Boletim de 2 de novembro de 2012
Bem vindo a bordo, Igor

Ooops! Não é o Igor, aquele garotinho de presença constante nos eventos de ferromodelismo. Na verdade é o pai do Igor, o Rodolfo Sirmanas, quem acaba de subir no carro de mantenedores do Portal do Trem, tornando-se mais um dos "Amigos da Linha".

Lançamento: Caixa para acondicionar material rodante
Caixa para acondicionar material rodante
A Prado Trens acaba de lançar para a escala HO uma caixa para acondicionar 6 locomotivas, vagões ou carros de até 30 cm de comprimento.

Veja em nossa página "Produtores nacionais" o endereço da Prado Trens.
Lançamento: Estação para montar
Estação para montar
O Fabian Giugge, da empresa argentina NVM Hobbies está lançando a estação de 3ª Classe CGBA, baseada em protótipo do país vizinho. É um kit em escala HO, fabricado em MDF cortado a laser.

A NVM Hobbies fabrica vários outros itens, inclusive peças (paredes, muros, janelas, etc.) para quem gosta de construir e/ou detalhar modelos.

E uma informação importante: o Fabian está pensando em produzir construções baseadas em protótipos brasileiros. Será uma opção a mais para os modelistas daqui do Brasil.
Novo bâner

Reparou que as fotos no alto da página mudaram? Veja na página "O bâner do mês" os detalhes sobre cada uma das novas imagens.

Mictório!

O garotinho, na sua primeira viagem de trem, estava encantado com esse meio de transporte, e o que mais lhe chamava a atenção era o chefe do trem anunciar o nome de uma parada e, quando o trem parava, era exatamente aquele nome.

Entusiasmado e curioso, perguntou ao pai, muito sonolento, como é que o chefe sabia o nome da próxima estação.

O pai, sem muita vontade de conversar, disse que o chefe olhava pela janela e via o nome.

O garoto então pensou em dizer o nome antes do chefe.

O trem saiu, ele aguardou e, ao perceber o diminuição da velocidade, pôs a cabeça pra fora, viu a placa e, voltando para dentro do trem, gritou a pleno pulmões:

— Próxima parada, Mictório!! Mictório!!

(Enviada pelo Marcio Hipolito — Supertrens. Quer dar outras risadas? Aproveite para visitar nossa página "Piadas".)

NYC Modeler

Já está disponível para download o número do quarto trimestre de 2012 da revista virtual gratuita NYC Modeler. O destaque vai para um artigo de 15 páginas que vai interessar bastante os modelistas que gostam de reproduzir operação em suas maquetes. O endereço da revista pode ser encontrado em nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas".

Expresso Portal do Trem
The Brave Engineer (O maquinista corajoso)

O desenho animado, produzido em 1950 por Walt Disney, mostra um maquinista dedicado e implacável que luta para manter o trem no horário mesmo com obstáculo imensos, desde temporais até donzelas aflitas e bandoleiros.

Tem filho ou filha pequenos? Que tal mostrar para eles?

Trem suburbano em Paris! (sugestão do Milton Ribeiro, Curitiba, PR)
Trem suburbano em Paris!

Palácio de Versalhes ou trem suburbano? Clique na foto para ver outras imagens desse trem.

(Foto extraída da página www.dailymail.co.uk/news/article-2171124/Paris-commuter-train-carriages-transformed-resemble-rooms-Palace-Versailles.html)

Colírio ferroviário
Locomotiva B12
Em 1953 a EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas) adquiriu 9 locomotivas diesel-elétricas EMD modelo B12, que foram produzidas no Canadá. Depois de servirem à EFVM, passaram por várias mãos: foram transferidas em 1968 para a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), tendo servido no Paraná e mais tarde no Rio Grande do Sul; por ocasião da privatização foi para a ALL (América Latina Logística); em 2000 voltaram para a RFFSA; depois disso a B12 nº 6001 foi cedida para o Museu de Tubarão, SC, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), onde pode ser vista.

(Foto de 1993 de autor desconhecido. Encontrada na net pelo Jorge A. Ferreira Jr.)
Caboose

Agradecemos ao Leandro Guidini, ao Balan, ao Márcio Ramos, ao Geraldo Vieira, ao Joel Nunes Prado e ao Matheus Rezende pelas imagens do bâner deste mês, ao Marcio Hipolito pela piada e ao Milton Ribeiro pela sugestão para o Expresso Portal do Trem.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas