20 de novembro de 2011
O que há de novo na linha

Sim, temos novidades na linha. São três, a começar pelo Portal do Trem.

A ideia deste site surgiu em maio deste ano quando vários colegas que participam de uma das listas de discussão de ferromodelismo decidiram criar algo que viesse divulgar o hobby, atrair novos praticantes e estimular quem já é modelista. O resultado é o que agora nós, "os amigos da linha", apresentamos a você.

Este não será um site estático. Sempre teremos coisas novas e procuraremos manter as informações sempre atualizadas. Temos secções sobre pontos de encontro de modelistas (clubes, listas, fóruns, redes sociais), álbuns de fotografias, lojas físicas e virtuais, produtores, prestadores de serviço, literatura (revistas, inclusive virtuais, livros, blogs e sites) e dicas e técnicas. Quanto a dicas e técnicas, há duas coisas importantes a dizer. Primeiro, vamos oferecer tutoriais. Aliás, já estamos oferecendo. Temos dois prontos e há vários outros a caminho. Veja abaixo informação adicional sobre esses dois tutoriais. Segundo, começamos a preparar uma relação daquilo que existe em português na internet. O trabalho mal começou, mas já indexamos algum material. Isso é para dar visibilidade a material que em muitos casos passaria desconhecido.

Você vai notar que nossa ênfase é aquilo que existe em português. Mas, quando encontrarmos algo bastante relevante em outro idioma, vamos mencionar aqui.

Precisamos ressaltar que não há nenhuma empresa (loja, fabricante ou qualquer outro negócio) oferecendo ajuda financeira ou de qualquer outro tipo para viabilizar este site. Existem, sim, quatro modelistas que fazem parte dos ''Amigos da linha'' e vivem profissionalmente do ferromodelismo, mas participam do grupo como modelistas e não como profissionais. Em outras palavras, este é um site independente, "de ferromodelistas para ferromodelistas".

Outra novidade é a revista Trens Modelismo. Aliás, é mais do que novidade. É uma surpresa que o Agenor preparou. Desta vez saíram dois (!!!) números da revista. O número 77 traz inclusive uma reportagem sobre a fantástica maquete do Joel, de Araraquara. E o 78 é edição extra. Não vou dizer mais nada sobre o conteúdo, pois basta ver a capa das revistas para saber os assuntos tratados. No site da Trens Modelismo você encontra uma lista de lojas que vendem a revista.

Trens Modelismo nº 78 Trens Modelismo nº 77

A terceira novidade são os dois primeiros tutoriais que apresentamos para vocês. Um é do JF, sobre a técnica que desenvolveu para modelagem de árvores. O outro é do Wado. É sobre como fazer uma escova para limpeza de rodas de locomotivas. Clique nas imagens para ir direto para os respectivos tutoriais.

Tutorial ''Modelando árvores''
Tutorial ''Modelando árvores''. Clique na foto para ir para o tutorial.
Tutorial ''Escova para limpeza de rodas de
locomotivas''
Tutorial ''Escova para limpeza de rodas de locomotivas''. Clique na foto para ir para o tutorial.

Divulgar o Portal do Trem é divulgar o ferr(e)omodelismo verde-amarelo. Está no Tweeter? Siga-nos. A ideia é mandarmos poucos tuítes, mas deixando você a par de novidades no site. Está no Facebook? Então deixe seus amigos saberem que você está curtindo esta página. Está no Orkut? Então compartilhe com os amigos. Estamos ainda em fase de testes com o Google+. Se você participa dessa rede, então aproveite para clicar no ícone correspondente.

Por fim, uma palavra pessoal de agradecimento a todo o pessoal dos "amigos da linha". Sem o estímulo deles, eu não teria topado a ideia de fazer o portal. Esse estímulo se vê nos quase 1.600 emails e mensagens trocados sobre o assunto. Quase caí da cadeira quando fiz as contas! Também se vê na participação financeira. Vários se envolveram ainda mais e merecem reconhecimento específico. Muitos participaram da confecção do nosso logo, especialmente o Celso Mello, que trabalhou bastante na sua criação e desenvolvimento. O JF escreveu um tutorial (disse que tem outros a caminho!!!) e orientações para compradores. O Wado escreveu tutorial e fez o "carimbo" que vai nas fotos dos tutoriais. O Chico Marques e o Perugini me ajudaram muitas vezes na troca de ideias e com sugestões pertinentes. O Burone, o Lordeiro, o Marcio Hipolito e o Balan colaboraram com fotos. O Marcio, o Flavio Alves e o Felipe da Silva Marques também estão preparando tutoriais. Embora não façam parte do grupo do portal, o J. Oscar e o Kléber N. Ângelo também colaboraram com fotos. Agradeço também ao Burone e ao Ruy Grobel, que escreveram tutoriais que ainda não foram publicados. E o Wado já me enviou outro tutorial, que ainda não deu para publicar. Espero logo colocá-los aqui no Portal do Trem. Marcio Redondo (editor)

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas