Boletim de 4 de setembro de 2012
Bem vindos a bordo!

Os "Amigos da Linha" dão as boas vindas ao Ricardo Andrade (Bicas, MG), ao Marcos Roberto da Silva (Mauá, SP) e ao Jorge Washington Astigarraga (Araraquara, SP), que subiram no carro dos mantenedores do Portal do Trem.

O Total de visitas vem aumentando paulatinamente. Atualmente são mais de 4.000 por mês, o que mostra o interesse no ferromodelismo. Isso nos leva a querer esticar nossa viagem. Acreditamos que podemos servir a um número ainda maior de modelistas bem como atrair mais gente para o hobby.

Nosso roteiro de viagem inclui ainda um fórum dedicado ao ferreomodelismo, uma secção de classificados gratuita (compra, venda, troca, serviços oferecidos, etc.), pesquisas e enquetes e outros. Que tal ser um mantenedor do Portal do Trem? Com uma anuidade de R$ 60,00 (que equivalem a R$ 5,00/mês) você ajuda o desenvolvimento do ferromodelismo no Brasil. Entre em contato com o Chico Marques, que é o nosso tesoureiro.

Lançamento: Posto telegráfico da EFSJ
Posto telegráfico da EFSJ
O Marcelo Candido, que fabrica sob encomenda várias construções na escala HO, acaba de lançar um posto telegráfico inspirado no de Botujuru, na linha da antiga EFSJ (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí). Dados para contato com o Marcelo estão em nossa página "Produtores nacionais".
Lançamento: Contêiner de 40 pés
Contêiner Frateschi

Contêiner Frateschi
Durante o 16 º Encontro Frateschi, realizado em 18 de agosto, foi lançado um contêiner de 40 pés (cerca de 11 metros).

Na ilustração acima o contêiner, que será vendido avulso, aparece em vagão-plataforma da MRS.
16 de setembro: Inauguração do Núcleo de Ferreomodelismo da EFPP
Núcleo de Ferreomodelismo da EFPP

Núcleo de Ferreomodelismo da EFPP
O pessoal do IFPPC (Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural), entidade de preservação ferroviária que está restaurando o patrimônio da antiga EFPP (Estrada de Ferro Perus-Pirapora), vai inaugurar seu núcleo de ferreomodelismo no dia 16 de setembro. Para maiores detalhes, clique aqui.

O núcleo iniciará suas atividades já com uma maquete em fase de construção e quase sete metros quadrados. Ela procura reproduzir a aparência de uma ferrovia tipicamente brasileira de inícios do século XX.
Model Railroad Hobbyist (MRH)

O número deste mês da melhor revista virtual (e gratuita!) de ferromodelismo já está disponível para download. Como sempre, são vários artigos e técnicas apresentados por modelistas experientes. Há um tutorial bastante interessante sobre a modelagem de uma pedreira que ocupa pouco espaço na maquete. O exemplar também traz a última parte do artigo sobre construção de um modelo de locomotiva a vapor.

O endereço da MRH está em nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas".

Expresso Portal do Trem
A volta da 353 (sugestão do Leandro Guidini, na lista Trem da História)

Gravação feita do primeiro teste de funcionamento da vaporosa 353 no pátio da regional SP da ABPF, no bairro da Mooca, após oito anos parada. A locomotiva foi fabricada em 1927 pela Baldwin e possui três cilindros. Serviu à EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil) e é carinhosamente apelidada de ''Velha Senhora''.

No site da ABPF-SP há uma página com muitas informações sobre a 353: www.abpfsp.com.br/locomotivas.htm.

Ferrovia industrial (sugestão do Admir, na lista AMFEC)
Belíssima maquete tipo prateleira na escala G (1:22,5) com material produzido pela LGB.
Dica: Como escolher estireno na espessura certa

Tanto na construção a partir do zero quanto na adaptação de um kit ou modelo já pronto, a definição da espessura do estireno vai depender sempre do que se deseja fazer. Por exemplo, para a construção do modelo em si, recomendo o de 1mm, pois apresenta firmeza, tem um pouco de flexibilidade para se fazer uma curvatura e é fácil de cortar, riscando com uma lâmina e depois forçando sobre este risco com as mãos. Já para infraestrutura, como chassis, o de 2mm é mais indicado. E para detalhes, os mais finos são excelentes.

(Dica enviada pelo Marcio Hipolito, Santo André, SP)

Colírio ferroviário
Berlim em miniatura
Berlim em miniatura

(Foto encontrada em http://ueba.com.br/b/4756-berlim-em-miniatura/. Sugestão de Anderson Foggiatto.)
Caboose

Agradecemos ao Admir e ao Leandro Guidini pelas sugestões para o Expresso Portal do Trem, ao Anderson Foggiatto pela sugestão para o Colírio Ferrroviário e ao Marcio Hipolito pela dica de hoje.

Atualizamos as páginas "Produtores nacionais" e "Clubes & associações".

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas