6 de janeiro de 2012
Maquete de Ano Novo

Qual a promessa ferromodelística que você fez na passagem do ano?

Concluir a maquete que começou há dez anos? Bem, todo mundo sabe que isso não vai acontecer. Maquete a gente nunca termina. Sempre tem uma coisinha aqui e outra ali em que queremos mexer.

Comprar um aerógrafo e dominar a técnica de uso? Isso exige tempo e dedicação, mas os resultados são compensadores. E, sem dúvida, isso é bem mais exequível do que terminar a maquete.

Ou foi montar aquele kit de vagão-gaiola ultradetalhado que você comprou alguns anos atrás? Oi será que foi começar a colocar o lastro na maquete? Ou mudar para DCC e começar a instalar os decoders nas locomotivas? Ou, quem sabe, terá sido reunir alguns amigos e iniciar um clube de ferromodelismo?

Bem, qualquer que tenha sido sua promessa (até mesmo terminar a maquete!), o Portal do Trem deseja que você a realize em 2012!

Militaria
Modelos militares de Peter Shaw Modelos militares de Peter Shaw: canhão disparando
Modelos em escala 1:6 feitos por Peter Shaw, modelista britânico que se dedica a militaria. A segunda foto mostra um canhão disparando!

Muitas outras imagens podem ser vistas na galeria http://www.vonabt.co.uk/dios/class52/index.html. Aliás, há várias outras galerias que merecem uma visita: http://www.vonabt.co.uk/

(Foto do site www.vonabt.co.uk.)
Visitas à Maquete da Fábrica
Maquete da Fábrica
Vista do matadouro, localizado na Vila Alto da Serra, na Maquete da Fábrica.

O Kléber já divulgou o calendário de visitas à Maquete da Fábrica para todo o ano de 2012. As datas aparecem em nosso Guia Levi.
''Model Railroad Hobbyist'' e ''NYC Modeler Magazine''

Já estão disponíveis para download gratuito o Total de janeiro da ''Model Railroad Hobbyist'' e o número do primeiro trimestre deste ano da ''NYC Modeler Magazine''. Vale lembrar que a ''Model Railroad Hobbyist'' tem um conteúdo extremamente rico. Os endereços dessas revistas estão na página "Outros idiomas: revistas virtuais".

Incêndio destrói fábrica da Woodland Scenics

Um incêndio destruiu ontem a fábrica da Woodland Scenics, um dos mais importantes produtores de material de decoração para ferromodelismo. Grande Total de modelistas brasileiros utiliza produtos deles. Um comunicado da empresa informa que apenas duas de suas várias unidades fabris foram atingidas. O depósito, o setor de expedição e a sede não foram afetados. Felizmente não houve vítimas.

Incêndio na Woodland Scenics
Maiores detalhes da notícia no site noticioso www.connectmidmissouri.com. (Foto desse site.)

A vasta linha de produtos da Woodland Scenics inclui a bem conhecida grama estática. Isso levou alguns modelistas a levantarem a questão de eventual dificuldade na aquisição desse tipo de grama. Como o comunicado da Woodland Scenics é genérico, não fica claro quais produtos serão prejudicados.

Por falar em grama estática, na nossa página "Produtores" oferecemos informações sobre um fabricante nacional do produto. Ainda não temos detalhes sobre a qualidade da grama estática nacional, mas esperamos em breve oferecer alguma informação a respeito.

Dica

Uma outra dica ainda no quesito combate a insetos: colocar pastilhas de naftalina nos vãos da maquete evita o aparecimento de traças e baratas, que adoram isopor e serragem. Como a naftalina evapora com o tempo, deve ser reposta periodicamente. E a maquete fica com cheiro de baú da vovó! (Dica enviada por Marc Aubert, Recife, PE)

Caboose

Agradecemos à Camila Garcia a indicação do site com as fotos do Peter Shaw.

Desejo a todos um ótimo 2012.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas