Boletim de 15 de junho de 2012
Wado Motta

Nosso trem está mais triste. Perdemos um companheiro de viagem. Todos vamos sentir falta da pessoa tranquila, alegre e generosa que foi nosso amigo Wado Motta, falecido no último domingo. Residente em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, possuía uma loja de ferromodelismo, carinhosamente denominada ''Lojinha''. Os sábados à tarde eram um momento especial para muitos. O Wado recepcionava os ferromodelistas para rodarem seus trens na maquete que construiu ali na ''Lojinha''.

Wado foi um dos grandes incentivadores do Portal do Trem. Na condição de administrador do Portal trocava frequentes mensagens com o editor e os demais administradores. Sua palavra ponderada foi de grande valia para o editor em várias oportunidades. Em 15 de março escreveu ao editor dizendo que teria de se afastar um pouco porque iria começar um tratamento que envolveria transplante de medula óssea. Estava animado com a perspectiva de cura da enfermidade que o acometia fazia bom tempo. Todos contávamos em tê-lo logo de volta. Todos acompanhávamos com alegria as notícias positivas do tratamento. Mas infelizmente teremos de prosseguir viagem sem a companhia dele.

Wado Motta
Primeiro à direita sentado, Wado numa das inúmeras vezes em que recebeu ferromodelistas para rodarem trens na maquete de sua ''Lojinha''. ''Gregário'': esse é um dos adjetivos que descrevia bem o Wado.

(Foto partilhada pelo Juliano Zambrotta com uma das listas.)

Seguem palavras colhidas em várias listas após sermos surpreendidos com a notícia de seu falecimento.

''Ontem, domingo, pensei muito nele, que há dias não tínhamos notícias e, apesar do desconforto inexplicável, tentei pensar que nenhuma notícia é boa notícia. Infelizmente não foi assim. Ia pedir notícias dele hoje, nas listas, tarde demais. Ficamos mais pobres, mais pobres de decência, de ponderação mas, principalmente, de amizade''. (JF)

''Conheci o Wado num encontro da Frateschi em Campinas! Sempre muito atencioso e preocupado em resolver pequenos problemas, nesse dia ele estava presenteando os amigos com esses pequenos displays de acrilico pra guardar modelos em HO e também pequenas construções, prontas para montar e colar!'' (Abilio Medeiros)

''Grande amigo Wado, sempre alegre e feliz, uma pessoa absolutamente amiga''. (Luiz Augusto Peixoto)

''Estou muito chocado e triste com esta notícia! Os últimos e-mails sobre seu estado de saúde eram positivos!'' (Luis Fadel)

''Wado, justo, ponderado, generoso, nos deixou mais pobres de exemplos e amizade. Adeus, guerreiro! Ficará sempre conosco que tanto te admiramos''. (Otavio de Camargo)

''Essa é uma notícia que eu não gostei absolutamente. Sabíamos que Wado estava num desafio muito grande, mas esperávamos que, com toda a garra, ele conseguisse sair dessa. Amigos, simplesmente perdemos mais um irmão. Estou machucado. Não esperava por isso''. (David Castro)

''Estou sem palavras''. (Ricardo Nistigo Kappel)

''Confesso que ainda estou em choque com a notícia. Fiquei meio anestesiado depois de ter recebido o telefonema me avisando. Estou sem palavras, muito triste mesmo.'' (Carlos Eduardo da Silva)

Depoimento dado pelo Antonio Fernando Barros de Azevedo:

''Anteontem fui informado sobre o passamento de nosso querido amigo Wado. Não pretendo escrever palavras de consolo ou de desejos de vida pós-terrena, em que alguns podem ou não acreditar e que também não viria ao caso, pois questões de fé são individuais, e todos os que o desejarem e acreditarem já devem ter feito sua orações dentro de suas próprias crenças. Gostaria, isso sim, de escrever alguma coisa sobre o Wado que eu conheci, com quem tive o prazer de ter momentos de convívio que, aliás, sempre foram muito felizes. Daquele Wado sempre sorridente, independentemente do que pudesse estar passando; daquele Wado sempre generoso, tanto para com os amigos como também para com os animais, o que para mim é o clímax da generosidade; daquele Wado valente, que durante anos enfrentou com galhardia a doença e o sofrimento. Durante a trajetória de sua doença, nunca o vi se queixar de nada, mesmo eu sendo médico, o que talvez lhe desse ensejo de comentar alguma coisa, algo muito normal entre as pessoas mas não com ele. Sempre enfrentou a doença com valentia, com espírito de luta, parecendo uma rocha de firmeza; olhando-o com seu jeito sorridente, barbado, mas enfrentando com dureza a dureza da doença, não podia deixar de pensar em Ernesto "Chê" Guevara dizendo "Hay que endurecerse sin perder la ternura jamás". Acho que é isso, alguém duro, forte, valente, um verdadeiro guerreiro, mas sensível, terno e bom... Gostaria ainda de dizer que pessoas como o Wado nunca morrem completamente; ele sempre viverá um pouco dentro de cada um de nós com quem conviveu e a quem de alguma forma marcou positivamente; muitas vezes falaremos de coisas que o Wado nos falou pela primeira vez e, assim, de uma forma indireta ele continuará vivo em nosso meio. Seus familiares e amigos sempre se lembrarão dele como a pessoa boa, amiga, generosa e agregadora que ele sempre foi, de seu permanente sorriso independentemente do que estivesse acontecendo; e se sentirão orgulhosos por isso: NÓS CONHECEMOS E CONVIVEMOS COM O WADO!!!!!''
Homenagem ao Wado: Encontro ao Pé da Linha

Ferromodelistas da lista Afesb estão promovendo um encontro em homenagem ao Wado. Será a partir das 10h do próximo dia 26 na antiga estação de Caucaia do Alto, na Grande São Paulo. Quem for ao encontro deverá levar algo para compartilhar para o lanche. Clique aqui para detalhes adicionais.

Como fazer montanhas: Tutorial preparado pelo Wado
Tutorial do Wado sobre como fazer montanhas
O Wado nos deixou um tutorial que ensina uma forma simples e fácil de fazer morros e montanhas nas maquetes. Está disponível aqui. Além desse tutorial, ele escreveu outro e também ofereceu várias dicas. Uma lista completa de suas contribuições técnicas está em nosso "Índice de autores".
Garden Railways: Acesso gratuito até segunda-feira

A revista Garden Railways, publicada pela Kalmbach (que também publica a Model Railroader), está possibilitando de hoje até a próxima segunda-feira o acesso gratuito à área exclusiva de assinantes. Existem alguns vídeos incríveis de ferromodelismo de jardim, que é bastante praticado nos Estados Unidos. Os modelos, em escala bem maior, permitem um nível de detalhamento impossível nas escalas a que estamos geralmente acostumados. Para acessar o site, basta se registrar. Se você já está registrado no site da Model Railroader, use o mesmo nome de usuário e senha. O endereço: http://grw.trains.com/.

Camisetas com temas ferroviários
Camisetas com temas ferroviários
A Marisa Vannucci, de Morungaba, SP, estampa camisetas com inúmeros temas ferroviários. Maiores detalhes e informações para contato em nossa página "Produtores".
Expresso Portal do Trem
Obras do artista plástico Jayme Filho (sugestão do Balan)
Obra do Jayme Filho

Em muitas de suas obras o Jayme Filho, que além de artista plástico é ferromodelista, sendo membro ativo do Ferreoclube do ABC, utiliza o trilho como elemento estruturante. Outras pinturas podem ser vistas em seu website. Clique aqui para vê-las.

Maquete em OO de um modelista desesperado por espaço (sugestão do Celso Mello, Londrina, PR)
Vídeo institucional da Estrada de Ferro Sorocabana (sugestão do Antonio Soukef Junior, na lista Ferrovias Paulistas)

O vídeo ''A Sorocabana: Ferrovia-Cultura'' pertence ao acervo do IHGGS (Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba).

Colírio ferroviário
Arte produzida pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários
Belíssima arte produzida pela ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários)
Caboose

Agradecemos ao Wado pelas alegrias na viagem e pelo tutorial sobre como fazer morros em nossas maquetes, ao Juliano Zambrotta e ao Otavio de Camargo pelas fotos do Wado (a do Otavio de Camargo aparece na página que dá detalhes sobre o encontro em homenagem ao Wado) e ao Celso Mello, ao Balan e ao Antonio Soukef Junior pelas sugestões para o Expresso Portal do Trem.

Atualizamos as páginas "Ferr(e)omodelês" e "Produtores nacionais".

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas