Boletim de 6 de julho de 2012
Quem fez as maquetes e o modelo?

O bâner de julho, que você vê acima, traz belas fotos de duas maquetes e um modelo. Quer saber mais sobre as maquetes, o modelo e os protótipos? Então visite nossa página "O bâner do mês".

Lançamento: tripulação para trens a vapor
Lançamento ModelTrem 
A ModelTrem acaba de lançar figuras humanas no tema locomotivas a vapor: maquinistas, foguistas, chefe de trem, pessoal de manutenção, etc. São três conjuntos diferentes. O endereço do website da ModelTrem está em nossa página "Produtores".
Lançamento: vídeo sobre a EFVM
Lançamento Videotrex 
A Videotrex anuncia o pré-lançamento de seu terceiro vídeo, que mostra a EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas) em ação nas localidades de Rio Piracicaba e Nova Era. O endereço da Videotrex também está na página "Produtores".
TV, TV, TV!!!

As ferrovias estão em evidência. E não estamos falando de acidentes recentes nem de disputas entre o Ministério Público Federal e algumas concessionárias.

Duas reportagens e uma minissérie estão nestes dias na televisão. Numa das reportagens tem até maquete! Quanto à minissérie é verdade que é requentada, mas não chega a ser problema porque aqui todo mundo gosta de trem.

Trens do Brasil 
Agende para a quinta-feira próxima, às 22h, o documentário''Trens do Brasil'', preparado pela EBC (Empresa Brasileira de Comunicação). O programa vai fazer uma viagem nos trens do Brasil, percorrendo trilhos cheios de histórias, paixões, paisagens. Também vai mostrar a realidade: a produtividade, os avanços, o mercado de trabalho e os problemas que impedem o crescimento. E, o que é ótimo, haverá imagens de duas maquetes, uma construída pelo Balan e outra pelo Alexandre Fressatto, ambos de Curitiba, PR. Além da apresentação na próxima quinta-feira, deverá ser repetido até a quinta-feira seguinte (com exceção do domingo), às 6h30min. A programação da TV Brasil está disponível em todo o país, tanto em canais abertos (próprios e de TVs educativas), quanto em TVs por assinatura (Sky, Oi TV, Vivo TV, Claro TV, Net) e por antenas parabólicas analógicas e digitais. Para detalhes sobre os canais abertos, fechados e parabólicas, clique aqui. Você também pode assistir diretamente na internet nos horários anunciados: WebTV da TV Brasil.

Agora a outra reportagem e a minissérie:

Lembra daquele Globo Repórter sobre história das ferrovias no Brasil e apresentado há poucas semanas? Pois a Globo não mostrou tudo. É que esse Globo Repórter foi versão reduzida de um documentário preparado pela EPTV, afiliada da Globo em Campinas e região. Nos dois últimos domingos a EPTV transmitiu o programa na íntegra, dividido em dois episódios e que agora estão disponíveis para serem assistidos na net. O primeiro episódio está aqui, e o segundo aqui.

Em 2005 a Globo preparou ''Mad Maria'', minissérie em 35 capítulos que conta a história da construção da EFMM (Estrada de Ferro Madeira-Mamoré). A partir desta última segunda-feira, o canal Futura começou a apresentar a minissérie junto com comentários sobre cenografia, figurino, fotografia, preparação do elenco, curiosidades da produção, construção da narrativa e dos personagens. Por meio de entrevistas com profissionais e especialistas, o programa também está abordando aspectos históricos, literários e comportamentais da minissérie. Os capítulos vão ao ar de segunda a quinta-feira, às 23h, e são reprisados à meia-noite de sábado. O canal Futura está disponível em TVs por assinatura (Net, Sky e Via Embratel) e canais abertos de TVs universitárias e por antena parabólica. Clique aqui para maiores informações.

Normas NEM em espanhol!
Normas NEM 
As normas NMRA são mais conhecidas entre os modelistas brasileiros, mas, para quem não sabe, existem normas desenvolvidas na Europa e seguidas pela maioria dos fabricantes daquele continente. São as normas NEM, que foram desenvolvidas pelo MOROP. No site do MOROP essas normas são oferecidas em francês e alemão. Mas há uma tradução em espanhol que pode ser baixada do site da Railwaymania no endereço www.railwaymania.com/cs_docs_viewer_reg.aspx?id=231. É um arquivo PDF com 99 páginas. Para saber mais sobre o MOROP e a NMRA, vá ao nosso "Dicionário de Ferr(e)omodelês".
Baltimore & Ohio Modeler

Parece que a revista virtual gratuita deixou de ser publicada, sendo que o último número que era possível baixar desse periódico bimestral foi o de março/abril do ano passado. Curiosamente os dois números anteriores (novembro/dezembro de 2010 e janeiro/fevereiro de 2012) não estavam disponíveis na internet. Mas agora estão. No de novembro/dezembro de 2010 existe um artigo curto mas útil sobre como fazer um modelo quando não se tem todas as medidas. Há dicas interessantes ali. Você acha o endereço da revista na nossa página "Revistas virtuais em outros idiomas".

Expresso Portal do Trem
A melhor maquete do Wigan 2011 Model Railway Exhibition (sugestão do Leandro Guidini, na lista ModelTrem)
Estação da Luz em 360º
Estação da Luz
em 360º 

Belíssima foto 360º da Estação da Luz (São Paulo, SP). Para visualizar, clique na foto. Depois de a página carregar, movimente o cursor para os lados segurando o botão esquerdo com o dedo e use o botão central para aproximar a imagem. E não esqueça de ligar o som.

Locomotivas limpando a neve
Dica: Como retirar excesso de tinta

Já reparou que colas para estireno feitas à base de solvente tiram a tinta? Por que não transformar essa fonte de problema num método fácil para sua remoção?

A boa técnica recomenda que, quando montamos um kit, cada peça seja pintada antes da montagem. Os resultados são bem compensadores, mas o excesso de tinta pode ser uma grande dor de cabeça quando for unir as peças de estireno usando esse tipo de cola. Se na hora de pintar a tinta entra nos encaixes, ela vai impedir uma boa união das peças e pode ser muito difícil removê-la.

Utilizando um pequeno pincel, simplesmente passe cola em cima da tinta que está cobrindo o ponto de encaixe. Depois de 20 a 30 segundos, reaplique a cola e, com a ajuda de um estilete X-Acto com lâmina tipo formão (ou um cinzel ou escavador para dentista com uma ponta apropriada), ''escave'' cuidadosamente a tinta amolecida, removendo-a daquele ponto.

(Adaptado de uma dica dada por Hank Kraichely no site da NMRA.)

Colírio ferroviário
Maquete de Sérgio Alvarim 
Vaporosa traciona trem de passageiro já no perímetro urbano da cidade.

(Foto tirada pelo Sérgio Alvarim de uma maquete exposta no II Mercadão nos Trilhos, Jundiaí, SP.)
Caboose

Agradecemos ao Balan, ao Daniel Torres e ao José Roberto pelas fotos do bâner deste mês, ao Leandro Guidini pela sugestão do Expresso Portal do Trem, ao Sérgio Alvarim pela foto do Colírio Ferroviário e ao Kank Kraichely pela dica.

Não temos informações sobre os autores das demais fotos do bâner. Se você souber quem são, faça contato conosco para darmos os devidos créditos.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas