29 de dezembro de 2011
Próxima estação: ''Ano Novo''

Estamos nos aproximando da estação ''Ano Novo''. A viagem até aqui tem sido muito boa. Nesta semana o vagão dos blogs recebeu 45 (!!!) novos ocupantes. Isso mesmo. Deu trabalho, mas conseguimos colocar informações sobre todos esses blogs. Alguns outros vagões também têm novos ocupantes que subiram nestes últimos dias, inclusive um no vagão dos clubes e associações.

É claro que esta época do ano é propícia a um balanço, mas este boletim também traz dicas, uma do Balan e outra da Camila Garcia, além de algumas outras informações úteis.

Bâner rotativo

Antes do nosso balanço, vamos falar dessas fotos que ficam se alternando no alto da página. Já notou que elas foram trocadas e aumentaram em número? (Nossa ideia é trocá-las todos os meses.)

Quer olhar a foto com mais calma, sem que venha a próxima? Então mantenha o cursor em cima da foto. Pronto. Ela não vai mudar.

Quer voltar a uma foto específica? Com o cursor percorra aqueles botões quadrados no alto das fotos. Vão aparecer miniaturas. Clique naquela que você quer ver de novo. Ela vai aparecer no tamamho normal.

Quer que as fotos voltem a mudar automaticamente? É só tirar o cursor de cima delas.

Balanço

O Portal do Trem não vai parar para balanço. Não pretendemos interromper esta gostosa viagem que estamos tendo. O balanço que queremos é o embalo gostoso do carro de passageiros. Mas fazemos um rápido levantamento de até onde o chegamos. A nossa viagem começou em 20 de novembro, e chegamos à estação ''Ano Novo'' com um saldo bem positivo, o que é lucro para todos os ferromodelistas. Veja só: distribuídas pelas várias páginas oferecemos até o momento relação de:

  • 89 tutoriais em português existentes na net e organizados por assunto, autor e título (temos mais algumas centenas para acrescentar)
  • 49 blogs em português
  • 6 revistas virtuais gratuitas (uma tão boa quanto a Model Railroader!)
  • 41 listas de discussão
  • 32 clubes e associações
  • 30 lojas virtuais no Brasil (inclusive algumas que só vendem produtos importados)
  • 8 lojas virtuais no exterior (todas com recomendação)
  • 9 fóruns
  • 2 redes sociais (inclusive, é claro, o Clube Amantes da Ferrovia)
  • 204 lojas físicas no Brasil (algumas vendendo outras escalas além de HO)
  • 38 lojas físicas no exterior (algumas com ótima recomendação)
  • 23 produtores brasileiros
  • 11 prestadores de serviço brasileiros
  • vários sites, revistas impressas e livros tanto em português quanto em outros idiomas.

Oferecemos tudo isso além do conteúdo próprio: tutoriais do Portal do Trem, dicas, dicionário de ferreomodelês (em constante expansão), secção de perguntas básicas sobre ferromodelismo e sobre compras online, álbuns de fotos, calendário de eventos de ferromodelismo, piadas e causos. E toda semana oferecemos informações novas e relevantes para o hobby (lançamentos de produtos nacionais, eventos recém anunciados, esclarecimento de dúvidas sobre ferrovias e ferromodelismo, etc.).

Blogar ou não blogar?

Descobri que usar a palavra ''blog'' aqui no Portal pode criar alguma confusão. É que blogs são registros periódicos (com maior ou menor intervalo), enquanto o Portal do Trem tem muito mais do que uma mensagem por semana (pelo menos essa é a frequência atual). Nosso conteúdo é extremamente rico, conforme se vê no balanço acima, mas praticamente nada do conteúdo aparece nos blogs.

Por isso, passamos a adotar o nome ''boletim''.

Dica nº 1: Fixando construções

Quando você vai fixar alguma construção sobre a maquete deve levar em consideração que ela poderá necessitar de reparos, uma nova pintura, uma modificação no modelo ou a troca de uma lâmpada que queimou. Se colar, certamente algo vai estragar na hora em que a construção tiver que ser removida.

Nas duas fotos que seguem mostro uma maneira bem fácil de fazer isso. Utilizo um pequeno pedaço de madeira, fixado à base da construção (Normalmente uso balsa). No meio do pedaço de madeira coloco um parafuso, que servirá para atravessar o tablado, e no qual serão fixados arruela e porca.

Dica do Balan

Depois de fixar o pedaço de madeira e o parafuso na construção, fica muito difícil marcar no tablado de forma correta o local do furo para passar o parafuso. Então, o pulo do gato é fazer um molde da construção a ser fixada. Faça um furo num papelão, encoste o papelão na base da construção, risque e depois corte com uma tesoura.

O molde vai servir para marcar de forma correta onde deverá ser feito o furo.

Dica do Balan

Dica enviada pelo Balan (Curitiba, PR)

Dica nº 2: Pregos para fixação dos trilhos

Ao fixar os trilhos no tablado ou na mesa, não utilize os preguinhos de aço ou de material ferroso. Dê preferência àqueles de latão, desses que se encontram em casas especializadas em fechaduras, parafusos ou artesanato — em geral eles são utilizados para fixar pequenos fechos de latão — não oxidam, tendo assim maior durabilidade, e dão um melhor aspecto visual já que também suas ''cabeças'' são bem menores e arredondadas.

Dica enviada pela Camila Garcia (Rio de Janeiro, RJ)

TKM

Para os que leem inglês, saiu o nº 78 da revista virtual TKM. Essa é uma das mais antigas, senão a mais antiga, das publicações virtuais sobre ferromodelismo, existindo desde agosto de 2003. Você encontra o endereço da TKM em nossa página "Outros idiomas: revistas virtuais".

Caboose

Hoje queremos agradecer ao Carlão por informações para o nosso Dicionário de Ferr(e)omodelês e ao Alex Pinheiro por uma piada sobre "los hermanos" argentinos e quatro brasileiros que viajam de trem na Espanha.

Fica a todos os votos de um excelente 2012!

Marcio (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas