Boletim de 12 de outubro de 2012
600 cavalos!!!

Um jovem maquinista, condutor de locomotiva diesel, toda vez que passava por aquela cidade, reduzia a velocidade perto da estação onde ficavam os carroceiros e colocando a cabeça para fora, gritava:

— Aqui tem 600 cavalos, enquanto o de vocês só tem um...!!

Dava uma risada, acelerava e ia embora. Assim foi várias e várias vezes:

— Aqui tem 600 cavalos e o de vocês só tem um...!!!

Um dia, perceberam o atraso e veio um boato que o trem tinha descarrilhado logo antes da cidade. Os carroceiros, em seus veículos, saíram na frente e chegaram ao local do acidente, vendo este jovem maquinista do lado da máquina, que descarrilhando, caiu dentro de um pequeno rio. Logo em seguida, chegou o chefe da estação, perguntando o que tinha acontecido. Um dos carroceiros, olhando para o maquinista, disse bem alto:

— Pelo que parece, ele resolveu dar água para a tropa toda!!!

(Enviada pelo Marcio Hipolito, Santo André, SP. Quer rir mais? Então vá à página "Piadas".)

Reportagem do SBT sobre a maquete modular do Ferreoclube do ABC
Várias imagens de trens para seu filho ou filha colorir!
Imagens de trens para seu filho ou filha colorir!

Imagens de trens para seu filho ou filha colorir!
Há um site com vários desenhos de temas ferroviários. E é possível pintá-las na tela do computador com o auxílio de uma paleta virtual ou então em papel, pois dá para imprimir o desenho ou enviá-lo como anexo de um email. Também pode-se pintar na tela e depois imprimir o desenho pintado.

Clique nas imagens para ir até o site que tem os desenhos.

No exemplo acima, a primeira imagem o desenho sem nenhuma pintura. No segundo, parcialmente pintado pelos filhos do Celso Mello (Londrina, PR), que enviou a dica.
Encontro em Recife
Exposição em Recife
No último dia 29 a APEFE (Associação Pernambucana de Ferreomodelismo) realizou o 4º Encontro de Ferreomodelismo de Recife, PE. Foi na Estação Central do Metrô, onde antes chegavam os trens de subúrbio da RFFSA. Houve duas maquetes, sendo uma da Associação, além de modelos de locomotivas, vagões e carros de passageiros.

(Informações e foto envias pelo Gerson Junior.)
Lançamento: Carros Budd série 800 da EFS
Carros Budd série 800 da EFS
O Mascarini está lançando os carros Budd série 800 que rodaram na EFS (Estrada de Ferro Sorocabana) e mais tarde na Fepasa (Ferrovias Paulistas S.A.). Todos sairão inteiramente em latão com truques para as bitolas standard e HOm.

Para obter dados de contato com o Mascarini, procure por Segis & Mascarini na nossa página "Produtores nacionais".
Central Ferreo #3
Central Ferreo # 3
Saiu o terceiro número da Central Ferreo, publicação brasileira, virtual e gratuita de ferromodelismo. São 77 páginas com material variado. Há um artigo do Renato Gigliotti sobre como modelou a vaporosa Garratt que ganhou o primeiro lugar no Concurso Frateschi 2012. Num outro artigo o J. Oscar e Kléber Ângelo mostram a famosa Maquete da Fábrica, que construíram no Rio de Janeiro. Tem ainda dois tutoriais, continuação de artigo sobre DCC e outros artigos de seu interesse. O endereço para baixar está na nossa página "Revistas virtuais em português".

O pessoal da APFMF (Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Preservação Ferroviária) e a Hobbytec, que publicam a revista, estão de parabéns!
Expresso Portal do Trem
Durango & Silverton Railroad (sugestão do Edu Perugini, na lista ModelTrem)

Repare o detalhe do limpa-trilho/limpa-neve das locomotivas. A Durango & Silverton Railroad foi uma estrada de ferro de bitola estreita (3 pés = 914mm) que operou entre 1882 e 1968 no Colorado, Estados Unidos. Hoje um trecho dela é tombado pelo patrimônio histórico, sendo oferecidos passeios turísticos.

Stafford Model Railway Show

Cenas da exibição de modelismo ferroviário realizada em Stafford, Inglaterra, em fevereiro deste ano.

Dica: Limpeza das rodas da locomotiva

Existem diversas formas para limpar as rodas de metal das locomotivas. De todas as que tentei, algumas se mostraram bem agressivas e, se repetidas, poderiam a longo prazo causar danos às rodas. O modo de limpeza que descrevo abaixo é o que deu melhores resultados, sem nenhum risco de danificar o equipamento.

Limpeza das rodas da locomotiva
Coloque uma folha de papel toala (reforçada) sobre os trilhos, devidamente umedecida com WD-40. Encaixe um dos rodeiros sobre ela e energize os trilhos. Se for DC, é só colocar energia máxima no controlador. Se for DCC, selecione a locomotiva no controle de mão e também dê velocidade máxima. O rodeiro que estiver fora do papel vai receber a energia e fazer girar todas as rodas. O que estiver sobre o papel receberá a limpeza. Para que a limpeza seja eficiente, durante a energização segure tanto o papel quanto a locomotiva porque a tendência é os rodeiros puxarem o papel.

Quando a limpeza de um rodeiro for satisfatória, inverta a posição da locomotiva e proceda à limpeza do outro. É bem fácil, e o resultado, com o WD-40, é excelente.

(Dica enviada pelo Balan, Curitiba, PR.)
Colírio ferroviário
Maquete de Alexandre Ferreira
(Foto cedida pelo Alexandre Ferreira.)
Caboose

Agradecemos ao Celso Mello pela sugestão dos desenhos para colorir, ao Gerson Junior pelas informações e foto sobre o encontro em Recife, ao Balan pela dica e ao Alexandre Ferreira pela foto do Colírio Ferroviário.

Atualizamos as páginas "Lojas virtuais no exterior", "Lojas físicas no exterior", "Sites em português", "Revistas virtuais em português", "Clubes e associações" e "Participe".

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas