24 de fevereiro de 2012
24 de fevereiro de 2012
Quem tem medo do Mercado Livre? Ou de lojas virtuais?

Que tal aproveitar a experiência de alguns modelistas acostumados a comprar pela internet (tanto em lojas virtuais no Brasil e no exterior quanto no Mercado Livre e no eBay) e a utilizar vários meios de pagamento (cartão de crédito nacional e internacional, boleto bancário e PayPal)?

Pois, eles somaram suas experiências e vêm preparando vários artigos para esclarecer dúvidas e questões. Até agora havia cinco desses textos. Hoje estamos lançando mais dois: "Como comprar em lojas virtuais" e "Como comprar no Mercado Livre". (Os artigos já existentes eram ''Como usar a internet com segurança'', ''Como comprar no eBay'', ''Como tirar vantagem com cartão de crédito internacional'', ''Como usar o PayPal para pagar compras feitas na internet'' e ''Cuidados ao encomendar produtos e contratar serviços.)

Um detalhe: esses artigos estavam meio ''escondidos'' no nosso "Balcão de informações". Agora, para facilitar sua localização, criamos uma página específica: "Guia de compras", bem na secção "Armazém". E temos ainda mais dois textos em preparação: ''Como rastrear encomendas no site dos Correios'' e ''Imposto de importação''. Aguarde.

Exposição virtual sobre ferrovias paulistas
Exposição virtual sobre ferrovias paulistas
Primeira estação da CPEF (Companhia Paulista de Estradas de Ferro) em Rio Claro, SP. Construída em 1876. Demolida em 1910.

Você pode ver essas e várias outras fotos na ''Exposição virtual sobre ferrovias paulistas'': http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_ferrovias
''Domingão Cultural'' em Bebedouro

O Luciano Marcassa, da Associação Bebedourense de Ferreomodelismo, informa que essa associação (junto com algumas outras entidades, inclusive a Coordenadoria de Cultura do Município de Bebedouro) está promovendo uma série de encontros mensais com o nome ''Domingão Cultural''. O objetivo desses encontros é a divulgação de ferromodelismo e vários outros hobbies. As datas agendadas para este ano são 25 de março, 29 de abril, 27 de maio, 24 de junho, 29 de julho, 21 de outubro, 18 de novembro e 16 de dezembro.

Tutorial sobre fotocorrosão (photoetched)
Tutorial ''Tutorial sobre fotocorrosão
(photoetched)''   Tutorial ''Tutorial sobre fotocorrosão
(photoetched)''

O Portal do Trem traz um novo tutorial: ''Fotocorrosão (photoetched) para ferromodelismo''. O tutorial oferece uma noção de como fazer peças com emprego de fotocorrosão, permitindo alcançar um elevado grau de detalhamento.

O autor, Ruy Grobel, é ferromodelista há 14 anos, e faz 5 anos que utiliza fotocorrosão na construção de seus modelos. Clique na foto para ver o tutorial.

Dica nº 1: Fazendo rebites

Depois de usada, não jogue no lixo aquela lâmina (''Starret'', ''Bosch'' ou qualquer outra marca) de serra tico-tico. Use-a para marcar material fino e maleável como papel, papelão, estireno, alumínio, etc.

Apoie e segure um pedaço de serrinha com os dentes sobre o material a ser marcado e bata com um martelo pequeno sobre o lado liso.

Verifique o resultado, se precisar, aumente ou diminua a força da batida do martelo.

(Dica enviada pelo Wado Motta, Taboão da Serra, SP.)

Dica nº 2: ???

Cadê a sua dica? Compartilhe com os demais ferromodelistas aquelas técnicas e truques que têm sido úteis para você. Envie para editor@portaldotrem.com.br.

Colírio para os olhos
Maquete de Ronaldo Vaz
No primeiro boletim de fevereiro eu disse que ia colocar em nosso álbum de "Fotos de maquetes" imagens inéditas da maquete que o Ronaldo Vaz produziu em escala Z. Mas, mesmo com Carnaval, não deu tempo. Queria estar aposentado e poder dedicar mais tempo ao Portal. Mas ainda não cheguei lá. Espero nos próximos dias cumprir a promessa. Então, para compensar a dívida, vai outra imagem dessa linda maquete.

E se você não aguenta esperar até colocarmos essas fotos em nosso álbum, então a opção é assistir a um filme que mostra a minúscula locomotiva 0-4-0T tracionando o trem de passageiros na maquete.

(Foto cedida pelo Ronaldo Vaz, Belo Horizonte, MG.)
Colírio: Remédio que se aplica sobre a conjuntiva dos olhos para efeito curativo ou de alívio

Colírio: Remédio que se aplica sobre a conjuntiva dos olhos para efeito curativo ou de alívio

Continuo insatisfeito com o nome ''Colírio para os olhos''. Deve existir uma palavra ou expressão bem mais bonita e sugestiva para designar a foto de ferrovia ou ferromodelismo que começamos a colocar em cada boletim. "Foto do Portal"? "Foto férrea"? "Ferrofoto"? "Clique férreo"? "Imagem de hoje"? Caramba! Preciso de ajuda!

Ponha seus neurônios ferromodelísticos para funcionar e apresente sua ideia. Mande sua sugestão para procurandonome@portaldotrem.com.br.

Caboose

Agradecemos ao Ruy Grobel pelo tutorial, ao Ronaldo Vaz pela foto de hoje, ao Wado pela dica, ao JF pelo artigo sobre compras no ML e ao Chico Marques pelo artigo sobre compras pela internet

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas