13 de abril de 2012
Perdemos o Moacir
Moacyr Araújo
Foto tirada pelo Otavio Camargo em 2004 em Jundiaí.

Foi na sexta-feira passada. O Moacir de Araújo Machado, de Jundiaí, pegou o trem para sua última viagem. Ficamos e ele se foi. Bastante dedicado à causa ferroviária e ao ferromodelismo, criou três listas (Ferrovias Paulistas, Ferrovias Paulistas — Modelismo e Companhia Mogiana de Estradas de Ferro) e participava de várias outras, sempre enviando informações pertinentes. Era alguém que, com sua constante disposição de ajudar, havia começado a colaborar mais diretamente com o Portal do Trem.

Vários amigos, muitos dos quais só o conheceram virtualmente, se manifestaram. Abaixo o que alguns deles escreveram em diferentes listas quando souberam da notícia. (Por razões de espaço tivemos de editar o que cada um disse.)

''Perdemos um grande amigo e uma pessoa que me deu apoio nas horas difíceis'' (Helio Gazetta Filho)

''Que lástima!'' (Alex Leão, Campinas, SP)

''Definitivamente não gostaria de ter lido esta notícia. Me deixou muito triste'' (Jorge Washington Astigarraga)

''Mais um irmão que se vai, conhecedor de ferrovias, amigo sempre atencioso, e eu fico me perguntando o que estou ensinando ou contando para meu filho sobre a historia e a importância que a ferrovia teve em nosso país e ainda tem'' (Eli, Junqueirópolis, SP)

''Somos gratos a ele por este e por outros espaços de convívio dos apreciadores do hobby'' (Julio Cesar de Medeiros, Goiânia, GO, escrevendo à lista Ferrovias Paulistas)

''As poucas vezes que tive contato direto com ele, tive conversas muito agradáveis. Era um cara atencioso, muito cordial, e também com muitas histórias para contar'' (Mario Favareto, escrevendo à lista Trem da História)

''Não o conheci pessoalmente, mas sempre foi muito atencioso sobre dúvidas e informações sobre as fotos que sempre eram postadas nas listas que administrava. Foi também uma grande perda e também fará falta'' (Marcio Hipolito, Santo André, SP)

''Puxa vida, que notícia triste. Que chato perder nosso amigo virtual. Estou triste, não o conhecia pessoalmente, mas como leio todas as mensagens todos os dias das listas ferroviárias, parece que estamos tão próximos.'' (Eliana Belo da Silva, Indaiatuba, SP, escrevendo à lista EFBrazil)

''Embora só o conhecesse desta lista, nas poucas vezes em que nos comunicamo pude sentir aí uma pessoa decidida, sensata e equilibrada. Fica aqui o meu parabéns pela sua iniciativa de congregar todos estes colegas em torno deste assunto por vezes tão pouco valorizado e bastante esquecido. Fica o parabéns pela sua bravura e tenacidade. Espero que tenhamos a mesma garra e mantenhamos esta bandeira ferroviária viva! O apito não pode se calar! Obrigado por nos ter dado este valioso fórum" (Edu Morgado, escrevendo à lista Ferrovias Paulistas)

''A partida de mais um maquinista'' (Francisco da Silva Marques, Goiânia, GO)

''Que notícia triste!!! Só o conhecia pela lista, porém das vezes que tivemos contato, ele sempre foi atencioso e educado comigo'' (Fábio Vasconcelos, Marília, escrevendo à lista Ferrovias Paulistas)

Controle sua locomotiva com seu tablet ou smartphone!
Z21
A Fleischmann e a Roco estão anunciando para meados do ano o lançamento do Z21, equipamento compatível com DCC para operação de locomotivas e dispositivos (por exemplo, desvios) a partir de um tablet ou smartphone. Há um flyer em português (!) no formato PDF com mais detalhes. Clique aqui para baixá-lo.
Fórum ''Portugal Ferroviário''

Você sabia que existem pelo menos onze fóruns de ferromodelismo? É claro que em alguns a participação e troca de ideias é pequena, mas outros são bem ''agitados''. Agora ficamos sabendo da existência de um fórum português, o www.portugalferroviario.net/forum/, que é hospedado por um site de ferromodelismo.

Para quem vai viajar para a Península Ibérica, em especial Portugal, esse fórum é ótimo lugar para visitar, pois traz informações sobre lugares onde há exposições sobre o hobby. Dos fóruns em língua portuguesa sobre ferromodelismo, é um dos mais ativos.

Expresso Portal do Trem
Documentário da National Geographic ''Gigante da Engenharia — Túneis'' (dica do Cristovam Dalvechio Jr.)

Filme com duração de 47min mostra o desenvolvimento das técnicas de construção de túneis.

Globo Repórter sobre História das Ferrovias Brasileiras (dica do Leonardo Ruch)

É possível assistir ao Globo Repórter da semana passada. O vídeo está no Youtube, dividido em 4 partes, todas em alta definição (HDTV). As três partes seguintes são:

Globo Repórter - parte 2

Globo Repórter - parte 3

Globo Repórter - parte 4

Revista Trens Modelismo grátis

Não, o Agenor, que publica a Trens Modelismo, não pirou. Você não vai receber em casa de graça pelo correio a única revista em português dedicada ao hobby. O lance é outro.

Com a autorização do José Agenor, o pessoal da APFMF (Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária) escaneou os números 1 a 31 da revista. Para baixá-los, vá ao site da APFMF (www.ferreomodelismo.org.br), clique em ''Projetos'' e então em ''Trens Modelismo''.

Desafio Portal do Trem
Desafio Portal do Trem
O desafio continua em pé. Fizemos pequenas alterações em nossa logomarca. Acima está a nova. Lembra-se de como era a antiga? O que mudou?

Escreva para desafio@portaldotrem.com.br. O prazo para enviar sua resposta é 30 de abril. Divulgaremos os nomes dos que acertarem no primeiro boletim de maio. A participação é vedada aos "Amigos da Linha".
Dica: Como detectar irregularidades nos trilhos

Para detectar possíveis irregularidades nos trilhos, você pode deslizar um truque avulso sobre eles, empurrando levemente com os dedos. O comportamento do truque pode revelar trilhos desalinhados ou desnivelados. Rodas no padrão NMRA RP-25 demandam trilhos assentados mais perfeitamente. Prefira-os para fazer este teste.

Os truques Frateschi não vêm de fábrica com rodeiros RP-25, mas a Frateschi os produz (código 20062) para atender ao mercado externo e também a modelistas mais exigentes. Neste caso apanhe um truque Frateschi e troque os rodeiros originais pelos RP-25. Outra possibilidade é usar um truque importado dos Estados Unidos. (Truques europeus não seguem a norma RP-25.) Em geral truques importados são vendidos aos pares. No Brasil algumas lojas vendem rodeiros Frateschi RP-25 e/ou truques importados.

(Dica enviada pelo JF, Marília, SP)

Colírio ferroviário
Gôndola EFSPM
Vagão-gaiola da EFSPM (Estrada de Ferro São Paulo-Minas).

(Foto de autoria desconhecida)
Caboose

Agradecemos ao JF pela dica técnia e ao Cristovam Dalvechio Jr e ao Leonardo Ruch pelas dicas do Expresso Portal do Trem.

Acrescentamos nove novas lojas em nossa página de "Lojas físicas no exterior". Todas recomendadas por modelistas. Agora são 48 lojas nessa página.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas