27 de janeiro de 2012
Retrato da (lamentável) situação de nossas ferrovias
Arco-íris em Cruzeiro, SP
Estação abandonada da EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil) e da RMV (Rede Mineira de Viação) na cidade de Cruzeiro, no vale do Paraíba, SP. O belo arco-íris contrasta com o descaso de uma bela e das mais importantes estações do Ramal de São Paulo da EFCB.

(Foto tirada no final de 2011 e gentilmente cedida pela Máfia do CTC.)
Tutorial sobre fabricação de peças em resina
Tutorial do Balan
Que tal fazer peças em resina? ''Alvenaria com embalagens dos desvios 281 e 282 da Atlas'' é o título do tutorial em que o Balan ensina trabalhar com resina. Está lá tintim por tintim. Vale a pena conferir. Clique aqui para ver o tutorial.
Desafio Portal do Trem
Desafio Portal do Trem
Vários modelistas aceitaram o desafio e já enviaram suas respostas para o concurso. Observe bem a foto. O desafio consiste em descobrir que objeto é esse.

Ainda dá tempo de participar. Mande sua resposta até terça-feira, dia 31, para desafio@portaldotrem.com.br. Os que responderem corretamente terão seus nomes divulgados aqui no boletim.

Evite resposta do tipo ''é peça de locomotiva''; procure ser o mais específico possível, por exemplo, ''é pega-mão de G12 na escala HO''. A resposta mais específica (que objeto é esse, para que serve, qual a escala, etc.) será a vencedora.
Recife, lugar de mais um encontro

O pessoal da APEFE informou que em abril vai realizar seu 4º Encontro Nordestino de Aficcionados por Ferrovia. A data exata ainda será anunciada.

Vamos assaltar o trem pagador?
RailModel Journal

No passado as empresas ferroviárias possuíam o serviço de trem pagador. Esse trem transportava valores para o pagamento dos ferroviários e também para terceiros. Era o equivalente aos carros-fortes de hoje.

Pois bem, descobri um carro pagador cheio de ouro para nós: revistas de ferromodelismo escaneadas. O melhor? São gratuitas! Ou seja, nem vamos ter de assaltar esse carro. É só ir lá para apanhar o que quisermos.

Até o momento são 8 (!) revistas diferentes, algumas totalmente escaneadas, outras ainda não. Só para dar uma ideia: tem a coleção completa da Railmodel Journal, desde junho de 89 a junho de 2008. São 19 anos dessa revista!

Esse carro é uma das secções do site: Trainlife. Confira e baixe o que for interessante.

Dica: Removendo lastro

Algumas vezes é necessário remover um trecho de trilhos já lastreado, para manutenção ou modificação. Quando o lastro é fixado com cola branca, uma maneira simples de fazer a remoção é com papel toalha molhado. Molhe o suficiente para que fique bem encharcado, mas evite que a água se espalhe sobre a maquete, pressione levemente o papel toalha sobre os trilhos e o lastro e deixe agir por algumas horas. Remova tudo com uma espátula ou faca larga (preferivelmente sem corte). Um pano seco acaba com toda a sujeira que restar.

Alguns colegas utilizam álcool ao invés de água. Há quem goste do resultado e quem não goste. Nesse caso, a limpeza final deve também ser com pano embebido em álcool.

(Dica enviada pelo JF, Marília, SP)

(Quer ver todas as dias publicadas até agora? Não precisa ir de boletim em boletim. É só visitar a secção de ''Oficinas'', especificamente a página "Nossas dicas".)

Caboose

Temos novas definições no nosso "Dicionário de Ferr(e)omodelês" e gente nova na área de Produtores e Prestadores de Serviço.

Na semana passada, por descuido, deixei de registrar o agradecimento ao Marlus Cintra, que enviou fotos daquela bela diesel-elétrica Lew em latão. Obrigado, Marlus.

Nosso muito obrigado ao Balan pelo tutorial, ao JF pela dica de hoje, ao pessoal da Máfia do CTC pela foto no alto da página e ao pessoal da APEFE pela informação sobre o encontro em Recife. Sempre estou tentando não esquecer ninguém. Vamos ver se desta vez minha memória funcionou.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas