Boletim de 16 de novembro de 2012
Mais um mineiro a bordo!
Mas não no auto de linha!
Imagem: Mais um mineiro a bordo!
Mas não no auto de linh

Não temos muita gente das Minas Gerais no trem dos "Amigos da Linha". Por isso é com alegria que recebemos a bordo o José Henriques Iscold de Oliveira, de ''Belzonte'', que acaba de ocupar sua poltrona no carro dos mantenedores do Portal.

E o Celso Mello, que faz parte dos Amigos da Linha desde o lançamento do Portal e que foi quem criou a nossa logomarca, agora também está no carro dos colaboradores permanentes. Vai atuar na área de ilustrações.

Quanto ao veículo da foto, os Amigos da Linha não estão nele. Não caberiam. Quer saber mais sobre esse auto de linha e a estação onde foi fotografado? Vá até o Colírio Ferroviário, no final do boletim.

Produtos CNN Telecomunicações
Imagem: Anão de linha fabricado pela CNN Telecomunicações
A CNN Telecomunicações, uma empresa de Sumaré, SP, fabrica vários itens para detalhamento de maquetes nas escalas HO e N: antenas parabólica e de TV, postes de rua e jardim, sinais (simples, duas vias, três vias, reverso, anões de linha, passagem de nível).

Os dados para contato com a CNN estão na página "Produtores".
Nova página aqui no Portal do Trem: Sites em outros idiomas

Neste mês faz um ano que o Portal do Trem começou sua viagem. Para comemorar, hoje estamos oferecendo uma nova página: "Sites em outros idiomas". Nosso objetivo não é ter uma lista com centenas de sites, mas com aqueles que consideramos de interesse para o ferromodelista brasileiro. Por enquanto são seis sites. Aos poucos iremos acrescentando outros. Com uma exceção, todos estão em espanhol ou francês.

Você conhece um bom site que não é em português? Envie essa informação para o editor.

Novo número da CNWHS
Imagem: Novo número da CNWHS
Você já pode fazer o download gratuito da revista virtual da Chicago & North Western Historical Society. Vale a pena ler um artigo bastante instrutivo sobre freios de mão para carros e vagões.

Nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas" traz o endereço da revista.
Bom Dia, Brasil: série de reportagens sobre trens

O ''Bom Dia Brasil'', programa da Rede Globo, transmitiu nesta semana uma série de reportagens sobre trens.

Não assistiu por que não soube? É que você ainda não nos segue no Facebook. Na sexta-feira passada à noite recebemos a informação. Como o boletim semanal já havia saído e não dava para esperar até este, publicamos esses dados em nossa página no Facebook: facebook.com/portaldotrem.

Se você tem Facebook, acesse a página, clique em ''Curtir'', e começará a receber informações de última hora.

Descarrilhamos

Na semana passada demos a informação de que a locomotiva GT46AC era fabricada na Austrália. Na verdade é fabricada pela Progress Rail nos Estados Unidos. Foi o Nicholas Burman quem chamou nossa atenção para esse erro.

E também dissemos que a foto do Colírio Ferroviário era de uma AC44i. Fomos alertados pelo Rodrigo Cunha que, embora sejam parecidas com as AC44i que rodam no Brasil, as do México são AC4400CW, pois mantêm os gabaritos originais dos Estados Unidos.

O boletim foi corrigido logo que soubemos dos erros.

Expresso Portal do Trem
Cremalheira com trens de carga (MRS)

Veja como funcionam as poderosas locomotivas elétricas Hitachi que tracionam os trens entre Paranapiacaba e Piassaguera numa rampa de 10%!

Cremalheira com trens turísticos (Estrada de Ferro Corcovado)

A Estrada de Ferro Corcovado foi inaugurada em 1884, ligando o bairro de Silvestre ao alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, RJ. É um passeio procurado por turistas de todos os continentes.

Maquete da Associação Mineira de Ferreomodelismo (sugestão do Henrique Nelson Castro, na lista Trens)

Reportagem da TV Câmara Belo Horizonte

Dica: Como usar uma fonte de computador para iluminar a maquete
Imagem: Fonte de computador para iluminar maquete

Imagem: Fonte de computador para iluminar maquete
A iluminação de uma maquete é indispensável, e existem diversas formas de fazer isso. A que sugerimos é utilizar uma fonte de computador.

Na iluminação de uma maquete, de um modo geral, recomenda-se utilizar lâmpadas de baixa voltagem (6, 12 ou 16 V), e jamais fazer a iluminação com a voltagem em 127 ou 220 volts, pelo evidente risco que se corre num eventual curto circuito.

Mandar enrolar uma fonte específica para essas voltagens e que disponibilize uma amperagem bem alta fica muito caro, mas as fontes de computador se revelam extremamente baratas e adequadas para a nossa finalidade. Desde, é claro, que você respeite a quantidade de lâmpadas que podem ser ligadas a ela (veja comentário abaixo). Essas fontes de computador podem ser obtidas nas oficinas de assistência técnica. Se forem usadas custam entre 10 e 15 reais.

(Para continuar lendo, clique aqui e procure pela dica com o título ''Como usar uma fonte de computador para iluminar a maquete?'')

(Dica enviada pelo Balan, Curitiba, PR.)
Colírio ferroviário
Imagem: Porto de Cima, PR
A estação fica em Porto de Cima, PR. Foi construída pela Estrada de Ferro do Paraná, que mais tarde foi absorvida pela RVPSC (Rede de Viação Paraná-Santa Catarina).

Agora, repare bem no auto de linha parado na estação. Já pensou nele modelado em escala G? Pois há um modelista do sul do Brasil que tem feito vários modelos nessa escala e agora quer fazer o auto de linha. Para modelá-lo com maior riqueza de detalhes, precisa de mais fotos e também do projeto. Você pode ajudá-lo? Em caso afirmativo escreva para o Ricardo Luiz Busse: ventorico@yahoo.com.br.
Caboose

Agradecemos ao Nicholas Burman e ao Rodrigo Cunha, que chamaram nossa atenção para incorreções no último boletim, ao Henrique Nelson de Castro pela sugestão para o Expresso Portal do Trem e ao Balan pela dica.

Desta vez atualizamos várias páginas: "Lojas físicas no Brasil", "Lojas virtuais no Brasil", "Lojas físicas no exterior", "Lojas virtuais no exterior", "Cabine", "Armazém" e "Revistas virtuais em outros idiomas".

Marcio Redondo (editor@portaldotrem.com.br)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas