Boletim de 21 de dezembro de 2012
Boas Festas!
Imagem: Boas Festas!

Apesar das previsões contrárias, a viagem não acabou! Chegou 21 de dezembro e os ferromodelistas estão mais animados do que nunca com a chegada destes dias festivos, quando a maioria de nós diminui as atividades, tem mais tempo com a família, reflete sobre o ano que passou e se propõe a novos desafios.

Para muitos ferromodelistas é também oportunidade de avançar na construção da maquete ou acabar de montar e envelhecer aquele modelo iniciado em agosto. Ou é talvez a ocasião para reunir com outros modelistas para rodar trem na maquete de um de vocês. Esses momentos sempre são especiais.

Mas os momentos com a família também têm de ser especiais. Por isso, curta o hobby, mas dê atenção àqueles que amam você e talvez não se interessem pelo ferromodelismo. Lembre-se de que daqui a alguns anos seu filho ou filha, hoje com 13 ou 14 anos, com certeza vai desembarcar e pegar um outro trem, vai se mudar de cidade para estudar, vai se casar, vai trabalhar fora. Com certeza algum amigo ou familiar desembarcar do trem da vida antes de você. Aproveite ao máximo estes momentos festivos e curta sua família e amigos chegados.

Ferromodele com moderação!

(Fotografia tirada no Museu de Paranapiacaba pelo Guilherme Stabelin; arte de Ricardo Moreira.)

Compre um trem para você também

Um estudante árabe escreve para o pai:

''Pai.

Berlim é linda, as pessoas são muito simpáticas e eu estou gostando muito daqui. Mas fico um pouco envergonhado quando chego na universidade com minha Ferrari 599GTB de ouro puro, enquanto meus professores e muitos dos meus amigos chegam de trem!

Seu filho,

Nasser.''

No dia seguinte, Nasser recebe a resposta de seu pai:

''Meu caro e amado filho.

Transferi sessenta milhões de dólares americanos para sua conta.

Pare de nos envergonhar, compre um trem para você também!''

(Enviada pelo Marcio Hipolito. Esta e muitas outras você lê em nossa página "Piadas".)

Lançamento: cargas para vagões-prancha e gôndolas
Imagem: Cargas para vagões-prancha e gôndolas

Imagem: Cargas para vagões-prancha e gôndolas
O Marcio Hipolito (Supertrens) está lançando alguns tipos de carga (chapas de aço, blocos de metal prensado e sucata) para vagões-prancha e gôndolas. Também está produzindo estireno curvado para aqueles que gostam de modelar seu próprio material rodante ou construção.

Para contatos, procure por Supertrens na página "Produtores".
Central Ferreo nº 4
Imagem: Central Ferreo nº 4
Está saindo do forno mais uma Central Ferreo, revista digital brasileira dedicada ao nosso hobby. Além de três tutoriais (modelagem de vagão-prancha rebaixado, como fazer suporte para teste de locomotivas e como instalar o decoder nacional LDH), há uma reportagem sobre a maquete da Regional Rio de Janeiro da ABPF e o último artigo de uma série sobre veículos em escala HO. O artigo trata de ônibus, caminhões e tratores.

O endereço para baixar a revista está em nossa página "Revistas virtuais em português".
Expresso Portal do Trem
Viagem ferroviária romântica na Floresta Negra, Alemanha (sugestão do Pablo Diaz, na lista Ferroamigos)
Ferrovia fantasma (sugestão de Julio C. S. Bueno, encaminhada pelo Luciano Pavloski à lista Trens e Fotos)
Imagem: Ferrovia fantasma

Ferrovia inacabada na Sibéria, mandada construir por Stalin. Clique na foto para ver mais imagens da ferrovia.

Pato Donald no vapor vivo (sugestão do Paparelli, na lista Turma de Linha)

O Pato Donald também é ligado em vapor vivo, uma modalidade de ferromodelismo pouco difundida no Brasil. Esse desenho é uma boa diversão para seus filhos e sobrinhos e até para você.

The City Edge Layout - Street Running Scenes
Dica: Cuidado com a altura!
Imagem: Atenção para o vão livre!
Se sua maquete está ambientada nas últimas décadas, na hora do planejamento e da execução deixe vão livre suficiente para a passagem de vagões, carros e até mesmo locomotivas mais altos. Lembre-se de que devido ao desenvolvimento tecnológico a altura do material rodante aumentou: vagões passaram a transportar um contêiner em cima do outro, carros de passageiros passaram a ter dois andares e as locomotivas ''cresceram''.

Esse cuidado se aplica a túneis, viadutos, sinaleiras, etc.

(Dica dada por Adrian Carlos Pardo, Martinez, Buenos Aires, Argentina. Foto da maquete de Sergio Milko.)
Colírio ferroviário
Imagem: Vagão-tanque Raizen
A Raízen é uma associação entre a Shell e a Cosan para produzir combustíveis a partir da cana de açúcar e fazer sua distribuição. Os vagões da foto pertencem à Rumo Logística e são exclusivos para transporte de etanol que as usinas da Cosan produzem para distribuição nos postos Shell.

(Foto de Marcos Antonio Pau, São Carlos, SP. Informação sobre Raizen dada pelo Mario Favareto, São Paulo, SP, na lista Ferrovias Paulista.)
Caboose

Agradecemos ao Guilherme Stabelin e ao Ricardo Moreira pela foto e a arte da nossa bola de Natal, também ao Adrian Carlos Pardo pela dica, ao Marcos Antonio Pau pela foto do Colírio Ferroviário, ao Pablo Diaz, ao Luciano Pavloski e ao Paparelli pelas sugestões para o Expresso Portal do Trem e ao Marcio Hipolito pela piada.

Atualizamos as páginas "Produtores".

Marcio Redondo (editor@portaldotrem.com.br)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas