Cabine
As ferrovias tem dois tipos de ''cabine'': "cabine de comando de desvios" e "cabine do maquinista".

A cabine de comando de desvios é uma construção que, conforme o nome já diz, controla os desvios, assim determinando a linha pela qual o trem irá passar. Dali pode-se ver trens manobrando, chegando, partindo. E, dependendo da localização específica, também dá para ver passageiros embarcando e desembarcando, locomotivas reabastecendo, vagões descarregando, carros atravessando passagens de nível e muitas outras coisas ligadas à vida ferroviária.

Já a cabine do maquinista é aquele espaço onde o maquinista trabalha, controlando o trem de acordo com a sinalização. Enquanto o trem avança, dali o maquinista também tem sua visão da vida ferroviária: trens que cruzam com o seu, viadutos, caixas d'água, pátios, depósitos de locomotiva, estações, a outra cabine (a de comando de desvios), etc. E vê ainda mais: casas, prédios, indústrias, escolas, fazendas, rios, lagos.

Essas duas cabines são lugares privilegiados para observar o mundo ferroviário. Mas você também tem a sua janela privilegiada para apreciar fotos de maquetes, dioramas e modelos. É esta secção.
Imagem: Cabine de comando em Paranapiacaba

Imagem: Cabine do maquinista de um Trem Húngaro
A primeira foto mostra uma das cabines em Paranapiacaba, construída ainda à época da SPR (São Paulo Railway), que mais tarde viria a se tornar a EFSJ (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí). (Foto de autoria desconhecida)

Na segunda, tirada da cabine de um Trem Húngaro que está saindo da estação Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, vemos alguns trens subúrbios que atendiam a capital fluminense. (Foto de autoria desconhecida, extraída de "A hora e a vez da multidão", livro publicado em 1978 pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos)

Aqui da ''Cabine'' você vai apreciar a beleza do mundo do ferromodelismo. Algumas fotos estão aqui mesmo no Portal; a maioria, está espalhada pela internet, em muitos e muitos álbuns preparados por ferromodelistas e também por pessoas que admiram este hobby maravilhoso.

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas