Boletim de 12 de outubro de 2013
Construção de modelos a partir do zero

Muitos ferromodelistas, por gosto ou por falta de espaço para uma maquete, se dedicam a fazer veículos (locomotivas, carros, vagões) ou construções (estações, viadutos, caixas d'água, etc.). Fazem quase tudo sozinhos. No caso de um vagão, provavemente vão comprar os truques e os engates, mas farão o resto com placas de estireno, arame, etc. E, é claro, vão pintar e dar o acabamento necessário.

Em inglês a palavra usada para isso é scratchbuilding. É uma atividade fascinante, exigindo que o modelista estude bastante o modelo que quer construir (plantas, fotografias), encontre materiais adequados, invente soluções para as dificuldades naturais de construir algo da estaca zero.

Estação Internet

Hoje trazemos dois sites para ajudá-lo no trabalho de alvenaria das construções em sua maquete. São sites que oferecem imagens de paredes de tijolo aparente. As imagens vêm em arquivos PDF e podem ser impressas. Assim você pode fazer aquelas construções de prédios mais rústicos ou mais antigos.

Imagem: Tijolos aparentes I
Dos dois sites, o site britânico PaperBrick é o melhor. Você escolhe o tamanho e tipo de tijolo, o tipo de assentamento, a espessura e a cor da argamassa, a escala, etc. As paredes são geradas aleatoriamente, de modo que nenhuma fica exatamente igual a outra. A imagem acima é em escala O.
Imagem: Tijolos aparentes II
As imagens de tijolos do Scrapbook Scrapbook também são boas, mas você terá de descobrir a porcentagem necessária de redução para seu tijolo ficar na escala correta.
GMMS: Grupo Maquete Modular de Sorocaba

O Grupo Maquete Modular de Sorocaba está construindo sua maquete, mas ela já está operacional. Fica no Armazém Cultural, ao lado da estação ferroviária.

E, mediante agendamento, é possível visitá-la!

Maiores detalhes sobre o GMMS estão em nossa página "Clubes & associações".

Expresso Portal do Trem
Fumaça em modelos de maria-fumaça

Três formas diferentes de gerar fumaça.

(Vídeo publicado no Youtube pelo Jonatas Gaudêncio.)

2h 6m 32s (sugestão do Nicholas Burman, na lista Trem da História)

Viaje na cabine de uma locomotiva elétrica que traciona um trem de passageiros na Áustria. Vá de Salzburg até Villach em pouco mais de 2 horas. Isso mesmo! É uma viagem demorada, mas as imagens... É um trem parador que passa por cidadezinhas situadas no sopé de montanhas bem altas, com cumes com neves eternas. Passa por túneis, florestas, rios. Vale a pena assistir, nem que seja para desembarcar alguns minutos depois, na primeira estação após sair de Salzburg.

Cumbres & Toltec Scenic Railroad (sugestão de Adrian C. Pardo, na lista Tren Rodante)

A Cumbres & Toltec Scenic Railroad é um museu ferroviário dinâmico situado na fronteira dos estados de New Mexico e Colorado, nos Estados Unidos. Cobre um trecho de 3 km do antigo ramal de San Juan da Denver & Rio Grande Railroad.

Dica: Identificação de material rodante 2

Existem várias maneiras para facilitar a localização do material rodante em sua caixa original. Se para você não é importante saber o número específico da locomotiva, carro ou vagão, então dá para imprimir uma pequena foto do modelo e colá-la na caixa.

(Dica enviada por José Anderson Caveari Pimenta, Miracema, RJ)

Colírio ferroviário
Imagem: Pão de Forma
Locomotiva elétrica de fabricação Siemens, carinhosamente apelidada de Pão de Forma. Rodou na RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.).

(Foto do Ivanir Barbosa.)
Descarrilhamos

No boletim anterior informamos que alguns países têm a política de "tax return", que é a devolução do imposto de mercadorias compradas por turistas estrangeiros, e dissemos que o Canadá é um desses países . Na verdade, conforme fomos informados pelo colega Paulo Vinicius Wolski Radtke, o Canadá não oferece mais o benefício.

Caboose

Agradecemos ao Nicholas Burman e ao Adrian C. Pardo pelas sugestões do Expresso Portal do Trem, ao José Anderson Caveari Pimenta pela dica e ao Paulo Vinicius Radtke por nos alertar que não existe mais "tax return" no Canadá.

Atualizamos as páginas "Clubes & associações", "Lojas físicas no Brasil", "Listas" e "O hobby".

Marcio Redondo (editor@portaldotrem.com.br)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas