Boletim de 5 de outubro de 2012
Mais gente a bordo

O Portal do Trem tem a satisfação de contar com mais dois ferromodelistas em seu carro de mantenedores. São o Luís Fadel (Indaiatuba, SP) e o Cláudio José Alves (Hortolândia, SP). Sejam bem-vindos.

Se você quer saber quem são os demais por trás do Portal ou até mesmo está pensando em colaborar financeiramente, viste a página dos "Amigos da Linha".

Parada em Cubatão
No último sábado houve o 4º Encontro de Ferreomodelismo, em Cubatão, SP. Contou com seis maquetes expostas, sendo quatro de Araraquara (duas em escala HO e duas em N), uma de Paranapiacaba (de propriedade do Paulo Moretti, em escala HO) e uma da própria cidade de Cubatão (também em escala HO). Houve também exposição de materiais em HO e projeção de fotos.

(Informações enviadas pelo Rodolfo Sirmanas, São Bernardo do Campo, SP.)
Revista Model Railroad Hobbyist

Está disponível para download o Total de outubro da MRH, a melhor revista virtual gratuita de ferromodelismo. Há um artigo interessante, aplicável a todas as escalas, que ensina uma maneira facílima de fazer aqueles restos de casca de árvore que ficam nos vagões-plataforma que transportam toras.

Revista Trenes & Escalas # 17

O último número da revista argentina sobre ferrovias e ferromodelismo está digitalizado e disponível para download gratuito. Vale a pena prestar a atenção nessa revista, pois traz informação sobre locomotivas que têm congêneres no Brasil. O destaque deste número são os estudos para padronização de módulos para maquete modular. (Indicação da Camila Garcia, Rio de Janeiro, RJ.)

Revista Trainspotter

Com 57 páginas (!) o Total de setembro da Trainspotter, uma revista portuguesa gratuita para ferrofãs e ferromodelistas, está disponível para download. Coincidentemente, assim como a Trenes & Escalas # 17, traz um artigo sobre maquete modular. O endereço das três revistas está em nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas".

Lançamento: Decalques do Carlão
Decalques do Carlão — folha 133

Decalques do Carlão — folha 133

Decalques do Carlão — folha 133
Desta vez o Carlão está lançando três folhas.

Folha 133. Adquiridas em 1962 pela CSN, as RSD12 passaram a integrar a frota da EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil). Depois de transferidas e operarem por algum tempo na EFSJ (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), três unidades foram reformadas em 1985 pela GE, quando voltaram a trabalhar na Linha do Centro da EFCB. Terminaram os seus dias de operação na SR4 (São Paulo).

As locomotivas U23CA são uma remanufatura das U23C com modernização da parte elétrica e revisão dos motores diesel.

A cartela provê os decalques na escala HO para todas as U23CA da RFFSA na pintura vermelha e das RSD12 desde a época da Central até a desativação.
Decalques do Carlão — folha 134

Decalques do Carlão — folha 134
Folha 134. O decalque é para os carros de passageiros de bitola 1,60 m da 6ª Divisão (EFCB) da RFFSA. É composto de duas folhas e permite a elaboração de até 20 modelos. É fabricado em silk-screen na escala 1:78 e indicado para os itens 2480, 2481, 2482, 2485, 2486 e 2487 da Frateschi.
Decalques do Carlão — folha 135

Decalques do Carlão — folha 135
Folha 135. A cartela de decalques desenhados para as locomotivas D9 40BBW da ALL permite a elaboração de até 5 modelos, cuja numeração pode ser escolhida entre 8300 e 8315. São fabricadas em silk-screen na escala 1:87.
Le Petit Train Bleu

Esse é o nome de duas lojas de ferromodelismo na França, uma em Paris, outra em Lyon. De acordo com o Kléber Nunes Ângelo (Rio de Janeiro, RJ), que visitou a loja, os funcionários são atenciosos e os preços são normais. Detalhes sobre essa e muitas outras lojas estrangeiras recomendadas por modelistas brasileiros estão na página "Lojas físicas no exterior".

Vai ao exterior e quer encontrar uma boa loja do hobby? Consulte nossa página. Conheceu uma boa loja no exterior? Recomende para outros modelistas, escrevendo para o editor.

Expresso Portal do Trem
Ferrovia industrial (sugestão do Ademir, na lista AMFEC)

Belíssima maquete tipo prateleira na escala G (1:22,5) com material produzido pela LGB.

Locomotiva Shay em operação (sugestão do Ruy Grobel, na lista AFESB)
Dica: Aplicador de cola para lastro

Para espalhar com facilidade a cola diluída para fixar o lastro, uso frasco de remédio nasal, retirando o tubinho da nebulização. Isso permite o controle perfeito da quantidade de cola.

Aplicador de cola para lastro

Creio que todo mundo tem um amigo ou parente viciado, que poderá fornecer de graça o frasco!

Colírio Ferroviário
Velhas de estrada

Velhas de estrada

Velhas de estrada
Ao invés de uma, hoje temos três fotos aqui no Colírio Ferroviário. São duas locomotivas ''gêmeas'' e não queremos que uma fique com inveja da outra.

Com rodagem 0-4-0T e fabricadas pela Sentinel Waggon Works para a bitola larga (1,6 m), as ''gêmeas'' foram fabricadas em 1931 e serviram inicialmente na SPR (São Paulo Railway), onde tiveram os números #201 e #202. Mais tarde trabalharam na sucessora da SPR, a EFSJ (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), e ainda mais tarde foram para a FNV (Fábrica Nacional de Vagões), em Cruzeiro, SP. Ali foram renumeradas respectivamente para #166 e #167. A FNV mudou de dono e de nome. Hoje chama-se Amsted-Maxion. Mas as velhas de estrada continuam ali trabalhando. Já são mais de 80 anos de serviços prestados!

A terceira foto mostra a número 202 ainda em seus gloriosos tempos na SPR.

(Informações e duas primeiras fotos enviadas pelo Bruno Sanches. Última foto de autor desconhecido.)
Caboose

Agradecemos ao ao Rodolfo Sirmanas pelas informações sobre o encontro em Cubatão, à Camila Garcia pela indicação da revista Trenes& Escalas, ao Kléber Nunes Ângelo pela informação sobre as lojas na França, ao Ademir e ao Ruy Grobel pelas sugestões para o Expresso Portal do Trem e ao Bruno Sanches pelas informações e fotos do Colírio Ferroviário.

Atualizamos as páginas "Ferr(e)omodelês", "Lojas físicas no Brasil", "Lojas virtuais no exterior" e "Clubes & associações".

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas