14 de dezembro de 2011
''Beiçuda'' à vista

Hoje temos várias novidades: Beiçuda, Oficina de Ferromodelismo em Joaquim Egídio, as ''Proesas'' do Sr. Pinheiro, o Concurso de Fotografias e "unas cositas mas". Vamos começar pela Beiçuda.

V8 ''Beiçuda'' da EFSJ V8 ''Beiçuda'' da EFSJ
Um boato que começou a circular na última quinta-feira, 8 de dezembro, é que para este Natal a Frateschi estaria lançando uma série única da ''Beiçuda'' 2108, da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. Fizemos imediatamente contato com a Frateschi, e o Celso Frateschi respondeu em seguida. Não é boato. É fato. De acordo com o Celso, algumas revendas devem ter o modelo disponível a partir do dia 15.

Em algumas listas houve debate sobre a fidelidade do modelo. É que a frente da ''Beiçuda'' a ser lançada pela Frateschi não tem as tomadas de MU. (Em "Ferr(e)omodelês" você pode saber o que é esse tal de MU.) Como a grande maioria das fotos dessa locomotiva têm essa característica, houve esse questionamento. O fato é que a Santos a Jundiaí teve os dois modelos dessas locomotivas que vieram transferidas da Estrada de Ferro Central do Brasil. (Na Central do Brasil o apelido dessa locomotiva era ''Escandalosa''.

Como não existe foto disponível do modelo a ser lançado pela Frateschi, seguem duas fotos do protótipo. Na de cima observa-se a ausência de tomadas de MU e a existência de rodas raiadas. Já a foto de baixo traz as tomadas ao lado da porta frontal. (A primeira foto foi tirada do site Railbuss [railbus.com.br]. A segunda é de autoria desconhecida.)
Concurso de fotografia

Não se esqueça: sua foto pode aparecer no bâner rotativo no alto das páginas do Portal!!! O que você tem de fazer é escolher uma fotografia caprichada e mandá-la para o Chico Marques no endereço concursomensal@portaldotrem.com.br. Junto com a foto você deve:

  • Informar o nome completo do fotógrafo.
  • Informar o nome completo de quem fez o modelo/diorama/maquete.
  • Dar informações sobre o modelo/diorama/maquete fotografado (por exemplo, modelo feito do zero [scratchbuilding], modelo feito a partir de um kit [kitbashing], nome do fabricante do kit, só envelhecimento e detalhamento tamanho da maquete ou diorama, escala, etc.). Esses dados serão usados na legenda dos bâners e nos álbuns.
  • No caso de o modelo/diorama/maquete se basear em um protótipo, também informar: qual a ferrovia, onde está o protótipo (por exemplo, no caso de uma estação), em que outras ferrovias rodou (por exemplo, no caso de locomotiva), quando a estação foi construída ou quando a locomotiva foi introduzida no tráfego, etc. Esses dados também serão usados na legenda dos bâners e nos álbuns. Caso tenha, envie também uma foto do protótipo. A foto do protótipo poderá vir a ser usada em álbuns.
  • Por razões legais, dar autorização para usarmos a foto. A autorização deve estar nos seguintes termos: ''Declaro que sou o autor da foto anexada a este email e autorizo sua publicação no Portal do Trem'' ou, se for o caso, ''Declaro que Fulano de Tal é o autor da foto anexada a este email e que ele deu expressa autorização para sua publicação no Portal do Trem''.

Maiores detalhes na página sobre o "Concurso mensal de fotografias".

Oficina de Eletroferromodelismo
Estação de Joaquim Egídio
No próximo sábado, dia 17, o Paulo Filho, de Campinas, estará realizando uma Oficina de Eletroferromodelismo em Joaquim Egídio (distrito de Campinas, SP). O local não poderia ser mais convidativo: a pequena mas bela estação de Joaquim Egídio. Para maiores detalhes, clique aqui. Desejamos um ótimo proveito a todos que participarem.
Cadeia...
Proesas do Sr.
Pinheiro
A notícia saiu 98 anos atrás, na edição de 13 de novembro de 1913 no Diário da Manhã de Ribeirão Preto. Um certo Sr. Pinheiro foi parar na cadeia porque parou o trem da Mogiana. Transcrevemos o acontecido na nossa secção "Causos".

(A imagem acima é cortesia de Denis W. Esteves.)
Final de ano de ferromodelistas
Tradicional encontro de fim de ano na ''lojinha'' do Wado (Trens HO, Taboão da
Serra, SP) Tradicional encontro de fim de ano na ''lojinha'' do Wado (Trens HO, Taboão da
Serra, SP)
No último sábado (10/12/2011) houve o tradicional encontro de final de ano dos clientes e amigos do Wado. Foi realizado na famosa ''lojinha'', a Trem HO, localizada em Taboão da Serra, SP. Houve até churrasco, mas o Wado nem se lembrou de mandar por email uma carninha para editor do Portal. (Na verdade ele enviou email com convite para o encontro, mas entre Curitiba, onde resido, e Taboão da Serra são quase 400km.)

As fotos acima mostram alguns dos modelistas presentes e a maquete da loja.
A GL8 da Hobbytec

No último blog falamos do lançamento da carcaça da diesel-elétrica GL8, que rodou em várias ferrovias brasileiras. O Luciano Pavloski, da Hobbytec, esclarece que o modelo que será lançado está mais adequado para fazer RFFSA, Fepasa e ALL, não servindo para fazer Mogiana nem Sorocabana, pois as GL8 destas duas ferrovias tinham a cabine ligeiramente diferente, com o teto mais arredondado. No futuro a Hobbytec fará a GL8 também com esse modelo de cabine.

Caboose

Para concluir, atualizamos a página das "Listas de discussão" sobre ferromodelismo. Identificamos 41!!! As listas de que você participa estão ali? Caso negativo, por favor nos informe, para acrescentarmos essa informação.

Agradecemos em particular àqueles modelistas que nos enviaram material. O Denis W. Esteves contribuiu para a secção de "Causos" e "Piadas". Já para a secção de "Clubes & associações" o Zaidan mandou informações sobre a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - Secção Rio de Janeiro (ABPF-RJ). Eles têm uma maquete que pode ser visitada aos sábados. Ainda para essa secção o Alex Pinheiro passou dados sobre o Ferreoclube do Grande ABC. Também queremos agradecer as palavras de incentivo que temos recebido. Parece que estamos nos trilhos.

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas