10 de fevereiro de 2012
10 de fevereiro de 2012
Afinal, por que o Portal do Trem?

Duas perguntas e suas respostas:

Quem está por trás do Portal do Trem? O Portal do Trem foi criado por ferromodelistas que querem ver o hobby se desenvolver no Brasil. O nome de todos que estão por trás do Portal aparece na página "Os amigos da linha". A ideia surgiu em abril de 2011 e foi ganhando corpo. O Portal foi lançado em 20 de novembro. É um site dinâmico: informações novas são acrescentadas e antigas são atualizadas. Quer um exemplo? Acabamos de acrescentar uma nova loja física (e também virtual) situada em Santa Bárbara D'Oeste, SP.

Temos quase tudo do interesse dos modelistas: onde encontrar outros modelistas ("Bar da Estação"), fotos ("Cabine"), onde comprar no Brasil e no exterior, em lojas físicas e virtuais ("Armazém"), produtores e prestadores de serviço (também no "Armazém"), tutoriais, dicas e índice de muita coisa espalhada pela net (nas nossas "Oficinas"), respostas a perguntas frequentes para quem está pensando em iniciar no hobby ("Balcão de informações"), além de um "Dicionário de Ferr(e)omodelês" (em constante expansão).

Quem está ganhando com isso? Você ganha porque encontra informações que talvez nem soubesse onde achar, tornando mais fácil seu trabalho de modelista. Nós, porque temos a satisfação de contribuir para o ferromodelismo brasileiro. E, embora tenhamos a política de não receber nenhum tipo de remuneração, também divulgamos produtos, como fazemos logo abaixo. Então, até mesmo o produtor, sem pagar nada, também sai ganhando. Ou seja, todos ganham.

Ainda não visitou o Portal? Dê uma rápida olhada. Vai descobrir como podemos ajudar você.

Livros grátis em português no formato PDF

No catálogo da Frateschi já faz muitos anos que existem dois livros para o modelista: ''ABC do Ferreomodelismo'' e ''Ferrovias para você construir''. E há algum tempo ela colocou o primeiro em formato PDF para download gratuito. E agora acaba de disponibilizar ''Ferrovias para você construir'' também para download gratuito. São livros com bastante orientação sobre traçado, construção da bancada, assentamento de trilhos, ligações elétricas, decoração, etc. Clique nos links abaixo e faça o download:

Disponível para download gratuito no link ABC do Ferreomodelismo

Disponível para download gratuito no link Ferrovias para você construir

Decalques do Carlão

O Carlão tem dois novos lançamentos este mês:

Decalques do Carlão   Decalques do Carlão
DC120: decalques para locomotivas GP-9L e GP-18 da EFA (Estrada de Ferro Araraquara) e da Fepasa (transição)
Decalques do Carlão   Decalques do Carlão
DC121: decalques para locomotivas GL8 da RFFSA pré-SIGO
Dica nº 1: Melhorando desempenho de AMVs (desvios) de fabricação Frateschi

O objetivo desta dica não é desqualificar o produto nacional e sim adequá-lo a certas normas da NMRA e torná-lo também menos propenso ao descarrilhamento de locomotivas e vagões de flanges RP-25 e rodeiros menores.

Dica da Camila Garcia

Na foto vemos as setas indicando os recuos para encaixe das agulhas. Esses recuos formam um dente que para as locomotivas americanas se tornam espécie de ressalto que resulta num choque para as rodas fazendo-as pularem e, consequentemente a locomotiva descarrilha. Você deve desbastar um pouco esses dentes diminuindo o atrito que eles provocam.

Dica da Camila Garcia

Utilize um pequena lima e faça com ela um chanfrado de quase 45º, amainando suas arestas. É importante que os dentes sejam de certa forma eliminados impedindo que formem um ressalto na face interior dos trilhos! As locomotivas européias e brasileiras não se ressentem tanto da presença de tais dentes, mas o desempenho delas também irá melhora.

É muito importante que você suavize a borda interna superior do trilho, arredondado-a no local onde havia o dente – cerca de um a dois milímetros à frente do recuo que existia para a agulha. Esse desbaste é leve e vai suavizando ainda mais em direção ao início do AMV.

(Dica enviada pela Camila Garcia, Rio de Janeiro, RJ.)

Dica nº 2: Posicionamento de AMVs (desvios)

Sempre que possível, evite instalar desvios (qualquer que seja o fabricante) imediatamente nas cabeceiras das curvas. Isso pode provocar descarrilamentos, principalmente se os raios da curva forem um pouco mais apertados.

(Dica enviada pelo JF, Marília, SP.)

Caboose

Nossos agradecimentos à Camila e ao JF pelas dicas.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas