2 de fevereiro de 2012
Novo mês, novo bâner

Imagens novas no alto da página

Como não dá para dizer muita coisa na legenda de cada foto no alto das páginas do Portal do Trem, agora temos uma página com várias informações adicionais sobre as várias imagens do bâner rotativo: "O bâner do mês". Confira.

Desafio Portal do Trem
Desafio Portal do Trem
O desafio foi: que objeto é esse?

Vários modelistas enviaram suas respostas. A resposta certa é ''garrafa de cerveja em escala Z''. Nenhum acertou em cheio, mas houve quatro colegas que disseram que era ''garrafa'' e/ou ''litro''. A resposta devia ser o mais específica possível. Dois disseram que eram garrafas em escala HO: Guilherme Daumichen Mortati e Ademir (o email veio sem o sobrenome). Dois outros ferromodelistas indicaram ''garrafa'', mas sem especificar a escala: José de Paula Silva e Cristiano Antonio Bueno. Parabéns aos quatro!

Duvidando que seja escala Z??? Veja as imagens abaixo, especialmente a última.
Bar com garrafas em escala Z   Bar com garrafas em escala Z   Bar com garrafas em escala Z   Bar com garrafas em escala Z
Esse bar em escala Z faz parte da maquete do Ronaldo Vaz. Aliás, uma foto da maquete aparece no alto da página. E em "O bâner do mês" temos mais alguns detalhes sobre essa incrível maquete. E aguarde: nos próximos dias teremos algumas fotos inéditas no álbum de maquetes.

Outras fotos da maquete do Ronaldo Vaz podem ser vistas em três postagens no blog do Alex Leão: Ferromodelismo em escala Z no Brasil, Ronaldo Vaz ataca novamente (1 de 2) e Ronaldo Vaz ataca novamente (2 de 2).
TKM nº 79

Saiu o número 79 da TKM, a mais regular das revistas virtuais gratuitas. São quase 80 números até agora de uma revista que começou a ser publicada em agosto de 2003. De interesse para o modelista brasileiro é um tutorial sobre a confecção de postes antigos. Pode ser baixado (formato PDF) da página The Keystone Modeler.

Dica: Usando cola branca

Sempre que puder, use cola ''branca'' (''Cascorez'' ou outra marca) na sua maquete ou então para customizar vagões, construções, etc., e fazer pequenos reparos, mesmo em plástico.

Comparada com colas instantâneas, demora um bom tempo a mais para secar, mas em compensação pode-se voltar atrás sem nenhum prejuízo ao material (com exceção do papel/papelão).

Para descolar, basta manter na água por alguns minutos e, pronto, é só limpar.

(Dica enviada pelo Wado, Taboão da Serra, SP)

Caboose

Nossos agradecimentos ao Ronaldo Vaz, Leandro Guidini, Joel Nunes e José de Paula Silva (pelas fotos do bâner deste mês), ao Wado (pela dica) e aos que enviaram resposta para o Desafio.

Por hoje é só. Bom fim de semana.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas