Oficinas
As Oficinas são parte integrante e fundamental das estradas de ferro. São o lugar onde se consertam as locomotivas, os vagões de carga e os carros de passageiro. Mas no passado tinham responsabilidade ainda maior. Era ali que locomotivas, vagões e carros eram montados quando chegavam do fabricante estrangeiro. Aliás, no passado em suas oficinas muitas estradas de ferro também chegaram a fabricar seu próprio material rodante.

Aqui nas ''Oficinas'' você encontra tutoriais publicados pelo próprio Portal do Trem e também uma relação de tutoriais disponíveis em outros sites da internet. A propósito, aqui nós chamamos de tutorial qualquer técnica ou dica útil para o ferromodelista. Por isso, como você vai descobrir, podem ser.textos bem curtos ou bastante longos.
Interior da oficina da Estrada de Ferro Tocantins, em Tucuruí, PA Interior da oficina da Viação Férrea Rio Grande do Sul, em Rio Grande, RS
Na foto superior vemos o interior da oficina da EFTG (Estrada de Ferro Tocantins), em Tucuruí, PA, em 1973 ou um pouco antes. À esquerda vê-se a locomotiva a vapor número 3, uma Mogul (2-6-0). (Foto que Lourenço Paz tirou do Total de julho de 1973 da Revista Refesa.)

A segunda foto mostra o interior da oficina da VFRGS (Viação Férrea Rio Grande do Sul), em Rio Grande, RS. É dezembro de 1924, a locomotiva a vapor número 622 (uma Mallet com rodagem 2-6-6-2) chegou algum tempo antes da Alemanha (onde foi construída pela Henschel) e está sendo montada. (Foto de autoria desconhecida)

Os tutoriais que aparecem aqui nas ''Oficinas'' tratam dos mais variados assuntos (instalação elétrica, construção de bancada de maquete suspensa, pintura, envelhecimento, fotocorrosão, moldagem, confecção de árvores, DCC, etc., etc., etc.). Alguns são para iniciantes, outros para intermediários, outros para avançados.

No caso dos tutoriais publicados aqui mesmo no Portal, tomamos todo cuidado para que sejam práticos e didáticos o máximo possível. Antes de serem publicados, são avaliados e passam por uma revisão. Tudo para oferecer para você informação clara, segura e objetiva.

Como serviço ao ferromodelismo também oferecemos uma relação de tutoriais encontrados em outros lugares na internet. Afinal, nosso objetivo não é substituir nenhum site nem blog. Tem muita gente por aí compartilhando sua experiência de modelismo ferroviário. O que estamos tentando fazer (e para isso contamos com sua ajuda) é ser o lugar que vai mostrar para você onde encontrar a informação que está procurando. Para sua conveniência estamos colocando todo esse material por ordem de título, de autor e de assunto.

E não deixe de passar pelo "Bar da Estação", o lugar onde você pode se encontrar com outros ferromodelistas. Há alguns excelentes que nunca escreveram um tutorial, mas estão sempre prontos a compartilhar seu conhecimento numa lista, numa associação, num fórum ou numa rede social. E, é claro, temos também aquele espaço onde mencionamos livros, revistas, sites e blogs existentes. Por isso, não deixe também de visitar as "Entre linhas".

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas