Boletim de 13 de julho de 2012
Dois lançamentos, dois tutoriais, dois programas de TV!

Muitas novidades hoje: CentralFerreo, Decais do Carlão, tutorial sobre passagens de nível com madeira, tutorial sobre sucata para gôndolas, reportagem na TV Gazeta e documentário na RPCTV. E mais algumas coisas que você vai poder conferir abaixo.

Lançamento: CentralFerreo nº 2
CentralFerreo #2 
Acabou de sair o segundo número da CentralFerreo, revista virtual gratuita publicada pela APFMF (Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária) e a Hobbytec. Traz vários artigos de interesse de modelistas de todos os níveis e pode ser baixada do site da APFMF, cujo endereço se encontra em nossa página "Revistas virtuais em português".
Lançamento: Decais do Carlão
Decais do Carlão  Decais do Carlão 
Neste mês o Carlão está lançando dois conjuntos de decalques. O conjunto DC 131 é para a RS3 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que possui oito dessas locomotivas. Ao longo da existência da CPTM, houve três esquemas de cores: amarelo, vermelho e Expresso Turístico. A cartela, na escala HO, possibilita a execução de até 8 modelos de RS3 nas três pinturas.
Decais do Carlão  Decais do Carlão 
O conjunto DC 132 é para o primeiro e o segundo esquema de pintura da Novoeste. Permite a decoração de três U20C na escala HO, duas na primeira pintura e uma na última. Também é possível decorar a U5B.
Dois novos tutoriais
Passagem de nível em madeira 

Nas ferrovias nunca houve muitas passagens de nível feitas com madeira. Estamos mais acostumados a ver aquelas com trilhos. Também existem com asfalto, concreto e até paralelepípedo. Que acha de colocar uma de madeira para dar um toque especial na sua maquete? O Balan ensina como. Para acessar o tutorial que ele preparou, clique na foto acima.

Sucata para gôndola 

Que tal uma sucata para suas gôndolas ou para seu parque siderúrgico? Pois o Marcio Hipolito preparou um tutorial em que mostra uma maneira fácil e barata de fabricar sua própria sucata. Clique na foto para ir ao tutorial.

TV: de novo e de novo!

Ferrovias estão na moda! Pelo menos é o que pensam os departamentos de jornalismo das redes de TV. Na semana passada informamos sobre dois documentários (além de uma minissérie) transmitidos pela TV. Agora chega a informação de mais um documentário e uma reportagem. Foram ao ar na semana passada, mas é possível assisti-los aqui na web.

A reportagem passou na TV Gazeta, na última sexta-feira. Fala sobre a EFPP (Estrada de Ferro Perus-Pirapora) e a restauração que está sendo feita. (O Leandro Guidini é um dos que participa ativamente desse trabalho.) A reportagem traz, inclusive, imagens antigas com a ferrovia ainda em funcionamento. São belas imagens de trens de carga puxados por locomotivas a vapor.

Quanto ao documentário, foi preparado pela RPCTV, afiliada da Globo em Curitiba e região, e passou no programa regional ''Meu Paraná'' no último sábado. Também tem imagens bem antigas, pertencentes ao acervo da Cinemateca de Curitiba e que mostram vaporosas tracionando trens na linha Curitiba-Paranaguá! Está dividido em dois blocos. Clique aqui para ver o primeiro bloco, e aqui para o segundo.

Automotriz RDC1 da Serra Verde Express
RDC1 em HO 
O anunciado lançamento do modelo em escala HO da automotriz diesel hidráulica RDC1 de bitola métrica da Serra Verde Express chegou a levar alguns modelistas a escreverem ao editor, pedindo mais detalhes, que infelizmente não tínhamos. Mas agora temos mais informações.

De acordo com a Serra Verde, o modelo é de fabricação da Microtransport, será estático (i. e., não motorizado) e estará disponível nas pinturas da Serra Verde Express e da Great Brazil Express. Num primeiro momento serão produzidas 200 unidades, que poderão ser adquiridas a partir da segunda quinzena deste mês, mas com entrega só no dia 22 de setembro, data do 4º Encontro de Ferreomodelismo de Curitiba. Serão comercializados exclusivamente pela loja virtual www.lojadotrem.com.br/.
Expresso Portal do Trem
Ferrocentral em 360º (sugestão do Ricardo Moreira)
Ferrocentral em 360º 
Seis belíssimas fotos 360º do luxuoso trem de passageiros da Ferrocentral. Veja como é a estação de Retiro (Buenos Aires, Argentina) e os carros dormitório, pullmann, restaurante, de primeira e turístico. Para visualizar, clique na foto. Depois de a página carregar, movimente o cursor para os lados segurando o botão esquerdo com o dedo e use o botão central para aproximar a imagem.
Produção em série de ''trenzinhos'' (How It's Made — Model Trains) (sugestão do Alex Gaspar Veloso, na lista Apefe_Ferreomodelismo)
Dica: Estilete com lâmina de bisturi

O processo que uso para cortar estireno e até pedaços de acrílico é com lâminas de bisturi. Porém não as uso no cabo de bisturi porque elas quebram muito fácil. Então as uso em um estilete de rosquear, que é encontrado facilmente em lojas de hobby e artesanatos. A X-acto e a Hobbyco (importados) e a Mundial (nacional) fabricam esses estiletes. Todos vêm acompanhados de lâminas, porém nenhuma é tão afiada como as de bisturi.

Como as lâminas de bisturi não se encaixam nesse tipo de estilete, é preciso quebrar um pedaço da lâmina, o que faço com o uso de dois alicates. A lâmina de bisturi adaptada no estilete proporciona mais segurança e precisão nos cortes.

Dica: Estilete com lâmina de bisturi  Dica: Estilete com lâmina de bisturi  Dica: Estilete com lâmina de bisturi  Dica: Estilete com lâmina de bisturi 
Na sequência as fotos acima mostram: 1) um estilete de rosquear, uma lâmina de bisturi já fora da embalagem e uma embalagem lacrada; 2) dois alicates de bico partindo a lâmina; 3) a lâmina partida em duas partes; 4) o estilete de rosquear com a lâmina de bisturi já encaixada e o pedaço de lâmina a ser descartado.

Existem vários formatos de lâminas disponíveis no mercado. Eu prefiro a lâmina número 11, de corte reto, em formato de cunha, conforme a ilustração acima.

É muito perigoso trabalhar com estas lâminas, por isso cuidado. Utilize óculos de proteção e tenha firmeza ao fazer os cortes, pois essas lâminas são extremamente afiadas.

(Dica enviada pelo Fernando da Silva Rodrigues)
Colírio ferroviário
Vagão para transporte de peixe 
Vagão de dois eixos da SPR (São Paulo Railway) utilizado no transporte de peixe de Santos a São Paulo.

(Foto de autor desconhecido.)
Caboose

Agradecemos ao Alex Gaspar Veloso e ao Ricardo Moreira pelas sugestões para o Expresso Portal do Trem, ao Balan e ao Marcio Hipolito pelos tutoriais e ao Fernando da Silva Rodrigues pela dica.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas