Boletim de 21 de setembro de 2012
Escala T
Escala T
Não é TT (1:120). É uma nova escala, com a proporção 1:450!!! Ou seja, aproximadamente metade da Z (1:220). Mais abaixo, no Expresso Portal do Trem você tem um vídeo sobre essa incrível escala.

(Imagem encontrada em http://en.wikipedia.org/wiki/File:T_review_04.jpg)
Tren: revista digital mensal gratuita
Tren: revista digital mensal gratuita
O Portal do Trem descobriu para você mais uma publicação virtual gratuita. É a revista Tren, uma publicação espanhola sobre trens e ferromodelismo. Lançada em março deste ano, possui versões em espanhol e inglês. Todos os seis números publicados até agora estão disponíveis para download.

O Total de setembro traz uma reportagem sobre trens na Suíça, inclusive a famosa Jungfraujoch, que chega ao ponto mais alto da Europa (3.454 m acima do nível do mar).

O endereço da revista está em nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas".
O que é um pátio assistido?

O Stênio Gimenez, responsável pelo nosso "Dicionário de Ferr(e)omodelês", preparou vários novos verbetes. Quer saber o que é um pátio assistido, qual a diferença entre pátio de formação e pátio de cruzamento ou o que é uma secção de bloqueio? Então confira no dicionário.

Lançamento: DVD Trens e Ferrovias 165 e 166
Trens & Ferrovias 165

Trens & Ferrovias 166
A Trens & Ferrovias acaba de lançar mais dois DVDs.

Entre outras cenas, o DVD 165 traz imagens da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas), inclusive do funcionamento do aspersor em Resplendor, MG, e também do resgate do vagão mais antigo da EFVM, um vagão com mais de 90 anos de existência. (Veja imagem abaixo, no Colírio Ferroviário.)

Já o DVD 166 inclui documentário dublado em português sobre ''trens leves'' ou VLT's (veículo leve sobre trilhos). Também mostra o VLT de Cariri e o trem de passageiros da Vale.

O endereço da Trens & Ferrovias está em nossa página "Produtores".
Estações Araxá, MG, e Piatã, BA

Os colegas Marcelo Tomanik, de Araxá, e José Eduardo Sant'Anna, de Piatã, desejam fazer contato com modelistas que residem nas respectivas cidades ou em localidades próximas. Para entrar em contato com o Marcelo, escreva para marcelo.tomanik@bol.com.br. O email do José Eduardo é santannajes@hotmail.com.

Quer que o Portal do Trem o ajude a descobrir ferromodelistas em sua cidade? Informe seu nome e cidade para o editor.

Produto: Simulador de faísca
Faiscamento
O Viessmann Flashlight, produto fabricado pela Viessmann Modell, imita aquelas faíscas vistas quando o pantógrafo encosta na catenária.

(Mencionado pelo Fernando da Silva Rodrigues na lista Ferrovia_Global.)
Grupo ''Ferromodelismo: operação''

Dentro do ferromodelismo existem as mais variadas preferências, construção e/ou modificação de modelos, pintura e envelhecimento de modelos, construção e decoração de maquetes, rodar trens, etc.

Uma modalidade muito praticada nos Estados Unidos e outros países é a chamada operação, em que se procura simular o funcionamento de uma ferrovia de verdade: manobras para formação de trem de carga que vai levar vagões a destinos específicos; distribuição de vagões em seus respectivos destinos: vagão-gaiola no matadouro, vagão-tanque no depósito de combustível, vagão-fechado com sacos de farinha no moinho, etc.; trens de passageiro que saem da estação A e vão para a E, passando pela B, C e D, e têm prioridade sobre trens de carga porque têm de cumprir horário; etc.

Está interessado em algo assim? Pois acaba de ser criado um grupo (ou lista de discussão) para tratar só de operação: o funcionamento das ferrovias de verdade, projeto de maquetes operacionais, métodos/técnicas de operação propriamente dita, operação individual e em grupo, uso de DCC na operação, etc. Para se filiar, vá à página do grupo: http://groups.yahoo.com/group/ferromodelismo_operacao/.

Quer conhecer outros grupos? Pois o Portal do Trem possui uma página com quase 50 grupos que tratam de ferromodelismo. É a página "Listas".

Expresso Portal do Trem
Escala T
Mudança manual de AMV (desvio) em cremalheira (sugestão do Celso Mello, na lista MPh_Page)

São nove etapas para mover as ''agulhas'' de um AMV em cremalheira! Cada peça movida pesa cerca de 90 kg! É possivelmente o AMV mais complicado do mundo. Está localizado na Mount Washington Cog Railroad, nos Estados Unidos.

Avaliação: Novidade Kadee — o conjunto #178

(Sempre que oportuno, alguns produtos nacionais ou importados úteis para os modelistas serão avaliados aqui. Ao publicar uma avaliação, o Portal do Trem levará em conta o conhecimento e experiência do avaliador, a quem cabe unicamente a responsabilidade pelo texto. Todas as avaliações ficarão registradas na página ''Nossas avaliações'', a ser criada em breve. Hoje apresentamos a primeira delas.)

Quando pensamos em engates de funcionamento automático para trens em escala, acredito que a Kadee seja, de longe, a melhor marca. Veja que não estamos falando de realismo ''a toda prova'', para o que existem marcas mais fiéis.

Os engates Kadee são confiáveis, duráveis, e há uma enorme gama de tipos disponíveis que trazem soluções até para o material rodante mais diferenciado, embora o popular #5 sirva a quase todas as situações. Mas, mesmo assim, a empresa não para de inovar, e novos produtos vêm aparecendo sucessivamente.

Junto com o lançamento dos engates mais próximos à escala HO, surgiram os do tipo ''whisker'', cujas molas de centro foram incorporadas ao engate, o que facilitou muito a instalação e melhorou ainda mais o desempenho. Simultaneamente vieram as caixas ''snap together'', cuja tampa encaixa perfeitamente e, se necessário, permite sua remoção sem danos. O que era uma tarefa algo desagradável transformou-se quase numa brincadeira infantil.

Novidade Kadee — o conjunto #178

Novidade Kadee — o conjunto #178

Recentemente a Kadee lançou as ''scale gear boxes'' que, além do benefício do encaixe, também estão mais próximas da escala HO e dispõem de sedes para parafusos, caso sejam necessários. O novo conjunto #178 vem com essas caixas, além dos respectivos parafusos, sempre meio chatinhos de se conseguir. E, caso a colocação dispense parafusos, é muito fácil cortar a pequena aba da tampa, sem prejudicar o funcionamento ou a estética.

Novidade Kadee — o conjunto #178

O conjunto #178 compõe-se de:

2 pares de engates #158 (''scale'', ''whisker'')

2 pares de caixas ''scale''

4 parafusos grandes na medida 2-56 (de nylon)

4 parafusos pequenos na medida 0-40 (de metal)

Os engates #158 podem substituir os de nº 5, 28, 38, 58, 118, 119 e 148.

Gostei.

Avaliação feita pelo JF, Marília, SP

Colírio ferroviário
Vagão fechado da EFVM
Vagão mais antigo da EFVM. Encontrava-se em uma fazenda nas proximidades de Colatina, ES, e foi resgatado para restauração por um admirador ferroviário em MG.

(Informações e foto enviados pelo Alex Rossi.)
Caboose

Agradecemos ao JF pela avaliação de produto, ao Stênio Gimenez pelos novos verbetes do Dicionário de Ferr(e)omodelês, ao Celso Mello pela sugestão para o Expresso Portal do Trem e ao Alex Rossi pela imagem do Colírio Ferroviário.

Atualizamos as páginas "Ferr(e)omodelês", "Os amigos da Linha", "Lojas físicas no Brasil", "Lojas físicas no exterior", "Lojas virtuais no exterior", "Revistas virtuais em outros idiomas", "Blogs em português" e "Listas de discussão".

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas