2 de março de 2012
2 de março de 2012
Lançamentos!

Esta semana temos bastante novidades, a começar por três lançamentos: um graneleiro da Frateschi, decalques do Carlão e um documentário da Videotrex. Além, é claro, de informações sobre lojas e evento.

Há também um novo bâner no alto da página. Se quiser mais detalhes sobre as imagens, vá até a página "Bâner do mês".

E, como não poderia deixar de faltar, temos ainda uma dica e uma bela foto ferroviária.

Graneleiro HFT da ALL
Graneleiro HFT Frateschi
A Frateschi anunciou esta semana o lançamento do vagão graneleiro HFT da ALL. Haverá seis numerações disponíveis. Este último detalhe, embora pareça insignificante, é importante, pois permite que o modelista tenha em seu pátio vários vagões tal como na vida real: sem ''clonagem'', sem número repetido.
Decalque do Carlão
Decalque do Carlão DC126   Decalque do Carlão DC126   Decalque do Carlão DC126
Este mês o Carlão está lançando a folha DC126, que traz decalques para duas locomotivas da Brado: SD40-2 e AC44i.
Videotrex
Filme Missão: P1.7 (Videotrex)   Filme Missão: P1.7 (Videotrex)
O lançamento não é desta semana, mas acredito que muitos modelistas ainda não sabem da chegada da Videotrex ao mercado. Pois bem, a Videotrex (www.videotrex.com) produz filmes sobre ferrovias brasileiras e há pouco lançou em DVD o filme ''Missão: P1.7''. Tem 110 minutos de duração e traz cenas variadas (trens cargueiros, trens de passageiros, detalhes de via permanente, paisagens de beira de linha, etc.) de várias ferrovias do sudeste do país.

É possível assistir a um trailer de 30 (!) minutos: clique aqui.

Na avaliação do David Santos, ''O DVD é um documentário cheio de técnica e rico em informações... O filme entretém com qualidade de imagem e variedade, sem se tornar repetitivo''.
Lojas virtuais: Prado Trens e Model Train Stuff

Há uma nova loja no mercado. É a Prado Trens (www.pradotrens.com.br), que, entre outras coisas, vende material rodante e construções, inclusive um ou outro item importado. Não vende Frateschi.

Outra informação útil é sobre a Model Train Stuff. Essa loja virtual está sendo recomendada pelo Rainer Werthmuller, que acaba de fazer uma compra na Model Train Stuff e nos escreveu para dizer que ficou satisfeito tanto com rapidez no atendimento quanto com preços competitivos.

Se você comprou em alguma loja virtual ou mesmo física e quer recomendá-la aos demais modelistas, entre em contato conosco. (O Portal do Trem não tem qualquer relacionamento com essas ou quaisquer outras lojas, mas repassa essas informações para benefício do modelista.)

Novas fotos no álbum de maquetes
Maquete de Ronaldo Vaz
Promessa é dívida. Finalmente consegui colocar fotos da maquete escala Z do Ronaldo Vaz em nosso álbum de "Maquetes".
Encontro de Curitiba: Alteração de data

Favor corrigir: o 4º Encontro de Curitiba não vai mais se realizar na data divulgada há duas semanas. Os organizadores do evento informam a nova data: 22 de setembro.

É bom lembrar que esse encontro também tem concurso. Então é agendar e começar a fazer modelo, maquete ou diorama. E, se você precisa de um estímulo extra para participar do concurso, os prêmios incluem passagens para os trens turísticos da Serra Verde Express.

Dica: Soldando trilhos

Nunca solde os dois trilhos flexíveis no lugar onde eles vão ficar, particularmente se eles serão assentados numa curva.

Coloque os dois trilhos alinhados, unidos pelas talas, e solde. Só depois que a solda estiver bem fria assente o trilho.

Para não ficar o "cotovelo" você pode moldar levemente com a ponta de um alicate. Mas isto tem que se feito com muito cuidado para não danificar os trilhos. Se estreitar ou alargar a bitola, este vai ser um lugar onde as locomotivas e os vagões vão descarrilar, sempre!

Observe a foto abaixo. Veja que o alinhamento foi conseguido com uma régua de metal.

Dica do Balan: soldando trilhos

Dá para soldar com ferro de soldar de 30 ou 40 watts, mas é importante que a ponta esteja estanhada.

Se você retirar dois dormentes vai evitar que o aquecimento os danifique. Você recoloca os dormentes no lugar depois que o trilho for assentado.

Com o ferro de soldar e a solda nas posiçãos em que aparecem na foto, quando a tala e o trilho aquecerem, cria-se um fluxo da ponta da solda para a ponta do ferro de soldar. Os trilhos ficam bem unidos e praticamente não aparece nenhum resíduo de solda.

Detalhe importante: sempre solde a tala do lado de fora do trilho.

(Dica enviada pelo Balan, Curitiba, PR.)

Colírio ferroviário
Oficinas da ALL em Curitiba, PR
A foto de hoje é da entrada da área de oficinas da ALL (América Latina Logística), em Curitiba, PR. O carro de madeira à direita é usado pela diretoria da ALL quando da visita de clientes VIP. A locomotiva do centro da foto é uma SD40-2 da BRADO. E a passarela liga o prédio administrativo ao prédio da recepção, evitando que o pessoal cruze as linhas.

(Informações prestadas pelo Milton Ribeiro. Foto tirada por ele em 25/2/2012 e cedida ao Portal.)
Caboose

Vários modelistas de alguma maneira colaboraram para o boletim de hoje: Rainer Werthmuller (recomendação de loja virtual), Ronaldo Vaz (fotos para o álbum), Balan (dica), Wado (informação sobre Videotrex), Milton Ribeiro (foto de hoje). Agradecemos a todos.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas