Armazém
Os armazéns ferroviários nunca chegaram a receber muita atenção. Não existem tantas fotos deles, mas sempre tiveram muita importância. Muita mesmo. Quando ainda não havia boas rodovias ou mesmo nenhuma rodovia atendendo uma cidade, as ferrovias eram o único meio não apenas para as pessoas viajarem, mas também para a chegada de mercadorias e o escoamento da produção local.

Em tais cidades muitas e muitas vezes os comerciantes locais devem ter ficado ansiosos aguardando a chegada do trem que trazia mercadoria para suas lojas.

Aqui no nosso Armazém é onde você fica sabendo onde encontrar as mercadorias que precisa para o hobby.
Imagem: Armazém ferroviário em Araçatuba, SP (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil)

Imagem: Armazém ferroviário em Araraquara, SP (Companhia Paulista de Estradas de Ferro)
Na primeira foto vemos o movimentado pátio da EFNoB (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil) em Araçatuba, SP. À esquerda temos a estação; à direita, o armazém, com um vagão fechado e mais distante um vagão plataforma estacionados ao lado. (Data aproximada: 1925. Autor desconhecido.)

A segunda foto é de Araraquara, SP. Por ali passava a linha tronco da CPEF (Companhia Paulista de Estradas de Ferro), que ia de Jundiaí até Colômbia, e começava a EFA (Estrada de Ferro Araraquara). Em primeiro plano vê-se à esquerda o armazém com três vagões fechados estacionados. Também se vê uma composição de passageiros da CPEF tracionada por uma locomotiva elétrica. (Foto da década de 1930 ou 1940. Naquela época já existiam locomotivas elétricas no Brasil! Autor desconhecido.)

Algumas dicas e informações para você aproveitar ao máximo as informações oferecidas aqui no Armazém:

  1. Pode parecer estranho dizer justo aqui, mas não compre tudo aquilo que precisa! O ferromodelismo é fantástico porque é possível fazer muitas e muitas coisas com as próprias mãos. E isso dá uma satisfação imensa. Invente. Reinvente. Faça seus próprios detalhes. Em nossa "Oficina" você encontra ideias e mais ideias. (E, se você inventar ou descobrir uma nova técnica, não se esqueça de contar para os outros. Nossa "Oficinas" existem para isso.)
  2. Buscamos manter sempre atualizadas as informações daqui. Mas, como tudo na vida, com mais ou menos rapidez aqui também no Armazém as coisas mudam. Se você notar alguma informação faltando ou incorreta em uma das secções, escreva-nos. Assim você vai estar ajudando todos os modelistas.
  3. É preciso prestar atenção na hora de fazer compras no eBay e no Mercado Livre, pagar pelo PayPal e contratar prestadores de serviço. Ferromodelistas com experiência nesse tipo de transações prepararam instruções simples para orientar você.
  4. Antes de decidir comprar algum item no exterior, verifique a secção "Produtores". Existem vários microprodutores nacionais que fabricam itens de ótima qualidade, Infelizmente, muitos desses produtores ainda não são tão conhecidos. Vamos prestigiar quem está investindo no ferromodelismo verde-amarelo. E, caso não haja produtor nacional fabricando um determinado, lembre-se que aqui mesmo no Brasil existem várias lojas físicas e virtuais que podem ter o que você procura.
  5. E, para ajudá-lo a fazer boas compras, há ótimas dicas no nosso "Guia de compras".

Boas compras!

Portal do Trem: Um site de ferromodelistas para ferromodelistas