Boletim de 28 de setembro de 2012
Novos passageiros

O Portal do Trem tem dois novos passageiros no carro dos mantenedores. São o Renato Gigliotti (Marquês do Phunicular), de Santo André, SP, e o Rafael O. Fernandes, de Curitiba, PR. Sejam bem-vindos a bordo!

Também quer colaborar na promoção e no desenvolvimento do ferromodelismo no Brasil? Veja detalhes na página dos "Amigos da Linha".

Maquete em Santos para modelistas rodarem trens!
Caipira Voador
A loja de modelismo Caipira Voador está inaugurando neste sábado, dia 29, seu setor de ferromodelismo. Além de produtos Frateschi, irá vender itens de vários outros fabricantes, inclusive importados.

Um diferencial é que a loja oferecerá uma maquete de 8,50 m por 1,95 m com 4 linhas independentes para os rodarem trens. Mais informações sobre a loja Caipira Voador estão em nossa página "Lojas físicas no Brasil".

(Não recebemos nada pela divulgação desta e de outras informações de interesse dos modelistas, o que também é o caso da avaliação abaixo. O Portal é mantido exclusivamente pelos "Amigos da Linha".)
A indústria química

O deficiente visual descia sempre do trem na estação certa, se orientando pelo nariz, devido aos odores de uma indústria química ali próxima.

Um dia, levantou antes e se dirigia para desembarcar, quando o condutor, que o conhecia e sabia onde sempre desembarcava, o viu e disse que ainda não era sua estação.

O deficiente parou... pensou... e disse preocupado:

— Ih... rapaz!!! Alguém se sujou todo no trem!!!

(Piada enviada pelo Marcio Hipolito — Supertrens, Santo André, SP)

4º Encontro de Ferreomodelismo, Recife, PE
4º Encontro de Ferreomodelismo da APEFE
Realiza-se amanhã o 4º Encontro de Ferreomodelismo promovido pela APEFE (Associação Pernambucana de Ferreomodelismo).
Vai mesmo prá Sorocaba?

O sujeito vem pela plataforma e pergunta para o chefe do trem se o trem ia para Sorocaba. O chefe responde que sim. Daí a alguns minutos, ele põe a cabeça para fora do carro por uma das janelas, assobia chamando o chefe do trem e pergunta se ia mesmo para Sorocaba.

— Sim... vai para Sorocaba — responde o chefe.

Depois, um pouquinho antes de partir, o chefe faz uma vistoria pelos carros e novamente o sujeito pergunta se o trem vai para Sorocaba.

— Sim vai... — responde o chefe. Ele insiste:

...

(Para saber como termina a piada, vá à nossa página "Piadas", onde você encontra esta e muitas outras.)

Parada em Curitiba
Encontro em Curitiba
Ferromodelistas representando cinco estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro) participaram do 4º Encontro Serra Verde de Ferreomodelismo, realizado no último sábado em Curitiba. Houve um total de 11 maquetes, todas em escala HO.

(A foto acima foi enviada pelo Milton Ribeiro, Curitiba, PR, e mostra algumas maquetes expostas na plataforma da Estação Rodoferroviária de Curitiba. Várias foram levadas por modelistas de Bebedouro, SP, cidade situada a 800 km do evento!)
Aos amigos bloguistas

Você tem blog que trata de ferromodelismo? Ele já aparece na nossa página "Blogs em português"? Em caso negativo, escreva para o editor. Teremos prazer em divulgar seu blog.

E queremos lhe pedir um favor: coloque em seu blog um link para o Portal do Trem. Agradecemos desde já.

"Torradeira"?
Locomotiva elétrica Stadler
''Ferro de Engomar'', ''Pão de Forma'', ''Minissaia'', ''Vandeca''. Esses foram os apelidos que algumas locomotivas elétricas receberam aqui no Brasil. Aliás, em nosso "Dicionário de Ferr(e)omodelês" você encontra fotos que ilustram cada uma dessas locomotivas.

Pois bem, numa das listas o Ricardo Melo, um modelista e fã de ferrovias, chamou de ''Torradeira'' a nova locomotiva Stadler que vai operar no trecho entre Paranapiacaba e Piassaguera. Será esse o novo apelido?

(Foto encontrada em http://www.railpictures.net/photo/410340.)
Novo número da Seaboard-Coast Line Modeler

O número do terceiro trimestre de 2012 da revista virtual gratuita já pode ser baixado. Em nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas" você encontra o endereço dessa publicação.

Um dos artigos deverá despertar o interesse dos modelistas brasileiros. Trata de várias técnicas de detalhamento e envelhecimento de vagões-plataforma e fechados.

Expresso Portal do Trem
Valene? (sugestão do Luiz Souza, Campinas, SP)


Siderúrgica
Valene

Não, o filme não é a da Valene. Mas lembra bastante. Mostra uma siderúrgica em Beitai, na China, funcionando nos dias de hoje! As informações são de que até o final do ano as locomotivas a vapor serão substituídas por mais modernas.

Para comparação, a foto mostra a maquete de siderúrgica ambientada na década de 1940 e construída pelo Balan. Clique na foto para visitar o blog do Balan e ver muitas outras fotos da maquete.

Cachorrada: até cachorros contra os bondes! (sugestão da Jacqueline Lima, Curitiba, PR)

O local é a Rússia.

Avaliação: Compressor Sagyma ASW-186
Compressor Sagyma
Tenho pouco mais de 3 anos no hobby e estou aprendendo tudo. Não é diferente com a aerografia. Comecei pesquisando a respeito nas listas, com os amigos mais experientes e também na net.

Muito me falaram a respeito dos compressores feitos com motor de geladeira. Pessoas muito mais experientes do que eu recomendaram esse tipo de compressor, e tive a oportunidade de ver um funcionando. São de fato muito silenciosos, mas duas coisas me fizeram tomar a decisão de adquirir ao invés de construir um: a) não tenho conhecimento técnico suficiente nem tempo para me dedicar a construir um compressor; b) somando o valor de todos os itens necessários para se ter um compressor mais o tempo gasto, achei que não valia a pena.

Com isso há cerca de 10 meses adquiri o compressor Sagyma modelo ASW-186. Algumas características que julguei particularmente importantes são que o aparelho é completo.

Tem reservatório (necessário para equalizar a pressão), retentor de umidade (o que é muito importante, pois retira do ar comprimido água e óleo e faz com que o ar saia praticamente limpo e seco), válvula de segurança (importantíssimo para evitar pressão elevada), manômetro regulador de pressão, circuito de proteção térmica, acionamento e desligamento automático para manter a pressão, pulsação de ar zero.
Compressor Sagyma

Compressor Sagyma
(As fotos mostram o manômetro e o regulador de pressão.)

Além disso, é silencioso, muito leve (5,2 kg) e bivolt, o que dispensa transformador no caso de modelistas que residem em cidades de 220 volts.

Não serve para ser utilizado com pistola de pintura. É importante lembrar isso, pois às vezes as pessoas podem utilizar aqueles compressores ENORMES para aerografia e também para pintar o portão de casa. Este não serve para pintar o portão de casa. É preciso ter em mente que está adquirindo um compressor próprio para aerografia.

Adquiri na Webkits, mas pode ser encontrado em casas de modelismo e também no Mercado Livre.

(Avaliação feita pelo Ricardo Moreira, São Paulo, SP.)

Esta é a segunda avaliação de produto que oferecemos para você. Por praticidade, criamos a página "Nossas avaliações", onde todas ficarão arquivadas. Para localizar facilmente tutoriais, dicas e avaliações do Portal do Trem e também textos em português existentes em outros lugares na internet, consulte nossos índices ("Índice de assuntos", "Índice de autores", "Índice de títulos").
Dica: Microaspirador para recuperar peças pequenas
Aspirador para peças pequenas
Para achar ou recuperar peças pequenas que caem em algum canto de difícil acesso, é possível adaptar um aspirador de pó normal, prendendo no bocal uma meia de nylon relativamente resistente ou outro tecido semelhante.

(Dica e foto enviada pelo Marcio Hipolito, Santo André, SP.)
Colírio ferroviário
Maquete da AMF
Mina com silo elétrico. Maquete da Associação Mineira de Ferreomodelismo.

(Foto de Henrique Nelson, Belo Horizonte, MG.)
Caboose

Agradecemos ao Marcio Hipolito pelas piadas e pela dica, ao Luiz Souza e à Jacqueline Lima pelas sugestões para o Expresso Portal do Trem, ao Ricardo Moreira pela avaliação, ao Ricardo Melo pela referência à locomotiva Stadler e ao Henrique Nelson pela foto do Colírio Ferroviário.

Atualizamos as páginas "Ferr(e)omodelês" e "Lojas físicas no Brasil"

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas