Entre linhas
Manuais técnicos sempre fizeram e fazem parte da vida ferroviária. São manuais sobre locomotivas, sobre procedimentos nas manobras, sobre tráfego (incluindo uso de manipulador para código morse, sinalização, aparelho de ''staff''), sobre segurança no transporte de cargas perigosas, sobre equipamento de freio, etc.

Nesta secção oferecemos a você informações sobre quais são os ''manuais'' para o ferromodelismo e onde achá-los.
Manual de instruções da locomotiva elétrica ''Loba'' (Estrada de Ferro Sorocabana) Manual ''Tarefas do ajudante de maquinista'' (Fepasa)
A primeira foto mostra a capa de um dos manuais com instruções sobre a locomotiva elétrica 1-C-C-1 da EFS (Estrada de Ferro Sorocabana). Essa locomotiva recebeu o apelido de ''Loba'' e circulou mais de 50 anos.

A segunda é da capa do manual ''Tarefas do Ajudante de Maquinista". Esse manual foi preparado pela Fepasa (Ferrovias Paulistas S.A.). A capa traz a frente de uma locomotiva diesel-elétrica U20C.

Hoje em dia existem em português vários sites e blogs com material informativo para ajudar o ferromodelista. Mas, quando o assunto é livros e revistas impressas, as opções diminuem muito. Por isso a internet, que revolucionou tanta coisa, também veio para revolucionar o nosso hobby.

Aqui cabe uma palavra sobre o conteúdo de qualquer material disponível, tanto em português quanto em qualquer outra língua. Em muitos casos existe mais de uma técnica para se fazer algo. Muitas vezes uma determinada técnica oferece uma relação custo-benefício melhor do que outra. Muitas técnicas eram boas no passado, mas foram substituídas por outras melhores porque estas levam a um resultado melhor ou à economia de tempo. É preciso avaliar os prós e os contras de cada técnica, para decidir então qual é a melhor para você. Conversar com modelistas mais experientes vai ajudá-lo a tomar a decisão certa. No "Bar da Estação" mostramos onde encontrar essa gente.

Para aqueles que dominam outros idiomas, apenas uma amostra do que existe disponível, mas procuramos fazer com que essa amostra seja daquilo que existe de melhor.

Aliás, em inglês existem revistas virtuais gratuitas, sendo que uma delas é excepcional. Mesmo que você não fale inglês, sugerimos que dê uma olhada nelas. Muitas vezes as ilustrações de algum artigo já são mais do que suficientes para aprender uma nova técnica.

E tem mais: nas nossas "Oficinas" você encontra tutoriais sobre os mais variados temas. São textos escritos por ferromodelistas brasileiros que compartilham suas próprias técnicas.

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas