Nossas avaliações
Total de avaliações: 2

Última atualização: 26/10/2012
As avaliações estão em ordem alfabética

As avaliações são feitas por modelistas experientes, que são os únicos responsáveis pelas opiniões emitidas sobre produtos e/ou serviços.
O Portal do Trem traz este índice para ajudá-lo na prática do hobby, mas sem assumir qualquer responsabilidade pelos resultados obtidos. Cabe a cada modelista avaliar as técnicas e dicas de seu interesse para ver se têm o potencial de produzir o resultado desejado. Também é da responsabilidade do modelista tomar todos os cuidados necessários para evitar acidentes e/ou perda de material. Na dúvida, consulte quem tem mais experiência. A secção "Bar da Estação" dá inúmeras ideias sobre onde você pode encontrar outros modelistas.
Compressor Sagyma ASW-186    (Ricardo Moreira, São Paulo, SP)

Compressor Sagyma

Tenho pouco mais de 3 anos no hobby e estou aprendendo tudo. Não é diferente com a aerografia. Comecei pesquisando a respeito nas listas, com os amigos mais experientes e também na net.

Muito me falaram a respeito dos compressores feitos com motor de geladeira. Pessoas muito mais experientes do que eu recomendaram esse tipo de compressor, e tive a oportunidade de ver um funcionando. São de fato muito silenciosos, mas duas coisas me fizeram tomar a decisão de adquirir ao invés de construir um: a) não tenho conhecimento técnico suficiente nem tempo para me dedicar a construir um compressor; b) somando o valor de todos os itens necessários para se ter um compressor mais o tempo gasto, achei que não valia a pena.

Com isso há cerca de 10 meses adquiri o compressor Sagyma modelo ASW-186. Algumas características que julguei particularmente importantes são que o aparelho é completo.

Tem reservatório (necessário para equalizar a pressão), retentor de umidade (o que é muito importante, pois retira do ar comprimido água e óleo e faz com que o ar saia praticamente limpo e seco), válvula de segurança (importantíssimo para evitar pressão elevada), manômetro regulador de pressão, circuito de proteção térmica, acionamento e desligamento automático para manter a pressão, pulsação de ar zero.

Compressor Sagyma

Compressor Sagyma

(As fotos mostram manômetro e regulador de pressão.)

Além disso, é silencioso, muito leve (5,2 kg) e bivolt, o que dispensa transformador no caso de modelistas que residem em cidades de 220 volts.

Não serve para ser utilizado com pistola de pintura. É importante lembrar isso, pois às vezes as pessoas podem utilizar aqueles compressores ENORMES para aerografia e também para pintar o portão de casa. Este não serve para pintar o portão de casa. É preciso ter em mente que está adquirindo um compressor próprio para aerografia.

Adquiri na Webkits, mas pode ser encontrado em casas de modelismo e também no Mercado Livre.

Novidade Kadee: o conjunto #178    (JF, Marília, SP)

Os engates Kadee são confiáveis, duráveis, e há uma enorme gama de tipos disponíveis que trazem soluções até para o material rodante mais diferenciado, embora o popular #5 sirva a quase todas as situações. Mas, mesmo assim, a empresa não para de inovar, e novos produtos vêm aparecendo sucessivamente.

Junto com o lançamento dos engates mais próximos à escala HO, surgiram os do tipo ''whisker'', cujas molas de centro foram incorporadas ao engate, o que facilitou muito a instalação e melhorou ainda mais o desempenho. Simultaneamente vieram as caixas ''snap together'', cuja tampa encaixa perfeitamente e, se necessário, permite sua remoção sem danos. O que era uma tarefa algo desagradável transformou-se quase numa brincadeira infantil.

Novidade Kadee: o conjunto #178

Novidade Kadee: o conjunto #178

Recentemente a Kadee lançou as ''scale gear boxes'' que, além do benefício do encaixe, também estão mais próximas da escala HO e dispõem de sedes para parafusos, caso sejam necessários. O novo conjunto #178 vem com essas caixas, além dos respectivos parafusos, sempre meio chatinhos de se conseguir. E, caso a colocação dispense parafusos, é muito fácil cortar a pequena aba da tampa, sem prejudicar o funcionamento ou a estética.

Novidade Kadee: o conjunto #178

O conjunto #178 compõe-se de:

2 pares de engates #158 (''scale'', ''whisker'')

2 pares de caixas ''scale''

4 parafusos grandes na medida 2-56 (de nylon)

4 parafusos pequenos na medida 0-40 (de metal)

Os engates #158 podem substituir os de nº 5, 28, 38, 58, 118, 119 e 148.

Gostei.

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas