Boletim de 19 de outubro de 2012
Brasileirinha, Estrela Radiosa e Nordestina

Esses são os nomes de três locomotivas da CBTU.

Quer vê-las e saber mais a respeito? Então veja lá embaixo, no Colírio Ferroviário.

Parada em Joanópolis
Parada em Joanópolis

Parada em Joanópolis

Parada em Joanópolis
Aconteceu sábado passado o 2º Encontro de Ferreomodelismo de Joanópolis, SP. O evento foi na Escola Estadual Coronel João Ernesto Figueiredo e, o que é muito importante destacar, foram expostos vários trabalhos sobre ferrovias feitos pelos alunos da escola.

Nas fotos dois dos trabalhos dos alunos e um diorama, retratando ambiente rural, também apresentado no encontro.

(Foto e informações enviadas pelo Juliano Zambrota.)
TKM nº 81

A TKM é uma revista digital gratuita para os fãs da ferrovia norte-americana Pennsylvania Railroad. Mas sempre existem artigos interessantes para os modelistas brasileiros. É o caso do número mais recente, que tem uma matéria sobre como superdetalhar a diesel elétrica E8 em escala HO. Embora lembre um pouco as FA1's que pertenceram à EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil), a E8 nunca rodou em nosso país. De qualquer maneira, para quem quer aprimorar na arte de superdetalhar um modelo, esse é um artigo imperdível. Você encontra o endereço da TKM na nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas".

Brink Center
Brink Center
Veículos em escala HO fabricados pela empresa alemã Siku (www.siku.de) podem ser encontrados na Brink Center, uma rede de lojas no Rio de Janeiro.

(Informação dada pelo Paulo Dias, na lista Confraria do Trem. Foto retirada so site da Siku.)
O garçom do carro-restaurante

O garçom do carro restaurante percebia a dificuldade daquele passageiro em pegar as azeitonas no pratinho. Conforme o balanço do trem e as curvas, elas iam de um lado para outro e ficava difícil pegá-las. O garçom, solícito, pega um palito, se aproxima da mesa e em um movimento rápido pega uma azeitona, no momento exato de uma curva da estrada.

O passageiro olha para ele e diz:

— Para você é fácil... Você sabe para qual lado é a próxima curva!!!

(Colaboração do Marcio Hipolito. Nossa página "Piadas" traz muitas outras.)

Você pode nos ajudar?

Na página de "Lojas virtuais no exterior" queremos informar não apenas o nome de lojas, mas também oferecer alguma avaliação por modelistas brasileiros. Até o momento não temos nenhuma informação sobre a Internet Hobbies (www.internethobbies.com), localizada nos Estados Unidos. Você já fez compras nela? Qual foi sua experiência? Você a recomendaria?

Essa informação poderá ser bastante útil para outros modelistas. Escreva para o editor, contando como foi essa experiência.

Expresso Portal do Trem
O resgate da locomotiva 18 da Estrada de Ferro Perus Pirapora

Resgate da locomotiva que pertenceu à Usina Monte Alegre e foi construída pelo gênio da mecânica João Bottene. Agora está em exposição no pátio do Corredor, da EFPP (Estrada de Ferro Perus-Pirapora), onde pode ser vista.

Belíssima ferrovia de jardim na Alemanha




(Vídeo dividido em três partes.)

Dica: Manta magnética
Manta magnética
A manta magnética (que é usada inclusive em lembretes publicitários para serem colocados em porta de geladeira) pode ser bastante útil para o modelista, pois permite organizar ferramentas e materiais metálicos ferrosos. É possível adquiri-la com adesivo num dos lados, o que facilita a fixação na parede.

(Enviada pelo Marcio Hipolito, Santo André, SP.)
Colírio ferroviário
Locomotivas da CBTU em Maceió
Em 2008 a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) de Maceió, AL, pintou três locomotivas com desenhos temáticos. Receberam nomes de acordo com a respectiva pintura. São a Brasileirinha, a Estrela Radiosa e a Nordestina. O nome Estrela Radiosa foi tirado do Hino Oficial de Alagoas, e as cores da locomotiva são as da bandeira desse estado. As cores e desenhos na locomotiva Nordestina representam aquela região: sol, jangadas, ondas e cores quentes.

O projeto gráfico foi desenvolvido pelo artista plástico e ferroviário Agélio Novaes, com colaboração do também artista Stanley Jaires na locomotiva Brasileirinha.

(Sugestão do RVPSC PSC na lista Trens e Fotos. Informações e foto tiradas de www.overmundo.com.br/banco/locomotivas-tematicas-de-maceio.)
Caboose

Agradecemos ao Marcio Hipolito pela piada e pela dica de hoje, ao RVPSC PSC pela sugestão para o Colírio Ferroviário, ao Juliano Zambrota pelas informações e fotos do encontro em Joanópolis e ao Paulo Dias pela informação sobre a loja no Rio de Janeiro.

Atualizamos as páginas "Blogs em português" e "Lojas físicas no Brasil".

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas