5 de dezembro de 2011
Concurso de fotografias do Portal do Trem

Já pensou sua foto ou a foto de sua maquete (ou modelo ou diorama) aparecendo no bâner rotativo (essas fotos que ficam alternando no alto das páginas do Portal)? Não é tão difícil de acontecer. Depende de você. É que o Portal do Trem está instituindo um concurso mensal de fotografias. Todos os meses escolheremos pelo menos uma fotografia para colocar no nosso bâner rotativo. O modelista e o fotógrafo vão receber os devidos créditos. O prazo para enviar fotografias para o primeiro concurso é o último dia do mês.

Então comece a fuçar seus arquivos e escolher aquela fotografia especial. Lembre-se: envie-nos até o fim do mês.

O que você precisa fazer para participar é enviar a foto para o endereço concursomensal@portaldotrem.com.br. No mesmo email você deve:

  • Informar o nome completo do fotógrafo.
  • Informar o nome completo de quem fez o modelo/diorama/maquete.
  • Dar informações sobre o modelo/diorama/maquete fotografado (por exemplo, modelo feito do zero [scratchbuilding], modelo feito a partir de um kit [kitbashing], nome do fabricante do kit, só envelhecimento e detalhamento tamanho da maquete ou diorama, escala, etc.). Esses dados serão usados na legenda dos bâners e nos álbuns.
  • No caso de o modelo/diorama/maquete se basear em um protótipo, também informar: qual a ferrovia, onde está o protótipo (por exemplo, no caso de uma estação), em que outras ferrovias rodou (por exemplo, no caso de locomotiva), quando a estação foi construída ou quando a locomotiva foi introduzida no tráfego, etc. Esses dados também serão usados na legenda dos bâners e nos álbuns. Caso tenha, envie também uma foto do protótipo. A foto do protótipo poderá vir a ser usada em álbuns.
  • Por razões legais, dar autorização para usarmos a foto. A autorização deve estar nos seguintes termos: ''Declaro que sou o autor da foto anexada a este email e autorizo sua publicação no Portal do Trem'' ou, se for o caso, ''Declaro que Fulano de Tal é o autor da foto anexada a este email e que ele deu expressa autorização para sua publicação no Portal do Trem''.

Todos os detalhes você encontra na página "Concurso mensal de fotografias".

Agora um desafio: Tem ideia de quem está modelando? Você provavelmente vai ficar surpreso ao descobrir! Clique na foto para ir às "Fotografias especiais" e descobrir quem é.

Foto especial

Que tal fazer algumas bobinas de aço como carga para vagões-plataforma ou para um pátio de produtos siderúrgicos? Difícil? Não! É que desta vez é o Marcio Hipolito quem nos brinda com um tutorial, e justamente com o título ''Fazendo bobinas de aço como carga''. (Para ir ao tutorial, clique na foto.)

Foto do tutorial

Saiu o Total de dezembro da Model Railroad Hobbyst. Essa revista virtual (arquivos em PDF) em inglês surgiu discreta em 2009. Era trimestral. Então no ano passado passou a ser bimestral; e neste ano, mensal. É, sem dúvida, a melhor revista virtual de ferromodelismo. E, o melhor, é grátis. Só é pena que esteja em inglês. Para ter acesso a ela, é necessário inscrever-se no website da revista: http://model-railroad-hobbyist.com.

Outra revista virtual gratuita em inglês que saiu é a Chicago & North Western Historical Society Modeler. Já está no quarto ano de funcionamento. Embora seja muito específica, pois o foco de atenção é a ferrovia norte-americana Chicago & North Western, ali você encontra dicas para confecção de modelos. O download é gratuito e não exige inscrição prévia: http://www.cnwhs.org/modeling.htm.

E não se esqueça: 31 de dezembro é o prazo para você enviar sua foto para nosso Primeiro Concurso de Fotografias!

Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas