06/1939. Enviado por Sebastião, da cidade de Conchas, SP, para Mario Morais, da cidade de Santos, SP.

(Escaneamento por autor desconhecido)
Telégrafo usado na EFCB
Telégrafo utilizado no norte de Minas Gerais, na Linha do Centro da EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil).

(Foto gentilmente cedida pelo Rafael Candido de Souza)

Este é um portal de ferromodelistas para ferromodelistas. Por isso, se você é um ferromodelista e tem sugestões, perguntas ou críticas, queremos mesmo que você nos escreva.

Como nós da turma do Portal temos nossas responsabilidades profissionais e familiares, nosso tempo é limitado. Em outras palavras, infelizmente não poderemos responder a perguntas técnicas, mas orientamos você a consultar as secções "Entre linhas", "Bar da Estação" e "Oficinas".

Aguardamos seu email: editor@portaldotrem.com.br

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas