16 de março de 2012
16 de março de 2012
Uma pralavrinha

O caipira, muito humilde, chega ao bilheteiro e diz: "Uma pralavrinha!!".

O bilheteiro, atarefado, diz que não pode conversar agora e chama o próximo da fila.

O homem volta e de novo "Uma pralavrinha!". O bilheteiro, responde do mesmo modo.

De novo na fila, de novo na bilheteria: "Uma pralavrinha!!".

O bilheteiro, irritado, manda ele sair de vez da fila ou iria chamar o chefe da estação e pô-lo pra fora. Naquele tempo, chefe de estação era autoridade, e o homem sentou no banco ao lado da bilheteria.

O trem chegou, os passageiros embarcaram, e partiu!

O bilheteiro saiu de trás do guichê e se dirigiu ao homem: "Pronto! Agora eu posso dar uma palavrinha com o senhor! Pois não?"

O homem, olhou o trem indo e disse: "Gora num dianta mais! U treim pralavrinha já partiu! Eu queria uma passage!!"

(Para qual das duas Lavrinhas o caipira queria ir? A Lavrinhas no Paraná, por onde passavam os trens da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, ou a que fica em São Paulo, na linha da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil?)

(Colaboração de Marcio Hipolito, Santo André, SP. Leia outras em nossa página "Piadas".)

Lançamento: passarela SPR (São Paulo Railway)
Passarela SPR   Passarela SPR   Passarela SPR
A arquitetura das estações da SPR, que mais tarde veio a ser a EFSJ (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), é uma das mais bonitas de ferrovias brasileiras. Muitas peças foram fabricadas na Inglaterra e trazidas para o Brasil. É o caso das passarelas, muitas ainda em uso em diferentes estações. Quem já foi a Paranapiacaba de trem, sabe do que estou falando. É aquela passarela no ponto final da linha da CPTM, em Rio Grande da Serra.

O Mascarini começou a produzir em latão essas passarelas em escala HO. Contatos pelo email carlos.mascarini@yahoo.com.br.
Evento em Águas de São Pedro

A Prefeitura de Águas de São Pedro realizará nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2012 uma exposição de colecionadores de objetos variados, inclusive modelos ferroviários. Os organizadores estão procurando ferromodelistas para exporem no evento. Para aqueles que quiserem, haverá espaço para venda de produtos. A entrada para o público será gratuita, e os expositores também não pagarão nada. Aqueles que quiserem vender terão possivelmente de dar uma colaboração de R$ 50,00 para ajudar na divulgação do evento.

Os modelistas interessados devem fazer contato com os organizadores: Junior Rando (Lençóis Paulista, SP) pelo telefone (14) 8113-3044 ou pelo email juniorrando@ig.com.br ou Fernando (Águas de São Pedro, SP) pelos telefones (19) 9173-9479, 3482-1723 e 3482-2186.

Lançamento: decalques para GL8 da ALL
Decalques do Carlão   Decalques do Carlão   Decalques do Carlão
O Carlão lança mais uma folha de decalques. Agora é para a diesel-elétrica GL8 da ALL. Pode-se usar a carcaça da Hobbytec para construir esse modelo.
Éramos 20

A ideia do Portal do Trem nasceu em abril de 2010. Um grupo de cerca 20 modelistas decidiu criar este espaço para você, que também é ferromodelista como nós. Sabíamos que teríamos bastante trabalho pela frente, e na época a decisão foi distribuir responsabilidades entre alguns e fazer uma ''vaquinha'' entre todos.

Mas a ideia foi se aperfeiçoando. Houve mudanças no grupo de modelistas (saíram alguns, entraram outros), surgiram tarefas específicas, e chegou a hora de nos estruturar melhor. É o que acabamos de fazer. Se quiser conhecer nossa nova estrutura, visite a página "Amigos da Linha".

Continuamos sendo cerca de 20. Mas pretendemos ser mais. E você pode se somar a nós.

Homem morto
Pedal do homem morto
Muito se fala no sistema de homem morto (em inglês, ''dead-man's vigilance device''), mas poucos viram um pedal desse recurso. Para os que não sabem, se o maquinista cochilar ou ficar incapacitado (por exemplo, desmaio), o sistema para automaticamente a locomotiva ou TUE. Para não parar, o maquinista precisa manter o pedal pressionado e, em intervalos determinados, soltá-lo e tornar a pressioná-lo.

A fotografia acima é da cabine da diesel-elétrica SD40-2, número 9551, da Brado Logística. O pedal do homem morto é o que aparece embaixo em amarelo.

(Foto cedida por Luciano J. Pavloski, Curitiba, PR.)
Ebay e PayPal agora falam português

O Ebay e o PayPal querem mesmo que você faça negócio com eles. Tanto é que agora os dois serviços têm páginas em português para os usuários. Com isso o JF atualizou as páginas sobre o Ebay guia_ebay.html e o PayPal guia_paypal.html. Confira.

Dica

Nosso estoque de dicas não se esgotou. Mas hoje não tem nenhuma. É que quero desafiar você a compartilhar aquela técnica que você criou ou mesmo já conhecia (e talvez aperfeiçoou) e pode ser útil para outros. Envie sua dica para editor@portaldotrem.com.br.

Colírio ferroviário
Bonde da CMTC
Hoje a imagem é de uma publicidade que apareceu na revista Quatro Rodas de dezembro de 1970. Esse bonde rodou em São Paulo, SP, até meados da década anterior, e agora estava exposto num parque, onde crianças brincavam nele.

(Imagem cedida por Wado Motta, Taboão da Serra, SP.)
Caboose

No boletim anterior mostramos a fotografia de uma ''vaporosa'' da ALL. Não sabíamos quem era o autor, mas descobrimos. É o Cesar Augusto Tonetti. Imediatamente acrescentamos a informação.

Agradecemos ao Marcio Hipolito pela piada, ao Wado pela imagem do ''Colírio ferroviário'', ao Luciano Pavloski pela foto do pedal do homem morto e ao JF por atualizar os artigos sobre Ebay e PayPal

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas