Boletim de 7 de dezembro de 2012
Novo passageiro?

Mais um ''passageiro'' a bordo do carro de mantenedores dos "Amigos da Linha". É o Ricardo Luiz Busse, de Joinville, SC. Na verdade não é bem um passageiro. Não veio passear, mas somar para ajudar a fazer o Portal do Trem. Seja bem vindo!

No carro de colaboradores permanentes temos mais dois colegas, a quem o Portal do Trem agradece a participação. O Marcos Roberto Silva (Mauá, SP) está ajudando na área de fotografias. E o Rodolfo Sirmanas assume o ''Guia Levi'', nosso calendário de eventos.

A propósito, se você quer divulgar seu evento, encontro ou concurso, fale com o Rodolfo (rodolfoalberto.sirmanas@gmail.com). Ele vai providenciar a inclusão no calendário.

Lançamento: Carros do Expresso Fepasa (Ave Maria!)
Imagem: Carros do Expresso Fepasa
A Frateschi anunciou o lançamento de uma série limitada de carros com o último padrão de pintura da Fepasa. O povo deu a esses carros o apelido ''Ave Maria'', porque as faixas da pintura, quando se encontram no centro do carro, lembram duas mãos unidas em oração.

Embora alguns chamem esse padrão de pintura de ''Expresso Fepasa'' ou ''Trem Expresso'', essa designação é incorreta. Quer saber por que? Veja embaixo em nosso Colírio Ferroviário!
Bâner de dezembro

Aí no alto da página você vê as imagens do bâner deste mês. Mais detalhes de cada uma você encontra em "Todos os bâners".

Onde encontrar produtos importados no Rio de Janeiro

Com a contribuição do Brunno Sena (Rio de Janeiro, RJ), que nos enviou dados sobre lojas na cidade do Rio, atualizamos a página "Lojas físicas no Brasil". Quer saber onde encontrar material de ferromodelismo, inclusive, na Cidade Maravilhosa? Os dados estão lá.

Se você mora em outra cidade, que acha de fazer o mesmo que o Brunno? Visite uma ou mais lojas, descubra o que vendem, avalie a qualidade do atendimento e envie as informações para nós. Vamos lá?

Tren Online: 125 anos de Fleischmann
Imagem: Tren Online
A revista virtual gratuita em espanhol já tem novo número. Para quem gosta de trens europeus é uma ótima pedida. Esse exemplar dedica várias páginas para os Elipsos, que são os trens noturnos internacionais que servem Madri, Paris, Barcelona, Zurique e Milão. Mas o destaque vai mesmo para a reportagem sobre os 125 anos da Fleischmann, comemorados neste ano. São 12 páginas sobre essa empresa alemã que é uma das mais tradicionais fabricantes de material de ferromodelismo.

O endereço da Tren Online está em nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas". (Há também uma versão em inglês.)
MRH (Model Railroad Hobbyist)

A revista digital mensal de ferromodelismo tem mais um número. O exemplar de dezembro traz, entre outros artigos, um de interesse de quem tem maquete.

Uma das coisas mais frustrantes é o trem parar em algum ponto, quando na verdade devia continuar andando. Uma das principais causas é sujeira nos trilhos, o que impede que a locomotiva seja corretamente alimentada. Para ajudar o modelista, esse número da MRH mostra como fazer um vagão limpa-trilhos. Você vai se surpreender ao ver como é fácil fazer esse vagão.

De onde baixar a revista? O endereço está em "Revistas virtuais em outros idiomas".

Expresso Portal do Trem
No meio da rua! (sugestão do Bruno Sanches, na lista Trens e Fotos)

Em Brno, principal cidade da Morávia e segunda maior da República Checa. Interessante os carros de polícia sinalizando a passagem do trem.

Livro online ''Arte no Metrô'' (sugestão do Carlos R Almeida, na lista Global)
Imagem: Livro online ''Arte no metrô''

Imagem: Livro online ''Arte no metrô''

O Metrô de São Paulo publicou um livro online com imagens de esculturas, painéis, pinturas, etc., criados por inúmeros artistas plásticos e expostos em várias estações. A primeira foto é de um painel de Cícero Dias. Pode ser visto na estação Brigadeiro. A segunda é de um painel de Marcos Lopes. Pode ser visto na estação Chácara Klabin. Clique em qualquer uma das fotos para ver o livro.

Thompson River Canyon (CN)

Essa maquete, em escala N, reproduz o cânion do rio Thompson no Canadá, por onde atravessa a linha da Canadian National Railway.

Dica: Como fazer a própria brita

Para empedrar (lastrear) a via permanente, você pode comprar as pedrinhas em lojas de ferromodelismo ou então fabricá-las você mesmo, pois fazer a brita é bem fácil.

Você vai precisar apenas de pó de pedra (pedra moída) como matéria-prima e de duas peneiras como ferramenta. Você pode conseguir o pó de pedra em pedreiras ou em obras da prefeitura ou particulares. As peneiras podem ser adquiridas nas "lojas de 1 real". Uma das peneiras deve ter malha com o tamanho máximo da pedra que você quer usar; a outra deve ter malha com o tamanho mínimo. O tamanho das malhas vai depender da escala que você modela (HO, N, etc.).

O processo em si é simples e rápido. Primeiro, para não levantar muito pó, lave o pó de pedra num balde e deixe secar. Em seguida, passe a pedra pela peneira de malha maior. Jogue fora as pedras que ficarem na peneira, pois são grandes demais para servir de brita. Então, passe o que sobrar pela peneira de malha menor. Sua brita é o que ficar na peneira. Jogue fora as pedras que passarem pela peneira, pois são pequenas demais para brita.

Agora é só lastrear sua maquete.

(Dica de Marcio Redondo, Curitiba, PR)

Colírio ferroviário
Imagem: Vagão fechado pintura Ave Maria
Este vagão fechado tem o mesmo padrão de pintura dos carros do Expresso Fepasa, o que mostra que essa pintura não se limitava aos carros de passageiro do trem rápido da Fepasa, aquele trem que parava em poucas estações. Em outras palavras, o padrão não pode ser chamado nem de ''Expresso Fepasa'' nem de ''Trem Expresso''.

Alguém teria mais alguma informação para acrescentar aqui?
Caboose

Agradecemos ao Carlos R. Almeida e ao Bruno Sanches pelas sugestões para o Expresso Portal do Trem e ao Brunno Sena pelas informações sobre lojas no Rio de Janeiro.

Atualizamos as páginas "Lojas virtuais no Brasil", "Lojas físicas no Brasil", "Sites em outros idiomas" e "Sites em português". E em nossos três índices ("Índice de assuntos", "Índice de autores" e "Índice de títulos") também acrescentamos mais algumas dicas encontradas em outros sites.

Marcio Redondo (editor@portaldotrem.com.br)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas