O ''Guia Levi''
(Para divulgação de eventos, veja orientação no final da página.)

O Guia Levi pode ser considerado a mais importante publicação para os passageiros das estradas de ferro em todo Brasil. Informava os horários de todos os trens de passageiro em cada estação do Brasil!

Quem costumava viajar de trem até por volta de 1970 sabe do que estamos falando. O primeiro exemplar foi publicado em 1897. Foi mensal (!!!) até 1979. E era possível adquiri-lo avulso ou por assinatura. A partir daí foi anual até 1984, quando deixou de ser publicado. Quase 90 anos de Guia Levi! Uma contribuição e tanto para os passageiros ferroviários de todo o país.

Se você tem um exemplar do Guia Levi ou se encontrar um no baú do seu avô, não jogue fora. Guarde-o com carinho. É raro hoje em dia e há bastante gente querendo comprar um.

Aqui no Portal do Trem temos um ''Guia Levi'' virtual. É aqui que ficamos sabendo quais serão as próximas estações e o horário de parada. Quer dizer, onde e quando serão os próximos eventos de ferromodelismo.
Imagem: Capa do Guia Levi" de julho de 1948">
Capa típica do Guia Levi (edição de julho de 1948).

(Foto escaneada por Renato Gigliotti. Cortesia da lista Trem da História.)
Imagem: Página interna do ''Guia Levi'' de julho de 1948
Página interna típica (edição de julho de 1948) que traz os horários da denominada Linha do Centro, da Estrada de Ferro Central do Brasil, ligando Belo Horizonte a Monte Azul, onde se encontrava com a Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro.

Você encontra outras imagens do Guia Levi em www.estacoesferroviarias.com.br/guiaslevi/indice.htm, que tem o mais completo levantamento histórico e imagético das estações ferroviárias de todo o Brasil.

(Foto escaneada por Renato Gigliotti. Cortesia da lista Trem da História.)
Queremos divulgar o encontro, concurso ou qualquer outro evento de ferromodelismo que você está promovendo. Essa divulgação ocorre uma vez no boletim semanal. Até o evento acontecer, ocorre também em página específica a ser criada e cujo link aparece no boletim semanal. Para isso, entre em contato com o Rodolfo Sirmanas (rodolfoalberto.sirmanas@gmail.com).

Passe para o Rodolfo as seguintes informações: nome do evento, data, local e nome e endereço de email de alguém para contato. Esses dados serão divulgados na página específica do evento. Se já houver, envie também imagem do cartaz de divulgação. Se não houver, envie uma boa foto do local do evento (estação, centro cultural, etc.) ou da cidade.

Atenção: É importante que o evento já esteja com data definitiva. Salvo motivo justificado, o Portal do Trem não informa mudança de data no boletim semanal.
Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas