17 de fevereiro de 2012
17 de fevereiro de 2012
Lançamento anunciado: ES58ACi

Não, não é 1º de abril. No ano passado já havíamos sido premiados pela MTH com a elétrica ''Russa'', que rodou na CPEF (Companhia Paulista de Estradas de Ferro). Agora é a vez da Overland Models, que descobriu que tem ferromodelistas brasileiros querendo mais. Então resolveu lançar a ES58ACi, que vai circular na Estrada de Ferro Carajás. Ótima notícia para o hobby!

Confira no site da Overland Models.

ES58ACi da Overland Models   ES58ACi da Estrada de Ferro Carajás
Na segunda foto, a locomotiva quando acabava de chegar ao porto de Carajás. Na primeira, a ES58ACi em latão nas cores da Vale. O modelo deve estar disponível a partir de abril. No Brasil o representante da Overland Models é o Marcelo Lordeiro. Dados para contato com o Lordeiro em nossa página de"Lojas físicas no Brasil".

(A foto de cima é cortesia do Cristiano Oliveira. A segunda foi tirada do site da Overland Models.)
Mais decalques do Carlão

Na semana passada deixamos de informar o lançamento de uma terceira folha de decalques produzidos pelo Carlão.

Decalque da GL8 RFFSA   GL8 RFFSA
DC 122: Decalque da GL8 da RFFSA já com numeração no sistema SIGO

O Carlão também mandou uma correção da ilustração do decalque anunciado na semana passada.

Decalque corrigido
DC 120: Ilustração já corrigida
Novo número da Seaboard-Coast Line Modeler

O que a revista virtual gratuita ''Seaboard-Coast Line Modeler'' tem a ver com o modelista brasileiro? Mesmo quem não tem interesse nessa ferrovia dos Estados Unidos pode aproveitar bastante dessa revista.

Para o modelista avançado (e para o intermediário que quer atingir um nível mais elevado) o exemplar que acaba de ser lançado traz três artigos, cada um com mais de 20 páginas que mostram como superdetalhar modelos a partir de fotos de protótipos. Um dos artigos é sobre gôndola, e os outros dois sobre locomotivas diesel-elétricas. Dê uma olhada no site da Seaboard-Coast Line Modeler.

Encontro em Curitiba: mudança de data

O 4º Encontro de Ferreomodelismo Serra Verde (Curitiba, PR), que no ano passado a Serra Verde Express havia anunciado para abril, foi transferido para o dia 21 de outubro.

Encontro em Jundiaí
Encontro de Jundiaí

Foto do encontro em Jundiaí, SP, realizado nos dias 11 e 12 deste mês. Foi no Mercadão da Cidade, em meio a várias bancas que vendem os mais variados produtos. Muito marido que foi acompanhar a esposa para comprar couve para a feijoada do sábado acabou tendo oportunidade de ver maquetes expostas e conversar com muitos modelistas. Também foi oportunidade de modelistas se encontrarem. Encontro no mercado da cidade: ótima ideia para divulgar o hobby.

(Foto: cortesia do Rodolfo Sirmanas.)

Dica nº 1

Se você pretende fazer uma curva em "S", deixe um trecho reto entre as curvas reversas que seja, no mínimo, do tamanho do seu maior item rodante. Curvas reversas são pontos de descarrilamento.

(Dica do JF, Marília, SP)

Dica nº 2

Também temos espaço para sua dica. Compartilhe com outros modelistas aquela ideia que é útil para você e também pode ser para outros. Escreva para o editor@portaldotrem.com.br.

Colírio para os olhos

Daqui para a frente o Portal do Trem pretende ter uma foto inspiradora no finalzinho de cada boletim. Serão fotos de protótipos e de modelos.

Só que o Editor não estava inspirado na hora de escolher um nome para esta secção. O nome ''Colírio para os olhos'' foi um quebra-galho. Que tal enviar sua sugestão? Precisa ser um nome que lembra duas coisas: ferrovias e fotografias. Se sua sugestão for adotada, daremos o devido crédito para você. Mande sua ideia para procurandonome@portaldotrem.com.br. Aguardaremos sugestões até o fim do mês. No caso de dois ou mais modelistas enviarem a mesma sugestão, reconheceremos aquele que mandou primeiro, conforme data do email.

SD40-2, da Brado
SD40-2 que pertenceu à BNSF (EUA) e foi adquirida pela MGE. Após reformada, foi revendida à Brado Logística. A Brado é uma empresa criada a partir da associação da ALL com investidores americanos, para o transporte de contêineres.

(Foto tirada por Eric Mantuan.)
Caboose

Neste carnaval, espero que todos tenham um ótimo tempo na Escola de Samba Unidos da Minha Maquete. É ótimo ter um tempo extra para mexer na maquete, seja lá o que for: assentar trilhos, fazer instalação elétrica, colocar decoder na locomotiva, melhorar o cenário, etc. Divirtam-se.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas