Boletim de 14 de dezembro de 2012
Dois tutoriais!
Imagem: Tutorial do Burone sobre confecção de postes antigos

Imagem: Tutorial do Balan sobre confecção de postes modernos

Hoje temos dois (!) novos tutoriais, um pelo mestre Balan e o outro pelo mestre Burone. O assunto é o mesmo: como fazer postes de iluminação pública. O resultado é diferente, mas em ambos os casos muito bonito. É diferente porque um é um poste moderno, desses encontrados hoje em dia em muitas cidades. O outro é antigo, pouco visto, mas que se encaixa muito bem numa maquete ambientada anos atrás ou mesmo na zona rural de uma maquete moderna.

A primeira imagem é do poste ''antigo'', feito pelo Burone. A segunda é do ''moderno'', pelo Balan.

Clique numa das imagens para ir para o respectivo tutorial.

Espanhol? Francês? Inglês? Alemão?

Qual dessas línguas você fala? Ou pelo menos lê? Pois nossa página "Sites em outros idiomas" está aí para ajudar você a achar lugares na web com boas informações sobre o hobby. São sites recomendados por outros modelistas.

Se está procurando ótimo material técnico, em especial nas áreas elétrica e eletrônica, então confira o Armadillo & Western RR (em inglês) e o HO Ptit Train (em francês e inglês).

Confira.

(Sugestão do Luís Fadel, Indaiatuba, SP)

Lançamento: Cancela automática
Imagem: Cancela
O Sebastian Burone, do FerreoBar, anuncia para janeiro o lançamento de cancela automática. Você poderá adquirir a cancela já montada ou então em forma de kit.

No caso dos kits haverá várias opções:

1) conjunto completo incluindo duas cancelas, placa eletrônica, sistema de detecção, decalques e material em papel de 120g com impressos para a decoração;

2) conjunto com uma cancela, placa eletrônica, decalques e material em papel de 120g com impressos para a decoração;

3) conjunto da cancela sem motorização e decalques;

4) conjunto opcional do sistema de detecção;

5) material em papel de 120 g com impressos para a decoração;

6) controle manual (pulsador em caixa plástica) para acionamento.

O endereço do FerreoBar está em nossa página "Produtores".
Você nos trilhos
Imagem: Você nos trilhos
As fotografias vencedoras do 3º Concurso Fotográfico Você nos Trilhos estão em exposição na estação ferroviária de Curitiba, PR. Ficarão ali até 6 de janeiro, quando irão para a estação do Brás (São Paulo, SP), a Estação da Luz (São Paulo, SP) e o Espaço Cultural do Trem do Corcovado (Rio de Janeiro, RJ).
TKM

Saiu mais um número da The Keystone Modeler (TKM), revista trimestral e virtual dos ferromodelistas fãs da Pennsylvania Railroad, uma ferrovia norte-americana. Ali tem dois artigos de nosso interesse. Um mostra adaptação (kitbashing) muito bem feita de um vagão hopper de minério. O outro apresenta modelagem (scratchbuilding), também muito bem feita e inteligente, de caixa d'água. Fica a sugestão.

Para fazer o download gratuito, vá até a página "Revistas virtuais em outros idiomas". Ali você encontra o endereço da revista.

Expresso Portal do Trem
O P002 partindo de Belo Horizonte

A EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas)/CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) mantém um trem de passageiros diário entre Belo Horizonte, MG, e Vitória, ES. É um dos dois únicos trens regulares de longo percurso ainda em operação no Brasil. O outro é o da EFC (Estrada de Ferro Carajás), também pertencente à Vale, que liga São Luís, MA, a Parauapebas, no sudeste do Pará. O trem da EFVM é diário. O da EFC corre três vezes por semana.

P001 ou P002?

O trem que vai no sentido Vitória a Belo Horizonte tem o prefixo P001. Já o P002 é o que faz o sentido contrário. O trem do vídeo está indo ou voltando? O David Santos, que construiu os modelos HO dessa composição do trem de passageiros da EFVM/CVRD, talvez saiba responder.

Teste de colisão de trem

Teste de colisão de trem realizado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos.

Maneiras idiotas de morrer (Dumb ways to die)

O vídeo faz parte de uma campanha da Metro Trains de Melbourne, Austrália, de conscientização sobre segurança ferroviária. Até 13/12/2012 o vídeo tinha sido assistido por mais de 33 milhões de vezes!

Dica: Alfinetes (em vez de pregos) para assentamento de trilhos

Para o assentamento de grades de trilhos nas escalas HOn3 e N, uso alfinete nº 24. Como são longos, eu os corto para ficarem com mais ou menos 1 cm de comprimento.

Esses alfinetes podem ser encontrados em lojas de armarinho, artesanato, etc.

(Enviada pelo José Luis Fernandes Pinto, Avaré, SP)

Colírio ferroviário
Imagem: Maquete de António Barbosa
Extração de carvão.

(Maquete de António Barbosa, Portugal. Foto gentilmente cedida por Comboios Eléctricos [www.comboioselectricos.com])
Descarrilhamos

O ''Bâner deste mês'' trouxe duas informações incorretas, já devidamente corrigidas graças ao olhar atento de dois modelistas, o Ricardo Andrade e o Daniel de Oliveira.

No primeiro caso, a locomotiva diesel-elétrica C30-7 havia sido indicada como U20-C. No segundo, o erro foi apresentar imagem de uma diesel-elétrica GL-8 mas dados da U5-B. Como a imagem da GL-8 já havia parecido num outro bâner no começo do ano, tanto a imagem quanto os dados foram substituídos pelos da G-8.

Caboose

Agradecemos ao Burone e ao Balan pelos tutoriais, ao António Barbosa e aos Comboios Eléctricos pela foto do Colírio Ferroviário, ao José Luis Fernandes Pinto pela dica e ao Ricardo Andrade e ao Daniel de Oliveira por chamarem nossa atenção para os erros no bâner.

Atualizamos as páginas "Sites em outros idiomas" e "Lojas virtuais no Brasil".

Marcio Redondo (editor@portaldotrem.com.br)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas