Boletim de 21 de novembro de 2012
Obrigado por viajar conosco!
Imagem: Um balanço da viagem

Ontem fez um ano que o Portal do Trem começou sua viagem. E chegamos até aqui por causa da receptividade que temos tido. Emails recebidos e o número cada vez maior de acessos mostra seu interesse e também de muitos outros modelistas. De acordo com nosso provedor, nos primeiros 30 dias de nossa viagem tivemos 1.522 visitas. Mas graças a vocês fomos ganhando velocidade. Nestes primeiros 20 dias de novembro atingimos a média diária de 250. Continuando assim, vamos terminar novembro com 7.500 acessos!

Chegamos até aqui graças também a muitos modelistas que enviam informações para atualizar as páginas, mandam dicas e tutoriais, fazem sugestões de material para colocar no boletim, permitem o uso de fotografias e até mesmo corrigem alguma informação errada do boletim. Por isso nós, os "Amigos da Linha", agradecemos todo o apoio recebido.

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas

Lançamento: Decalques para SD70ACe da Eldorado
Imagem: Decalques para as locomotivas diesel-elétricas SD70ACe da Eldorado

Imagem: Decalques para as locomotivas diesel-elétricas SD70ACe da Eldorado
As SD70ACe são as primeiras locomotivas montadas na fábrica da EMD em Sete Lagoas, Minas Gerais. Produzida pelo Carlão, essa cartela de decalques foi desenhada para decorar modelos em escala 1:87 das locomotivas SD70ACe da Eldorado e permite a elaboração de até 5 modelos. A numeração pode ser escolhida entre 9553 e 9573.

Para obter dados para contato com o produtor, vá até a página "Produtores nacionais" e procure por ''Decalques do Carlão''.
Caboose Hobbies

Você sabia que a Caboose Hobbies, talvez a maior loja de ferromodelismo do mundo, tem vendedores atenciosos que até tentam ensaiar algumas palavras em português? Quem nos disse isso foi o Julio Cezar de Paiva, que esteve ali há poucas semanas. O Julio Cezar deu outras informações, que estão na página "Lojas físicas no exterior". A página existe para você que está pensando em viajar para o exterior e quer comprar aquela Big Boy ou apenas alguns itens para a locomotiva que está detalhando.

E, se você esteve recentemente em alguma loja no exterior, queremos ouvir sua avaliação. Isso vai ser útil a outros modelistas.

Trainspotter: revista digital em português
Imagem: Trainspotter
Já está disponível para download o número de novembro da Trainspotter, revista digital portuguesa e gratuita para ferrofãs e ferromodelistas. Das 51 páginas deste número, 13 são dedicadas ao hobby.

O endereço da Trainspotter está em nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas".
Nova página: ''Todos os bâners''
Imagem: Nova página: ''Todos os bâners''
Comemorando o primeiro ano de Portal do Trem, preparamos uma nova página para você: "Todos os bâners". Aí você pode ver (ou rever) cada uma das fotos de todos os bâners mensais e também ler os detalhes de cada uma.

Aprecie com moderação.
Expresso Portal do Trem
EFPP (Estrada de Ferro Perus-Pirapora)

A EFPP foi uma pequena ferrovia industrial em Perus, na zona oeste da cidade de São Paulo. Foi desativada há muitos anos e seu patrimônio ficou abandonado. Hoje um grupo de preservacionistas trabalha na recuperação de parte do material rodante e de um trecho. Aos domingos é possível andar nesse trem.

Maiores informações no site efperuspirapora.blogspot.com.br.

''Forgado'' (compartilhado pelo Chico Marques na lista ModelTrem)
Imagem: ''Forgado''

Na lista ModelTrem o Mario Lobo comentou sobre esse filme da década de 20: ''É cena do filme 'A General', com Buster Keaton. Ele era um maquinista que tentou se alistar na Guerra de Secessão mas foi recusado, pois como maquinista era mais importante que como soldado, e a namorada, não sabendo disso, achou que ele era um covarde e o deixou, quando ele triste senta na braçagem e não percebe que a locomotiva andou! 'A General' era o nome da locomotiva a vapor 4-4-0 que ele operava. Filme excelente e muito divertido. Já vi umas 5 vezes, recomendo. Vapor do começo ao fim!!''

Modellbundesbahn in Bad Driburg 2011

Repare no detalhe da viatura de bombeiros

Dica nº 1: Confecção de placas de trânsito I

Pode ser que já tenham feito, mas eu só descobri agora. Devido aos preços bem salgados para sinais de trânsito, fiz o seguinte.

1) Acessei o site aimore.net/placas/placas_regulamentacao_aimore.html. Lá tem TODOS os tipos de placas de sinalização.

2) Baixei a imagem da placa.

3) Reduzi ao tamanho ideal.

4) Imprimi em papel fotográfico de alto brilho:

Imagem: Placa de sinalização I

5) Colei numa placa de poliestireno:

Imagem: Placa de sinalização I

6) Apliquei verniz incolor.

7) Recortei:

Imagem: Placa de sinalização I

8) Finalmente coloquei nos postes. (Estes foram feitos com cabo telefônico. Também já fiz com palito de fósforo aparado e pintado de amarelo.)

Imagem: Placa de sinalização I

As placas ficaram por menos de R$ 2,00.

(Dica enviada pelo Luiz Mendonça, Descoberto, MG)

Dica nº 2: Confecção de placas de trânsito II
Imagem: Confecção de placas de trânsito II

Na ''Cidade Ferroviária'' eu mesmo fiz as placas de sinalização de trânsito. Utilizei a seguinte técnica. Comecei reduzindo a imagem das placas redondas para ficarem com 6 mm de diâmetro. É que as placas reais redondas têm 50 cm de diâmetro, o que dá em torno de 6 mm na escala HO. Então imprimi a imagem em papel de etiqueta. Em seguida colei as etiquetas impressas sobre estireno e recortei com um vazador de couro de 6 mm de diâmetro.

Como poste usei aqueles alfinetes que têm bolinha colorida na ponta e vêm em embalagens redondas. (Podem ser adquiridos em papelarias e lojas de armarinhos.) Pintei o verso das placas e os alfinetes com primer automotivo cinza claro. E apliquei vernix fosco Corfix 70010.

A impressão pode ser feita com impressora a jato de tinta, mas essa impressão tende a desbotar com o tempo e não oferece grande nitidez. O ideal é usar uma impressora a laser, o que melhora substancialmente o visual das placas.

(Dica enviada pelo Balan, Curitiba, PR)

Colírio ferroviário
Imagem: Serraria, maquete do Joel
Serraria do Joel.

Maquete do Joel, Araraquara, SP.
Caboose

Agradecemos ao saudoso Joel Nunes Prado pela fotografia do Colírio Ferroviário, ao Chico Marques pelo filmete do Expresso Portal do Trem e ao Balan e ao Luiz Mendonça pelas dicas.

Atualizamos a página "Lojas físicas no Brasil".

Marcio Redondo (editor@portaldotrem.com.br)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas