12 de janeiro de 2012
Novo carregamento

Nesta estação estamos recebendo de tudo um pouco. São duas novas dicas e cerca de 20 tutoriais nos índices de assuntos, títulos e autores. Agora são 110 tutoriais indexados! Também temos novas fotos no álbum de "Maquetes" bem como mais informações nas páginas sobre produtores. E na secção de piadas o Marcio Hipolito (Supertrens) conta o que acontece com dois bêbados andando pela linha do trem.

Carvalho Pinto chega em Junqueirópolis, SP
Festa em Junqueirópolis, SP. É 1963. O governador Carvalho Pinto chega à cidade num trem da CPEF (Companhia Paulista de Estradas de Ferro) tracionado por uma ''Cabeça de Saúva'' (que é o apelido dado pelos ferroviários da CPEF à locomotiva diesel-elétrica EMD modelo G12). Naquela época político andava de trem.

(Foto de autoria desconhecida)
ATMA!!!

A notícia é bem antiga, mas, como sempre tem gente nova chegando ao ferromodelismo, aqui vai. A Playtoy, uma loja de brinquedos antigos, ainda tem algum material Atma à venda, inclusive manuais: http://www.playtoy.com.br/loja/index.php?cPath=24_77

Maquete x diorama

O que as duas fotos abaixo têm em comum?

Maquete de Luiz Augusto Pelisson Maquete de Luiz Augusto Pelisson
Têm tudo em comum! O que parece um diorama é na verdade parte de uma maquete desmontável. Aliás, são dois dioramas (ou será que são duas partes de uma mesma maquete?) interligados pelos trilhos. É uma solução inteligente para quem tem pouco espaço! Mais fotos dessa pequena e bela maquete na página "Maquetes".

A maquete pertence a Luiz Augusto Pelisson (Curitiba, PR), a quem agradecemos a gentileza de enviar as fotos.
Dica nº 2

A dica parece óbvia, mas o desconhecimento dela me custou a queima de um transformador...

Às vezes o traçado é simples, apenas um oval, e uma única alimentação já resolve o problema. Mas, e se é mais complexo, com ''oitos'' ou com linhas que se cruzam? É muito fácil fazer confusão e ligar os fios invertidos.

Para resolver o problema, basta pegar um vagão e fixar em suas laterais as duas cores correspondentes à alimentação, que de um modo geral são fios vermelho e preto (no meu caso verde e vermelho porque é a alimentação do sinal digital do DCC).

Dica do Balan

Faça os furos nos locais apropriados e vá circulando o vagão pela maquete, parando no local onde o trilho deve ser alimentado.

Os fios coloridos fixados ao vagão vão indicar o posicionamento correto, para evitar curto circuito e queima de transformadores.

(Enviada pelo Balan, Curitiba, PR.)

Concurso de fotografia

Para o concurso anunciado no início de dezembro, recebemos apenas duas fotos. Infelizmente, por diferentes motivos, nenhuma das duas está dentro das regras estabelecidas. De qualquer maneira queremos agradecer a esses dois modelistas que enviaram fotos.

Acredito que lancei o concurso cedo demais e que também não houve suficiente divulgação. Dentro de alguns meses os "amigos da linha" pretendem lançar um concurso com prêmios para 1º, 2º e 3º colocados. Isso mesmo: com prêmios. Portanto, aguarde. Oportunamente divulgaremos detalhes.

Caboose

Se você está procurando pela dica nº 1, ela é a maquete-diorama do Luiz Augusto Pelisson.

Mais uma vez expressamos nossos agradecimentos a todos que têm de alguma maneira colaborado para que o Portal do Trem vá se tornando um espaço onde todos os ferromodelistas podem encontrar informações úteis para a prática do hobby.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas