Bar da Estação
Muitas estações ferroviárias tinham um bar. Era aí onde muitos ficavam esperando a chegada do trem para receber parentes e amigos ou talvez alguma encomenda. Para alguns era o lugar onde combinavam encontrar amigos e conversar. Muitas e muitas conversas rolaram em bares de estação.

Quer conhecer gente que também gosta de ferromodelismo como você? Então o nosso Bar da Estação é o lugar certo. Aqui você vai descobrir onde estão essas pessoas.
Bar da estação de Mairinque (Estrada de Ferro Sorocabana)

Bar da estação da Luz (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí)
Primeira foto: bar da estação de Mairinque, SP (Estrada de Ferro Sorocabana), 1912.

Segunda foto: bar da estação da Luz, em São Paulo (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí).

(Fotos de autoria desconhecida.)

Uma das coisas boas do ferromodelismo é o contato com outros praticantes do hobby. É oportunidade de trocar ideia, partilhar uma técnica que descobriu, rodar trens na maquete de alguém ou simplesmente bater um papo. Esse contato torna o ferromodelismo ainda mais gostoso e divertido.

A coisa é tão boa que por aí tem muito modelista que chega a viajar centenas de quilômetros para visitar outro modelista! É claro que nessa viagem leva consigo algumas das suas locomotivas para rodar na maquete do amigo! Surpreso? Pode ser o seu destino. Tem muita gente que conheceu outro ferromodelista num encontro ou pela internet ou até mesmo numa loja de modelismo (!), e no fim o resultado foi uma grande amizade que vai além do hobby!

Quer se enturmar com outros ferromodelistas? Quer achar pessoas que gostam de trens de verdade e de modelos ferroviários tanto quanto você? Bem, aqui vão algumas dicas:

  1. Vá a encontros de ferromodelismo. Acompanhe aqui no Portal o calendário de eventos e se programe para participar de um ou mais por ano. Bem na página de entrada temos nosso "Guia Levi", com as datas e detalhes dos eventos. Ir a um encontro é sempre uma experiência fantástica. Se você participa de listas de discussão, é muito provável que você vá conhecer pessoalmente um ou mais amigos virtuais.
  2. Seja membro de um clube ou associação. Infelizmente esta opção não está ao alcance de muitos, pois não são tantos os clubes e associações. Mas, se você puder se filiar a uma dessas entidades, não a perca a oportunidade. Ela vale ouro.
  3. Participe de listas de discussão. Mas não se deixe confundir pelo título. Aí a palavra discussão não tem aquele sentido de bate-boca, disputa, etc. É um simples grupo de pessoas interessadas num tema comum que trocam ideias sobre o assunto pela internet.

    Existem algumas dezenas dessas listas virtuais. A maioria está hospedada no Yahoo; umas poucas no Google. Mas não precisa ter conta de email do Yahoo ou do Google para participar delas. As listas são muito práticas e convenientes. Funcionam assim: Você manda um email para o endereço da lista, e o Yahoo ou o Google distribuem essa mensagem automaticamente para todos os participantes da lista. Então alguém responde para a lista o email que você escreveu, e a lista distribui para todos. Nas listas você vai conhecer muitos modelistas experientes e prontos a ajudá-lo.
  4. Participe de fóruns virtuais. Existem alguns dedicados a ferromodelismo. Os fóruns são diferentes das listas de discussão. Nas listas a conversa flui mais solta. É um bate-papo entre amigos. Alguém faz uma pergunta, puxando um assunto (por exemplo, como é que faço uma ligação elétrica?). Então aqueles com conhecimento do assunto podem dizer como resolver esse problema. Mas, como um assunto puxa outro, daqui a pouco alguém já vai estar perguntando sobre alguma loja onde vende cortiça para assentar trilhos ou, quem sabe, cumprimentar algum colega da lista pelo aniversário.

    Já os fóruns são mais "rígidos". Um forista abre um novo tópico, lançando um assunto ou fazendo uma pergunta, e naquele tópico só são permitidas respostas e comentários sobre o assunto específico. Então, para cada tópico, existe uma "saleta" virtual onde os interessados naquele assunto trocam ideias.

    Fazendo uma comparação, nas listas de discussão os ferromodelistas chegam até você através do seu email. Já no caso de um forum você tem de ir até a página dele na internet. A vantagem dos fóruns é que as conversas estão organizadas por assunto. A desvantagem é que é bem mais impessoal do que uma lista. Quer uma sugestão? Para começar, faça parte de uma ou mais listas. Mais tarde filie-se a um forum.

E já que você nos prestigiou com uma visita aqui no Bar da Estação, vamos rir um pouco. Temos duas secções: uma só de "Piadas" e outra só de "Causos".

O que o pessoal do Portal do Trem lhe deseja é que você tenha ótimos momentos, virtuais e reais, com outros ferromodelistas. Bom divertimento!

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas