Participe

Colaborações são muito bem vindas. O Portal do Trem está em constante construção/atualização. Para isso contamos com você.

Nesta página tratamos de colaborações técnicas (tutoriais, dicas, avaliações) e outros tipos de conteúdo (informações sobre listas, clubes, lojas, revistas, etc.). Se você está considerando colaborar financeiramente, vá até a página "Os amigos da Linha".

Existem várias maneiras de colaborar com o Portal:

  • Compartilhe suas técnicas. Mostre a outros modelistas como você construiu um vagão, como envelheceu uma locomotiva, como fez o cenário de sua maquete, como... E, se escrever não é o seu forte e a gramática da língua portuguesa assusta você, a gente cuida disso. Escreva, e nós ajeitaremos o português. O importante é a sua ideia, a sua experiência. Mais abaixo damos detalhes sobre esse tipo de participação tanto com tutoriais quanto com dicas.
  • Passe para nós aquela informação que você tem e que vai deixar o site mais completo: novos blogs, novos sites, novos eventos, novas lojas, etc. Ou, quem sabe, você notou que alguma informação está desatualizada. Ajude-nos a oferecer informações completas.
  • Compartilhe suas experiências com produtores, prestadores de serviço e lojas. Como nas demais áreas da vida, existem aqueles (felizmente poucos) que não são éticos no seu relacionamento com os ferromodelistas. Se você teve uma experiência negativa, compartilhe. Se foi positiva, compartilhe também.
  • Faça críticas. É verdade. Queremos mesmo ouvir críticas que ajudem a deixar o portal cada dia melhor!
Materiais que publicamos e não publicamos

Quanto a compartilhar técnicas, o Portal do Trem não publica material já existente. O motivo é que um de nossos propósitos é justamente ajudar no fortalecimento dos demais sites de ferromodelismo. O ferromodelismo brasileiro só tem a ganhar com isso. Mas existem algumas exceções. Um tutorial pode ser republicado no Portal desde que se enquadre em pelo menos uma das seguintes possibilidades:

  • só existe em versão impressa;
  • foi publicado na internet, mas não está disponível porque foi apagado ou o site deixou de existir;
  • foi atualizado e revisado significativamente e o novo texto não foi publicado em outro lugar;
  • está só em local de acesso restrito (rede social, lista, fórum, etc.).

Se você já publicou um tutorial que não se enquadra nas exceções acima nem aparece nos nossos índices de assuntos, autor e título, envie-nos um email e nós o incluiremos nos índices.

Orientações para tutoriais

Se seu material é inédito ou se encaixa em uma das exceções acima, queremos incentivá-lo a enviar para o Portal. Antes de preparar seu tutorial, dê uma olhada nos textos abaixo.

Orientações para dicas

Mesmo que sua ideia seja algo bem simples, compartilhe com todos. Vamos incluí-la na secção de dicas. Talvez sua dica precise de uma ilustração. Nesse caso envie também foto(s) e/ou desenho(s) nítido(s).

Avaliações

Temos interesse em publicar avaliações de produtos e ferramentas de interesse dos ferromodelistas. As avaliações têm de ser objetivas e neutras, mostrando quais são os pontos fortes do produto e quais os pontos fracos. Use como modelo as avaliações existentes na página "Nossas avaliações".

Faça diferença

Queremos frisar que não cobramos nada para publicar qualquer colaboração.

Faça diferença no ferromodelismo verde-amarelo. Participe do Portal do Trem. Lembre-se: este é um site de ferromodelistas para ferromodelistas.

Envie sua colaboração para editor@portaldotrem.com.br.

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas