Boletim de 29 de junho de 2012
Kits plásticos realistas
Como montar um kit
O Perugini nos mostra como faz kits plásticos parecerem construções de verdade. O tutorial mostra as várias etapas: montagem, pintura e envelhecimento. Para vê-lo, clique aqui.
O que será?
O que será?

Tem tudo a ver com as ferrovias do passado. Não sabe o que é? Então clique aqui.

Assento preferencial para grávidas

Em um trem de subúrbio super lotado o pai vira para o filho e muito exaltado diz:

— Isto é um absurdo...!!! Ninguém respeita mais ninguém!!! Ninguém tem educação!!!

E bufando...

— Ninguém cede lugar para pessoas que precisam sentar!!!

O filho, sem entender direito, diz:

— Não sei porque está reclamando pai!! Nós conseguimos sentar no trem!!

O pai, ainda exaltado:

— Sim, nós estamos sentados!!! Mas a coitada da sua mãe, grávida, com o Júnior no colo, ainda está em pé!!!

(Nossa página de "Piadas" tem mais de uma dúzia para você rir e contar a seus amigos!)

Construções para imprimir
Scale Scenes
Gostou da imagem acima? É da Scale Scenes, que produz inúmeros arquivos PDF (três deles grátis!!!) com construções em escala OO e N prontos para imprimir. São construções muito bonitas e se encaixam no estilo de ferrovias que foram construídas no Brasil com capital britânico, como é o caso da SPR (São Paulo Railway, mais tarde Estrada de Ferro Santos a Jundiaí).

É possível reduzir ligeiramente os arquivos na escala OO (1:76) para ficarem na escala HO. Eles até oferecem instruções claras sobre como fazer isso: http://www.scalescenes.com/hoinfo/hoinfo.html.

(Sugestão de Federico Cibils, na lista Tren Rodante.)
TKM nº 80: Modelando uma carvoeira

A revista virtual gratuita The Keystone Modeler chega ao número 80, com um total de 34 páginas. É uma revista focada na Pennsylvannia Railroad, importante ferrovia norte-americana do século passado, mas sempre traz artigos úteis para qualquer um que modela (scratchbuilding) ou adapta (kitbashing) kits. No caso deste número, há um tutorial bem completo (12 páginas) sobre como modelar uma carvoeira para locomotivas a vapor. O endereço da revista está na página "Revistas virtuais em outros idiomas".

Lançamento: DVD sobre a EFVM
Trens & Ferrovias 163
A Trens & Ferrovias está lançando o DVD nº 163. Traz imagens das novas e maiores máquinas de manutenção da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas). Nessas imagens, uma carregadora e lançadora de lastro e uma desguarnecedora (máquina que retira, separa e recoloca lastro na linha) aparecem operando na região de Colatina, ES. Há também cenas de vários trens e locomotivas da ferrovia. O vídeo dura 1h10min. O endereço do site da Trens & Ferrovias está em nossa página "Produtores".
Expresso Portal do Trem
Sundance Central, uma ferrovia bitola estreita na escala 1:20.3 (sugestão do Marcelo Lordeiro, Rio de Janeiro, RJ)
World Miniatures
Clique na foto para acessar as fotos da Sundance Central. O site traz muitos outros álbuns. Para vê-los, clique aqui.
Expreso El Marplatense em 360º (sugestão do Ricardo Moreira)
Expreso El Marplatense em 360º
Três belíssimas fotos 360º do Expreso El Marplatense. Conheça o interior luxuoso dos carros pullmann e restaurante e também o trem visto da gare. Para visualizar, clique na foto. Depois de a página carregar, movimente o cursor para os lados segurando o botão esquerdo com o dedo e use o botão central para aproximar a imagem.
Dica: Como empedrar via (Sebastian Burone, São Paulo, SP)
O Burone descomplica aquilo que muitos modelistas acham difícil: pôr lastro na vida.
Colírio ferroviário

Para variar, hoje trazemos três fotos ao invés de uma. São de locomotivas de três ferrovias diferentes. Parece que desta vez o colírio ardeu para alguns. Teve modelista/ferrofã que não gostou muito da última loco.

Locomotiva elétrica Stadler da MRS
Uma das novas locomotivas elétricas fabricadas pela Stadler e que operarão no trecho de cremalheira da MRS (ex-RFFSA). Na imagem ela aparece ainda na fábrica.
G12 da Supervia
Locomotiva EMD G12 na nova pintura da Supervia.

(Foto cedida pelo Aleksander Oldal)
Locomotiva EIF para CPTM
Imagem de uma das quatro locomotivas EIF2000 que estão sendo construídas para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

(Informação passada pelo Ricardo Melo Araújo, na lista Global. Imagem encontrada em http://www.railwayage.com/index.php/mechanical/locomotives/sygnet-rail-technologies-lands-brazil-agreement.html.)
Caboose

Agradecemos ao Perugini pelo tutorial, ao Ricardo Melo Araújo e ao Aleksander Oldal pelas informações e fotos do Colírio Ferroviário, ao Burone pela dica, ao Marcio Hipolito pela piada, ao Federico Cibils pela informação sobre construções mediante impressão de arquivo PDF e ao Ricardo Moreira e ao Marcelo Lordeiro pelas sugestões para o Expresso Portal do Trem.

A página "Produtores" foi atualizada.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas