6 de abril de 2012
6 de abril de 2012
Globo Repórter de hoje: ''A História da Construção das Ferrovias''

O tema do Globo Repórter de hoje é esse mesmo: história das ferrovias. Foi preparado pela EPTV (afiliada da Globo em Campinas) e, como sempre, será apresentada pelo Sérgio Chapelin, que por sinal é filho de ferroviário e na infância viajou muito de trem.

Abaixo cenas do ''making off'' do programa.

(Dica do Lourenço Paz, da ABPF — Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.)

Produto nacional: acionador lento de desvios para instalação sob o tablado

Acrescentamos a EME (Eletro Modelos Eletrônicos) à nossa página sobre "Produtores nacionais". Destaque para dois produtos: acionador lento de desvios para ser instalado debaixo do tablado e aplicador de grama eletrostática.

Model Railroad Hobbyist

Saiu o Total de abril da melhor publicação virtual gratuita de nosso hobby. Você pode baixá-la da página model-railroad- hobbyist.com/magazine/mrh-2012-04-apr.

Desafio do mês
Desafio do mês
Temos um novo desafio para você.

O Celso Mello fez algumas alterações na nossa logomarca, que ele próprio criou. Consegue dizer o que mudou? Então escreva para desafio@portaldotrem.com.br. O prazo para enviar sua resposta é 30 de abril. Divulgaremos os nomes dos que acertarem no primeiro boletim de maio. A participação é vedada aos "Amigos da Linha".
Foi o Dana B. Merrill

Na página dos "Amigos da Linha" temos duas imagens. Uma delas é da construção da EFMM (Estrada de Ferro Madeira-Mamoré). Dávamos a foto como de autoria desconhecida, mas o Elias Vieira, de Recife, PE, nos informou que foi feita pelo fotógrafo Dana B. Merrill, contratado para documentar a construção dessa ferrovia.

Se você notar alguma informação incompleta ou incorreta, escreva-nos. Mande um email para o editor: editor@portaldotrem.com.br.

Definida a data do 4º encontro de Rio Claro: 9 e 10 de junho

O 4º Encontro de Ferreomodelismo de Rio Claro, previsto para junho mas sem data definida, acontecerá nos dias 9 e 10 daquele mês. Na oportunidade haverá a reinauguração da antiga Estação Ferroviária, que foi restaurada internamente.

Data definitiva do 5º Encontro de São Carlos: 16 e 17 de junho
Encontro de São Carlos
O 5º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos (que tinha a data provisória de 7 e 8 de julho) será realizado nos dias 16 e 17 de junho. Atentem para prazo de inscrição de maquetes.

Acima a foto do cartaz do evento.
Bâner do mês

Chegou abril. Como você já deve ter notado, temos novas imagens no alto da página. Você pode saber mais sobre cada uma delas, clicando aqui para maiores detalhes.

Expresso Portal do Trem
Maior maquete do Japão (dica enviada pelo Zaidan à lista ModelTrem)
EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) em 46 minutos (dica do Marcelo Lordeiro)

Na década de 70 David Corbitt filmou um documentario sobre a EFDTC, uma ferrrovia de bitola metrica localizada no sul de Santa Catarina. Esse raro vídeo mostra duas locomotivas a vapor da época, as pesadas Texas (2-10-4) e Santa Fé (2-10-2), carregando o carvão das minas para o porto de Imbituba, SC, e para a termoelétrica. A ferrovia foi dieselizada na década de 90.

Os 46 minutos do documentário estão divididos em 13 vídeos. O vídeo acima é o primeiro. Os demais são:

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 2

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 3

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 4

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 5

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 6

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 7

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 8

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 9

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 10

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 11

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 12

EFDTC (Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina) — vídeo 13

Dica: Pasta de cola branca

Às vezes precisamos de uma cola mais pastosa, para segurar uma pecinha no lugar, sem escorregar.

É fácil de prepará-la. Coloque um pouco de cola branca em um vidro de boca larga (tipo vidro de geléia), deixe o vidro aberto até o dia seguinte. De manhã misture a cola. dissolvendo a ''casquinha'' que ficou. Repita a operação, deixando o vidro aberto de um dia para o outro e misturando no dia seguinte.

Após alguns dias, teremos uma cola mais grossa, já iniciado o seu processo de secagem. A cola branca seca por ''oxidação'', isto é, pelo contato com o oxigênio do ar; por isso, depois de a pasta estar no ponto que você deseja, use e feche bem o vidro.

Essa pasta, funciona por algumas semanas, mas vai secando a cada dia, mesmo estando com o vidro fechado, pois já houve contato com o ar.

(Dica enviada pelo Wado Motta, Taboão da Serra, SP.)

Colírio Ferroviário
Locomotiva ''Russa''
Locomotiva elétrica ''Russa'', da Fepasa (Ferrovias Paulistas S.A.), na maquete do Mascarini. O protótipo rodou inicialmente na CPEF (Companhia Paulista de Estradas de Ferro) e mais tarde na Fepasa.

(Foto cedida pelo Wado Motta, Taboão da Serra, SP.)
Caboose

Agradecemos ao Elias Vieira pela informação sobre a foto da construção da EFMM, ao Wado Motta pela dica e pela foto do Colírio Ferroviário, ao Marcelo Lordeiro pela indicação do documentário da EFDTC, ao Zaidan pela dica sobre a maior maquete ferroviária do Japão e ao Lourenço Paz pela informação sobre o Globo Repórter.

Registramos a atualização da página sobre "Produtores nacionais".

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas