Guia de compras
Responsável pela página: JF
Email: guaglianonebertolotti@gmail.com
Última atualização: 09/03/2012
Aqui você encontra dicas e informações importantes sobre:
* compras online
* compras feitas num encontro de ferromodelismo ou por telefone
* rastreamento de encomendas (inclusive internacionais)
* contratação de serviços
* imposto sobre importação direta

O modelista de hoje é um privilegiado. Até alguns anos atrás, para comprar um item (por exemplo, um vagão, uma estação ou um minúsculo pega-mão para detalhamento de uma locomotiva) tudo demorava e era complicado e difícil. Se o modelista tivesse a felicidade de morar em São Paulo ou em uma das pouquíssimas outras cidades no Brasil com uma loja especializada e bem provida, a coisa era um pouco melhor. Mas assim mesmo corria o risco de não encontrar o que queria.

A outra opção era pegar uma revista como a Model Railroader, identificar alguma loja ou fabricante, pedir a um amigo que conhecia inglês para escrever uma carta pedindo um catálogo, esperar pelo menos um mês para o catálogo chegar, escolher o produto, enviar um pedido de compra e esperar que viesse a fatura, tentar pagar (pois no passado era difícil comprar coisas no exterior) e esperar o produto chegar. Ufa!!! Que canseira!

Hoje é tudo mais fácil. É só ir à internet para encontrar os produtos que está procurando (nessas horas na maioria das vezes nem precisa saber inglês), escolher os itens e respectivas quantidades, pagar com cartão de crédito internacional ou com PayPal e esperar chegar, e, ainda por cima, podendo acompanhar no site dos Correios o trânsito do produto!

O que costumava levar meses, hoje leva bem poucas semanas. E, se você utilizar um serviço como o FedEx (que faz entregas expressas internacionais), aquela locomotiva pode estar em suas mãos em menos de uma semana!

Para mostrar que sua vida não vai descarrilhar caso você decida comprar pela internet, por telefone ou num encontro de ferromodelismo ou mesmo contratar um serviço (digamos, de pintura), preparamos esta série de artigos:

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas